TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROFETA AMÓS

Monografias: PROFETA AMÓS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  2.675 Palavras (11 Páginas)  •  783 Visualizações

Página 1 de 11

PROFETA AMÓS

Amós teve uma missão difícil. Este pastor de ovelhas de Judá foi enviado por Deus para a nação de Israel, durante o reinado próspero de Jeroboão II, para alertar o povo que Deus estava prestes a destruí-los. A pregação dele parecia ridícula. Como poderia uma nação forte, vivendo na luxúria do poder militar, ser tão rapidamente destruída? O povo ficou perturbado pela sombria mensagem deste pregador estrangeiro. Até mesmo os líderes religiosos, que deveriam compartilhar a nobre missão de Amós, rejeitaram-no e também a sua pregação. Um sacerdote chamado Amazias disse a ele que voltasse para seu próprio país e que nunca mais profetizasse em Israel.

Amós replicou: "Eu não sou profeta, nem discípulo de profeta, mas boieiro e colhedor de sicômoros. Mas o Senhor me tirou de após o gado e o Senhor me disse: Vai e profetiza ao meu povo de Israel. Ora, pois, ouve a palavra do Senhor. Tu dizes: Não profetizarás contra Israel, nem falarás contra a casa de Isaque. Portanto, assim diz o Senhor: Tua mulher se prostituirá na cidade, e teus filhos e tuas filhas cairão à espada, e a sua terra será repartida a cordel, e tu morrerás na terra imunda, e Israel, certamente, será levado cativo para fora da sua terra." (Amós 7:14-17).

Amós não foi criado para ser um profeta. Ele não recebeu treinamento especial em alguma escola para formar profetas. Ele era apenas um homem comum, que proclamou uma mensagem de Deus. Reis e sacerdotes não gostaram de sua mensagem, mas era a verdade.

Ao receber seu divino chamado, Amós deixou Judá para ir a Israel, provavelmente sediando seu trabalho em Betel, onde estava localizado o principal templo de adoração do bezerro e palácio de verão do rei. Lá, ele denunciou a adoração do bezerro. Amazias, o sumo sacerdote idólatra, opôs-se a ele e o acusou perante o rei como sendo um perigoso conspirador.

Essa é a vida de um profeta. Chamado pelo Senhor para dar uma mensagem, mas sofrendo oposição de quase todos os lados pelos que, supostamente, estavam trabalhando para o mesmo Senhor. Amós provavelmente teria achado mais fácil ser vendedor de seguros de vida do que ser um profeta.

Sua tarefa não foi fácil, especialmente no ambiente em que foi chamado a cumpri-la. O seu nome significa “portador de fardos”, pois esse servo fiel do Senhor com certeza tinha fardos para carregar.

Deus chamou Amós para testemunhar a um povo que sentia tranqüilidade e bem-estar. Ele não era “ninguém” aos olhos dos poderosos. Mas ainda assim, Deus lhe confiou a tarefa de levar uma mensagem de arrependimento para Seu povo. Como cristãos, Deus nos encarrega de testemunhar para as pessoas ao nosso redor. Devemos ajudar nossos amigos e vizinhos a reconhecer sua necessidade e procurar supri-la a fim de firmarem um relacionamento pessoal com Cristo.

O Profeta Amós colhia figos de sicômoro e tratava de animais, e passou a coloca-se á frente a elite política e religiosa da nação, denunciando seus pecados e advertindo sobre os juízos de Deus. O que piorou ainda mais a situação para Amós foi que aquela era uma época de riqueza e prosperidade nacional, quando ninguém queria ouvir as previsões de desastre de um alarmista.

A mensagem de Amós é a mesma que ecoou por todas as épocas: Deus existe.

Tanto Judá como Israel estavam passando por prosperidade sem paralelo, tendo sido derrotados os seus inimigos, poderia esperar-se que o povo do concerto vivesse em harmonia com o Senhor, que sempre os lembrou: “Eu mesmo tirei vocês do Egito, e os conduzi por quarenta anos no deserto” (Amós 2:10). Porém, prosperidade econômica não garante maturidade espiritual, responsabilidade moral nem social. Os ricos ficavam mais ricos, e os pobres ficavam mais pobres, de tal forma que a nação se tornou espiritualmente fraca e moralmente corrompida (Amós 2:6 e 7). E, o que é pior, eles nem mesmo percebiam suas deficiências.

Os juízes eram desonestos e o governo corrupto. Extorsão, crime e ódio de classes eram vistas em toda parte. As mulheres vestiam roupas caras. O abuso do álcool contribuía para o crime e a degradação. A imoralidade era excessiva, e era comum o incesto. As pessoas, em sua maioria, afirmavam serem religiosas, mas viviam de uma maneira que negava uma verdadeira experiência com Deus. Embora variedades de formas religiosas atraíssem as pessoas, a religião principal era a adoração própria.

De muitas formas, os tempos de Amós se parecem com os nossos.

A História Sagrada mostra que em tempos de provação e desordem, tanto em nível nacional como pessoal, as pessoas estão mais abertas ao evangelho. Mas, quando a vida vai bem, fica mais difícil alcançar as pessoas.

Amós trabalhou quando o ímpio Jeroboão II governava Israel, mais ou menos em 760 a.C. Ele começou seu trabalho apenas dois anos antes de um importante terremoto que deve ter deixado uma impressão forte, porque o povo começou a datar os eventos a partir desse desastre.

Amós não foi o único profeta a atuar em ambiente político e religioso corrompido. Leia sobre alguns profetas que denunciaram pecados (Isa.1:3 e 4; Osé.2:12 e 13; Miq.1:3-5).

Amós era um pastor em um tempo em que os pastores eram considerados inferiores; ele era um “colhedor de sicômoros” (Amós 7:14). Ele vivia na extremidade do deserto, onde os habitantes não tinham acesso ao leite e mel da terra mais ao norte. Os chamados “figos” da árvore de sicômoro eram usados pelos mais pobres para sustentar a vida. Esse homem rude do deserto não tinha problemas para descrever as faltas do povo em linguagem clara, mas direta, extraída do ambiente de sua origem.

As palavras são ferramentas poderosas. Amós, sem dúvida, conhecia a importância das palavras que falava. Se não escolhesse corretamente suas palavras, muitos poderiam se perder.

A iniqüidade em Israel durante o último meio século antes do cativeiro assírio era comparável à dos dias de Noé, e de qualquer outro século em que os homens tenham rejeitado a Deus e se entregado inteiramente á prática do mal.

Amós, o portador de fardos, tinha uma mensagem para transmitir que muitas pessoas não queriam ouvir. Sem credenciais terrestres, sem apoio terrestre, Amós disse o que precisava ser dito, não importava quanto seu trabalho fosse doloroso e ingrato.

A mensagem do profeta Amós pode ser aplicada nos dias atuais, pois Amós foi um profeta de Deus. Foi enviado de Judá, o reino do sul, a Israel, o reino mais corrupto ao seu norte, para chamar o povo ao arrependimento. A tarefa de Amós foi difícil. Sob o governo do rei Jeroboão II, a nação de Israel vivia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com