TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova Teologia

Dissertações: Prova Teologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2014  •  4.619 Palavras (19 Páginas)  •  2.086 Visualizações

Página 1 de 19

CONSELHO DE MINISTROS EVANGÉLICOS MUNDIAL

DEPARTAMENTO ACADÊMICO

CURSO BACHARELADO EM TEOLOGIA

NOME DO ALUNO:

PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS

1. Explique o significado de “coar o mosquito” de acordo com o contexto

Histórico ou panorama bíblico. (Panorama Bíblico).

R - significa que não adianta fazer uma coisa certa, deixando de lado outra.

Temos de fazer o bem sem deixa de obedecer a Deus.

2. Faça um breve Resumo sobre a revelação do caráter do Eterno no

Pentateuco. (Pentateuco).

R - Deus revela seu caráter de várias maneira No livramento de seu povo vê-se que é misericordioso e poderoso. No deserto mostra que Ele é um Deus supridor. A lei revela que ele é santo; o tabernáculo revela que ele é acessível por meio de um novo nome: Jeová Rafa, ou seja, "o Senhor que te sara". Deus prove cura.

3. Qual, a seu modo de ver, deveria ser a melhor maneira de fazer um apelo

final num sermão.(Homilética).

R - O apelo final não deve ser prolongado nem coercitivo muito menos ameaçador e constrangedor, deve ser o mais simples e objetivo possível, deve ser convincente o suficiente para mostrar ao ouvinte a necessidade de reconhecer a Jesus Cristo como único de suficiente salvador.

4. De que maneira se diz que a Igreja é a Instituição sobre a terra a qual Jesus

mais ama? Efésios 5:25 até 27. Comente com suas palavras.( História da

Igreja).

R - Com o amor que o esposo tem por sua esposa a ponto de entregar a sua própria vida em regate a ela. Assim como o Senhor Jesus o fez, amou a sua Igreja a tal ponto de morrer para salvar - lá da morte, mostrando assim, o maior e inexplicável amor do universo.

5. Em Is 53:2 diz: "... não tinha parecer nem formosura; e, olhando nós para

ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos". Explique este texto

sobre a “beleza” do Messias nesta passagem. (Profetas Maiores.)

R - O povo espera pela vinda de um Messias formoso as vista do povo, como predizia que viria da linhagem do rei Davi esperavam um homem que descesse do céu com toda sua glória e esplendor para os libertar da mão de ferro opressora dos romanos. Porém ele veio nascido de uma família humilde, dentro de uma manjedoura, criado por um carpinteiro, sem riqueza nem beleza aparente, não tinha nada que atraísse a atenção do povo para Ele, vivia rodeado de gente pobre e pecadores que eram mal vistos pelas demais pessoas.

6. Qual é o sentido correto da palavra “soter” – Qual é seu significado?(Soteriologia)

R - Soter significa salvação, libertação, preservação, Soteriologia, é parte da teologia que trata especificamente da salvação da humanidade por Jesus Cristo.

7. Como os antigos gregos supunham que a vida havia surgido? Cite

exemplos. (Geografia Biblíca).

R - Alguns pensadores gregos, aproximaram-se timidamente do criacionismo bíblico.

Pitágoras de Samos, em seu cego devotamento pela matemática, aponta Deus como a Cirande Unidade e o Número Perfeito. Dele, aduz, nasceram os mundos e o homem.

Fundador da Escola Eleática, Xenófanes mostra-se monoteísta. Não hesita em desprezar a mitologia helena, por crer que o Universo é obra de Deus, do único Deus.

8. Os Evangelhos muitas vezes apresentam diferenças entre si, diferenças que não chegam a ser contradições propriamente ditas, como exemplo citamos a morte de Judas Iscariote, que em Mateus 27:5 diz que se enforcou, enquanto que Lucas em Atos relata que ele se jogou de um barranco e se partiu ao meio (Atos 1:18). Qual é a versão correta, ou como se pode conciliar as narrativas, ou os críticos tem razão ao supor que a Bíblia tem contradições? (Os Evangelhos).

R - Ambos estão corretos, Mateus narra a tentativa de suicídio, e Atos dos Apóstolos por sua vez descreve o resultado da tentativa de suicídio. Lucas simplesmente narra o acontecimento depois do fato consumado, o suicídio. Provavelmente Judas amarrou uma corda ao galho duma árvore, e tentou enforcar-se por pular de um penhasco. É provável que a corda ou o galho da árvore se rompeu, de modo que ele despencou de cabeça para baixo e se rebentou nas rochas embaixo.

9. Quais são as quatro palavras chaves que descrevem o melhor método de estudo das Escrituras e que formam um conjunto inseparável? (Métodos de Estudos Bíblicos).

R - Texto – Contexto – Palavras – Idéias

10. O que significa a palavra Pneuma? (Pneumatologia).

R - O termo grego "PNEUMA" significa fôlego, sopro. A pneumatologia é o estudo da pessoa, obra e ministério do Espírito Santo.

11. Faça um breve resumo da posição escatológica denominada: Pré-milenar dispensacionalista. (Escatologia).

R: Pré-milenar é a visão de que a segunda vinda de Cristo irá ocorrer antes de seu Reino Milenar, e que o Reino Milenar é um reinado literal de 1000 anos.

12. Cite cinco referências a Jesus Cristo, encontradas nos Profetas Menores. (Profetas Menores).

Mq 5.2 o Messias nascido em Belém Mt 2.1-6

Mq 5.4 o Pastor do rebanho de Deus Jo 10.11,14

Zc 9.9 o governante sobre um jumento Mt 21.14-17,

Zc 13.7 ferem o Pastor; as ovelhas fogem Mt 26.31; 56,57,

Jn 1.17 o Messias no sepulcro três dias e três noites Mt 12.39,40.

13. Qual é a melhor forma de interpretar as figuras que são vistas como tipos? Como exemplo citamos o “cordeiro da Páscoa” – Tipo de Cristo. Explique a forma de interpretação de tipos bíblicos citando outro exemplo. (Hermenêutica).

R

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com