TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova do Primeiro Bimestre de Soteriologia

Por:   •  11/7/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  1.043 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Instituto de Ciências Humanas e Sociais

Campus Votuporanga-SP

Curso: Bacharel em Teologia

Disciplina: Soteriologia

Prova: PROVA 1º BIMESTRAL

NOTA

Nome do aluno:

RA:

Turma:

Assinatura do aluno:

Data da Prova:

Questões

1) Concernente a morte de Jesus, descreva dois (02) tipos apresentados no Velho Testamento que reflete a importância do sacrifício de Cristo. (2 pontos)

A serpente de bronze -  Deus ordenou a Moisés que fizesse uma serpente de bronze e astiasse ela, todas as pessoas que olhassem para a mesma, mesmo sendo mordidas pelas cobras, não morreria pelo veneno, para sobreviver não poderiam tirar os olhos da serpente de bronze. Na nova aliança é citada esta passagem fazendo menção a Jesus, todo aquele que manter os olhos fixos n’Ele, por meio de seu sacrífio, será salvo e não morrerá.

O cordeiro imolado – Quando Faraó se recusou a liberar o povo através da vida de Moisés e Arão, pelas ordens do Eterno, Deus fez cair a ultima praga no Egito que era a morte dos primogênitos. Mas todo aquele que tivesse o sangue do cordeiro, que foi morto e que deveria ser macho e sem defeito, passado nos umbrais da porta, seriam salvos do espírito da morte. Da mesma forma o sangue de jesus derramado na cruz do calvário, foi o sacrifício vicário, que hoje livra da morte todo aquele que crê.

2)   Refute a teoria de mártir, referindo-se a morte de Jesus. (1,5 ponto)

Esta teoria se desfaz completamente da base que a morte de Jesus foi uma propiciação em relação à ira do Eterno e uma expiação do pecado do ser humano, sendo o homem justificado pela graça e deixa de considerar a atitude de Jesus ao solicitar que o cálice não lhe fosse dado a beber, bem diferente da de um mártir.

3) Explique porque a morte de Jesus é vicária. Qual o significado da palavra vicária? (1 ponto)

Significa substituto, alguém que toma o lugar de outrem e age como se fosse ele.

A morte foi vicária porque Jesus subistituiu a humanidade na cruz do calvário, carregou os nossos pecados na cruz, morrendo pelos nossos pecados e não pelos pecados d’Ele, assumindo a nossa culpa voluntariamente, para que por intermédio d’Ele, possamos a ter vida, passar da morte eterna para a vida eterna.

4) Fale sobre a morte de Jesus como uma propiciação. (1,5 ponto)

Jesus apazigou da humanidade a ira de Deus mediante o seu sacrifício, ou seja, o pecado do homem incorreu na ira de Deus e essa ira só é evitada pela oferta expiatória de Cristo.

5) Conforme o ensino do apostolo Paulo, quais seriam as conseqüências negativas, na hipótese de Jesus não haver ressuscitado. (2 ponto)

A nossa pregação e a fé seriam vã, os apóstolos seriam testemunhas falsas, os crentes continiram em seus pecados e aqueles que morreram pereceriam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (113 Kb)   docx (752.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com