TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preconceito Religioso

Monografias: Preconceito Religioso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 2

Preconceito Religioso

O Brasil é legalmente um Estado laico, ou seja, sem religião oficial, porque a Constituição Brasileira e outras legislações preveem a liberdade de crença religiosa aos cidadãos.

No artigo 5º da Constituição Brasileira (1988) está escrito: “VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;” Desta forma tem-se uma referência legal, aqual regula a conduta das pessoas para que não aja censura e caso ocorra a lei punirá.

É bom salientar que a crítica religiosa não é igual à preconceito religiosa. Os direitos de criticar dogmas e encaminhamentos de uma religião são assegurados pelas liberdades de opinião e expressão. Todavia, isso deve ser feito de forma que não haja desrespeito e ódio ao grupo religioso a que é direcionada a crítica. Como há muita influência religiosa na vida político-social brasileira, as críticas às religiões são comuns.

No Brasil o principal exemplo do preconceito religioso são entre católicos e evangélicos que alem de não “aceitar” as religiões alheias tentam induzir as pessoas a mudar de opinião a por meio de criticas.Mas também o preconceito se dá,no Brasil, com as outras religiões, devido a grande variedade étnica que possui o país tem diversas religiões,doutrinas e rituais diferentes dentre elas o Candomblé, o Judaísmo, Umbanda, Espiritismo, Adventistas, etc.

Conclui-se que para combater o preconceito religioso, não bastam apenas discursos revolucionários de respeito ao próximo, é preciso incentivar a inclusão social, e evitar que as crianças presenciem formas de descriminação e comentários maldosos sobre religiões diferentes, vindos de pais, parentes, TV, etc., não se deve criticar ou tentar comparar outras religiões, pois esse é um dos principais motivos de conflitos (pessoas tentam convencer as outras que sua religião é correta e a do outro é errada.).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com