TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Povos Sambaquis

Tese: Povos Sambaquis. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2013  •  Tese  •  1.173 Palavras (5 Páginas)  •  805 Visualizações

Página 1 de 5

Povos Sambaquis

Sambaqui: do tupi tamba'kï; literalmente "monte de conchas"

Certamente estes foram os primeiros ou um dos primeiros habitantes do Brasil, pois pelo que é apresentado pelos poucos registros existentes não seria exagero de chama-los de os homens pré- históricos brasileiros devido ao modo de vida e também a variedade de artefatos e vestígios deixados. Eles se estabeleceram basicamente nos litorais desde o norte, sul e sudeste do Brasil, sendo que a maior parte desta herança histórica é datada entre 1.000 à 8.000 anos isto significa que eles já estavam por aqui antes do período das grandes descobertas marítimas, das grandes conquistas romanas, das cruzadas e até mesmo do Cristianismo e no mesmo período ou muito próximos da existência de outras civilizações tipo Celtas, Egípcios, Hebreus. Ainda segundo as fontes e os vestígios históricos estes povos não tinham por habito qualquer tipo de cultivo ou sequer a domesticação de animais tipo cães, aves, gatos e etc... Tendo em vista que também não há registro que eles tivessem sido grandes caçadores, más em contra partida ainda segundo os registros e vestígios encontrados é que eles de alguma forma já tinham domínio sobre o fogo, pois foram encontradas restos de fogueiras, além disto, eles deveriam ter sido exímios nadadores, remadores e pescadores, dando como a base para estas afirmações são os restos de animais marinhos e pedras que por sua maioria são encontrados à grande distâncias da costa onde estão localizados os Sambaquis remanescentes. Entre os achados/ heranças, deixadas por esta civilização estão machados esculpidos em pedras, alguns instrumentos feitos com ossos de animais, alguns ornamentos de conchas, pequenas peças esculpidas representando animais. Más há de se notar que mesmo involuntariamente o maior legado deixado como marco de sua passagem ou existência são os Sambaquis – Conchas Amontoadas ou Montanha de Conchas (que também deu nome a esta civilização). Mesmo não se tendo a certeza de como esta civilização deixou de existir (simplesmente desapareceram?) o mais coerente ou aceitável é de que estes povos possam ter dado origem á outros povos (ex. aos índios Tupis ou a outros macro-Jês que já habitavam as costas brasileiras antes da chegada dos portugueses ou da existência de outros registros)

Os Sambaquis (não povo) são grandes amontoados de restos de conchas e restos orgânicos (entre eles ossos de animais terrestres e marinhos, cerâmicas e outros detritos e restos que constituíam abrigo seco, e ao amontoar-se davam-lhe abrigo longe do nível do solo). Ainda sobre os Sambaquis existentes é que além de moradia eles também eram usados como sepulcros, isto é afirmado pois em alguns deles foram encontradas ossadas humanas com vários pertences dando a entender que eles tinham algum tipo de crença com relação a morte (algo bem parecido com funerais de outras civilizações, inclusive dos índios brasileiros Ex. Matis/Mushabos do Amazonas (afirmação minha com base em algumas leituras).

Os maiores sambaquis que ainda existem tem extensões de cerca de 25 metros de altura por centenas de metros de extensão estão localizados em Santa Catarina, e sua idade pode ser datada com mais de 5000 anos. Devido a interferência moderna muitos Sambaquis foram corrompidos ou até destruídos.

Fotos de artefatos de itens dos povos Sambaquis.

Considerações finais sobre os Sambaquis. É preciso que sejam estudados, catalogados, preservados e divulgados o máximo de informações sobre este povo que sem dúvida alguma é o foco pré-histórico dentro do nosso território, mesmo que nosso país tenha sido colonizado por outros povos de culturas diversas, temos que manter o interesse em conhecer os povos que ficaram a sua existência aqui antes da escrita, pintura e outras formas de experessão.

Cultura Neolítica no Brasil (Pedra Polida)

Na ilha de Marajó

A Ilha de Marajó foi habitada por vários povos desde, provavelmente, 1100 a.C. De acordo com os progressos obtidos, esses povos foram divididos em cinco fases arqueológicas. A fase Marajoara é a quarta na seqüência da ocupação da ilha, mas é sem dúvida a que apresenta as criações mais interessantes. Através de pesquisas alguns arqueólogos e pesquisadores descobriram algumas peças em cerâmica feitas com detalhes d e pintura e formas mais elaboradas de arte que estavam em ótimo estado de conservação que segundo estudos mais detalhados foi constatado que estas foram feitas entre os anos de 400 à 1400 d.C por tribos indígenas da ilha de Marajó (PA). Estes grupos indígenas evoluídos já conseguiam se manter através da agricultura e não só da caça e pesca. Além disto, os arqueólogos notaram que os marajoaras já tinham um certo domínio construtivo pois foi percebido que os indígenas construíam suas casas sobre elevações ou pequenos morros construídos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com