TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Profeta Oseias

Dissertações: Profeta Oseias. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  1.066 Palavras (5 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 5

PRIMEIRA IGREJA DO EVANGÉLIO QUADRANGULAR

MINISTÉRIO PR. SÉRGIO E PRA. SIMONE CORREIA

ESTUDO DO LIVRO DE OSÉIAS

Ricardo Gonzalo Cabana Lis

BARRA VELHA/SC, 21 DE SETEMBRO DE 2014

INTRODUÇÃO

O livro de Oséias não foi escrito para contar a história de Oséias, mas para falar sobre Deus e seu relacionamento com o povo da aliança, Israel.

Oseias foi um profeta bíblico que exerceu a sua atividade profética no Reino do Norte (ou Reino de Israel). O período em que Oseias viveu foi fortemente agitado: após um período de algum esplendor durante o reinado de Jerobão II, sucedeu-se uma época de revoluções constante e a região foi repetidamente assolada por outros povos, nomeadamente pelos assírios e pelos egípcios.

A pregação de Oseias foi extremamente afetiva: na primeira parte do seu livro (Livro de Oseias, classificado pela Bíblia com Livro Profético) as relações entre Deus e o povo de Israel são apresentadas sob a imagem de uma vida conjugal em que o amor de Deus se sobrepõe à infidelidade do seu povo. No final do seu livro surge uma réstea de esperança em que Deus misericordioso acabará por perdoar e acolher novamente o povo de Israel.

DESENVOLVIMENTO

Oséias era profeta de Israel, filho de Beeri (1.1), viveu durante a “era de ouro” do reinado de Jeroboão II e pertencia à tribo de Issacar. O nome “Oséias” era comum nos tempos do Antigo Testamento e significa “ajuda” ou “livramento”. O nome é derivado da palavra hebraica que significa “salvação”. “Jesus” ou “Yeshua” é uma forma desse nome (Mt 1.21).

Às ordens de Deus, Oséias tomou para si “uma esposa de prostituição e filhos de prostituição”. (Os 1:2). Oséias casou-se com Gômer, que “lhe deu à luz um filho”, Jezreel. (1:3, 4) Mais tarde Gômer deu à luz uma filha, Lo-Ruama, e, depois, um filho chamado Lo-Ami, sendo eles evidentemente frutos de seu adultério, visto que não se faz nenhuma referência pessoal ao profeta com relação aos nascimentos deles. Lo-Ruama significa “[Com Ela] Não se Teve Misericórdia”, e o significado de Lo-Ami é “Não Meu Povo”, tais nomes indicando a desaprovação de Deus para com o volúvel Israel. Por outro lado, o nome do primogênito, “Jezreel”, que significa “Deus Semeará”, é aplicado de modo favorável ao povo, numa profecia de restauração.

Após o nascimento desses filhos, Gômer, aparentemente, abandonou Oséias em troca de seus amantes, mas não se diz que o profeta se divorciou dela. Evidentemente, mais tarde ela foi abandonada pelos amantes e caiu na pobreza e na escravidão, pois Oséias 3:1-3 indica que o profeta comprou-a como se fosse escrava e acolheu-a de volta como esposa. Seu relacionamento com Gômer comparava-se ao de Deus com Israel, dispondo-se Deus a acolher de volta seu povo errante, depois que este se arrependeu de seu adultério espiritual (Oséias 2:16, 19, 20; 3:1-5).

Deus desejava que o povo tivesse um arrependimento genuíno, para que não fosse necessário os expor publicamente com as vergonhas (nudez) nas praças. Neste tempo a prostituta era exposta nua em público. Uma forma de pena a suas práticas. E Deus estava a fazer isso com uma nação.

A confiança deste povo não estava mais no Deus altíssimo, e sim em deuses estranhos que não havia feito nenhuma aliança e muito menos cumprido cada promessa como Deus de Israel havia feito. Queriam apenas satisfação sem compromisso.

Oséias viveu tão longe de nós. Sua época podemos até dizer que foi diferente da nossa, pode até ter sido em costumes e tecnologia, mas em pecado não o foi. Estamos vivendo uma época pecaminosa como a dele. Cada dia surge em nossa cidade uma nova religião, pessoas sendo escravizadas por doutrinas não bíblicas. Religiões que professam deuses estranhos e pagãos. Desde muito cedo o mundo está praticando o sincretismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com