TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quem foi Paulo?

Seminário: Quem foi Paulo?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  Seminário  •  1.192 Palavras (5 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 5

Quem foi Paulo?

Paulo foi um dos mais famosos escritores do Novo Testamento. Sabemos mais sobre ele do que sobre qualquer outro discípulo de Cristo. Há quem diga que ele, e não Matias, deveria ser o 12º apóstolo escolhido por Deus para tomar o lugar de Judas, que perdeu a fé. Mas sobre isso é difícil opinar. O que conhecemos da vida de Paulo é mais que suficiente para admirarmos esse servo do Senhor. Ele nasceu em Tarso, uma das maiores cidades da época, e teve o privilégio de ser um cidadão romano. Isso quer dizer que ele possuía dupla cidadania, como algumas pessoas hoje, que, por terem os pais ou avós estrangeiros, podem possuir dois passaportes: um brasileiro e o outro daquele país. Rico, culto e arrojado, Paulo se filiou a um grupo radical e ofereceu-se para perseguir os cristãos. Foi nessa hora que Jesus lhe apareceu e ele pôde perceber que estava errado. Seu arrependimento foi seguido por uma transformação e ele se tornou um grande pregador do evangelho. Paulo escreveu 13 cartas e, possivelmente, o livro de Hebreus. Há ainda uma outra carta dele a Laodicéia, mencionada em Colossences 4:16, mas que se perdeu. Além disso, fez três grandes viagens missionárias e pregou em mais de 20 países. Viajando a pé ou em barcos, Paulo andou quase 7000 Km anunciando a Palavra de Deus, uma distância maior que a percorrida por Cabral desde a Europa até ao Brasil! Enfrentando dificuldades e perseguições, ele se manteve fiel, até mesmo em face da morte, pois foi decapitado na época em que Nero era o imperador de Roma. Próximo da morte, ele escreveu: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. E agora está me esperando o prêmio da vitória, que é dado a quem vive uma vida correta, o prêmio que o Senhor, o justo Juiz, me dará naquele dia, em ao somente a mim, mas a todos os que esperam com amor a Sua vinda”.II Tim. 4:7-8.

Sabe-se muito mais acerca do apóstolo Paulo do que acerca de qualquer outro personagem apostólico. Nosso conhecimento sobre esse apóstolo e seu ministério é praticamente tudo quanto se sabe acerca do desenvolvimento do cristianismo, durante aqueles dias.

Os textos bíblicos que faz-nos conhecer sobre a vida de Paulo, são: Gl 1:10 a 2:10; Fp 3:4-11, além deAt 9:3-19; 22:6-21 e 26:12-18. Comentaremos sobre suas viagens missionárias ao estudar o livro de Atos dos Apóstolos.

Paulo nasceu em Tarso, na Cilícia, cidade não insignificante; At 21:39. Tarso, por essa época, já tinha história antiga, e fora cidade importante por muitos séculos antes da era cristã. Chegou a ser a cidade mais importante da Cilícia. Essa cidade se tornou uma região de síntese entre o oriente e o ocidente, entre a cultura grega, a cultura oriental, e, finalmente, a cultura romana. Também era um centro cultural.

Não se sabe quando Paulo nasceu; porém, quando do apedrejamento de Estevão, lemos que Saulo era um jovem; At 7:58. Portanto, isso indica que ele nasceu na primeira década do século I d.C., sendo, assim, um contemporâneo mais jovem de Jesus.

O nome Paulo significa pequeno. As passagens de 1 Co 2:3 e 2 Co 10:10 indicam que a aparência física de Paulo não era impressionante, e a descrição que há sobre ele, no livro apócrifo “Atos de Paulo e Tecla”, concorda com esse ponto de vista: “E ele viu Paulo que se aproximava, um homem de baixa estatura, quase calvo, torto de pernas, de corpo volumoso, sobrancelhas unidos, um nariz um tanto adunco, cheio de graça: pois algumas vezes parecia um homem, e de outras vezes tinha a fisionomia de um anjo”.

Atos fala que Paulo tinha uma irmã e um sobrinho que viviam em Jerusalém, At 23:16. O próprio Paulo aprendera uma profissão, provavelmente em Tarso, a de fabricante de tendas; At 18:3. Paulo foi instruído no judaísmo estrito. Quando criança, saiu de Tarso para estudar em Jerusalém. Lá, Paulo estudou sob orientação do grande Rabban Gamaliel, o Velho, que era altamente respeitado como mestre. As palavras de Gl 1:14, mostram-nos que ele era indivíduo intensamente religioso desde a juventude, tendo-se destacado nessa questão acima dos outros jovens de sua idade. Freqüentava regularmente a sinagoga. Mais tarde seguiu suas tradições farisaicas, tornando-se membro desta seita judaica.

Antes de sua conversão, sendo ainda jovem, Saulo perseguiu a igreja de Cristo e muniu-se da autoridade de cartas oficiais para fazer isso. Portanto, é muito provável que pertencesse a uma família proeminente, ou, pelo menos, que se tenha distinguido extraordinariamente com líder e zelote religioso, sendo por isso mesmo encarregado do que se pensava ser uma importante missão.

Defeito e qualidades de Paulo

Cruel – a Bíblia descreve Saulo como “respirando ameaças e morte contra os discípulos do Senhor”(At 9:1-2). A maioria dos coléricos tem forte tendência a astúcia e a ardilosidade quando motivados pelo ódio ou pela intolerância. Antes de sua conversão era por instinto um líder zeloso e ativo, implacavelmente cruel com os que o contrariavam.

Força de vontade – uma das maiores vantagens do indivíduo com este temperamento é sua força de vontade, o que pode fazer dele uma pessoa muito bem sucedida. Paulo se refere a isso em 1 Co 9:24-27. Suas atitudes tinham metas definidas, Paulo sabia o que queria e para onde ia. Ele sabia que autodisciplina começa ne mente. Se você não resolver em sua mente que faça determinada coisa, provavelmente jamais conseguirá fazê-la (2 Co 10). Esta imensa força de vontade fez dele um líder com capacidade de dirigir e motivar outras pessoas.

Agressivo – ira e agressividade são características deste temperamento. Vimos que tais sentimentos o influenciaram antes de sua conversão, mas depois desta, raramente aquelas aparecem. Um desses casos é relatado em At 15, sua discussão com Barnabé. Paulo mostrou-se intolerante e inflexível. Outra erupção de ira do apóstolo se encontra em At 23, ao ser levado preso perante o Sinédrio. Isto mostra que um colérico, mesmo cristão, tem na ira um problema.

A transformação de Paulo

Apesar do grande potencial, ele é, provavelmente por natureza, o mais carente das características proporcionadas pela plenitude do Espírito Santo do que qualquer dos outros temperamentos. A carta aos Gálatas 5:22-23 – revela-nos as características necessárias ao temperamento colérico. Todas elas se encontram na vida do apóstolo após sua conversão.

Amor – o Espírito Santo, de maneira maravilhosa, transformou um indivíduo irado, amargo e perseguidor, em uma pessoa calorosa e compassiva (Rm 10:1, 9:1-3).

Paz – O Espírito Santo de Deus fez com que Paulo compreendesse que a paz não depende de circunstâncias ideais. Quando o apóstolo foi encarcerado, um sentimento sobrenatural de paz tomou conta de seu ser (Fp 4:11-12; 6,7)

Humildade – O Espírito Santo conhecia bem a necessidade que Paulo tinha de humildade, pois após sua visão do céu relatada em 2 Co 12, foi-lhe posto um espinho na carne (Rm 8:28). Paulo tinha necessidade de sempre relembrar sua dependência de Deus.

Conclusão: Paulo entregou sua férrea vontade ao Senhor Jesus na estrada de Damasco. Quando tomou esta decisão parecia ter muito a perder, porém, sua vida é um exemplo claro das palavras de Jesus “Quem perder a sua vida por minha causa, achá-la há (Mt 10:39).

...

Baixar como  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »