TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões

Por:   •  11/5/2015  •  Seminário  •  1.566 Palavras (7 Páginas)  •  865 Visualizações

Página 1 de 7

TRABALHO  DE ÉTICA e SEMINÁRIO

     EIXO: CULTURA RELIGIOSA

Nome: Beatriz Ferreira Silva

TURMA: 7143                              DATA: 06/05/2015                                  

  1. Encontre maneiras de provocar os demais acadêmicos da turma para estabelecerem diferenças entre Ética e Moral, a partir de duas situações práticas da vida diária (exemplos do cotidianos).

  • Alguém deixa a carteira cair e você vê isso, pegando a carteira e indo devolver. É uma questão ética, porque a moral não te obriga a ir atrás de resolver essa questão, mas a sua ética faz com que você realize isso julgando como sendo o correto a se fazer.
  • Não matar vacas. É uma questão moral, por conceitos pré-estabelecidos por determinada sociedade. Algumas aceitam isso dentro de sua moral, outras não, tornando em vigor leis/normas que padronizem os atos de forma teórica e cabe à ética você fazer ou não, mas sendo julgado pela sociedade por suas atitudes.
  1. Escolha duas das questões (são 4 ao todo) que se encontram no final do Artigo de Içami Tiba e depois apresente suas considerações aos colegas.

      “Quem não se responsabiliza pelos próprios atos não tem por que se preocupar com o que faz ou deixa de fazer...”

O ser faz aquilo que não infira na sua vida de forma negativa, até porque ninguém quer maus reflexos no seu cotidiano. A responsabilidade pelos seus atos é o que influencia as suas atitudes, pois se não for assim, pouco importa as atitudes que você tem, se o reflexo não cairá sobre você.

      “O amor não é suficiente para uma boa educação.”

O amor é o que faz você se sentir alguém, pois o amor traz ao indivíduo um sentimento de não estar sozinho e ser percebido; ser querido. Ele não é suficiente para uma boa educação, porque se precisa de contato com, no mínimo, a teoria do que é moral, para que o indivíduo tenha noção do que é certo e errado, por meio de observância ao meio e conseqüências aos outros. Precisa que haja exemplos, não só através dos outros indivíduos que vivem em sua sociedade, mas dentro de casa, principalmente. Os mesmos que dão amor, devem dar o exemplo e conhecimento necessário.

  1. Divórcio e união civil entre duas pessoas do mesmo sexo são temas controversos para a Ética. Aborde-os tanto a partir da Ética Social como da Ética Religiosa.

Primeiramente, falarei sobre a união civil:

No âmbito da ética social, afirma-se que isso infere valores morais, quando ainda não aceitos, pois todos pagam impostos e devem ter seus direitos. Ou a lei satisfaz a todos, ou a ninguém. Segundo Roberto Romano, “tirar o direito da minoria, é tirar o direito de todos. Ou vale pra todos, ou não vale nada”. É uma grande questão a ser discutida, mas o que a maioria julga, é que existe o papel de pai e mãe numa família, o qual ajudará na formação do ser. Basicamente, o pai ensina o papel do homem na sociedade e a mãe o papel da mulher. Como duas pessoas do mesmo sexo ensinariam isso? Não seria a mesma coisa. Mas na hora de julgar isso, muitas pessoas colocam a ética religiosa em jogo. Boa parte esquece que vive numa sociedade, a qual nem todos são religiosos ou pelo menos há crenças diferentes, e olham para o lado da aceitação divina ou o que a bíblia ensina sobre isso, numa sociedade que independe disso, e que, pelo menos no Brasil, é um país laico. Até citam a bíblia, como por exemplo: No Levítico, a Bíblia afirma que “se um homem dormir com outro homem como se fosse uma mulher, ambos cometeram uma coisa abominável. Serão punidos de morte...”. É como se não houvesse um limite/barreira entre as duas éticas mencionadas. Mas o fato é que na ética social deve haver um consenso do que é aceitável pela sociedade ou que satisfaz a maioria, levando em conta a opinião. A religião influi no pensamento cultural das pessoas e aí varia de acordo com cada lugar. Já na ética religiosa, é o que está nas escrituras ou ideologias de cada religião, e seus seguidores a levam em conta.

Divórcio:

Na ética social, há um tempo, não existia divórcio, assim como na religiosa também não. Na social, dizia-se – e ainda diz - que o ato do divórcio banaliza o casamento, pois casa e descasa, tornando algo muito comum e torna isso algo não tão especial e comum à vida da pessoa uma, duas, três vezes, numa normalidade. Mas o tempo foi passando e a moral da sociedade brasileira foi se adequando aos pensamentos, que foram se atualizando, as leis foram se atualizando e passaram a permitir o divórcio uma só vez e depois quantas quiser, pois se considera que o estado não deve intervir na liberdade da vida privada do ser. Já no âmbito religioso, fala que o divórcio é um caso extremo e só é aceito por Deus no caso de traição; fora isso, é errado, e que o casamento só acaba na morte do conjugue.

  1. Conte 02 histórias, registradas na Bíblia, de como Jesus Cristo colocou em prática o amor Ágape.

Esse amor foi posto em prática, quando Jesus pediu a Deus que perdoasse-nos por não sabermos o que fazemos. O amor dele foi tão grande a ponto de morrer por nós, pagar por nossos pecado e não existe amor maior demonstrado do que a sua morte tão dolorosa pra nós salvar.

“Se te baterem numa face, oferece também a outra.” Nessa fala de Cristo, é perceptível o quanto ele prega o perdão, que também é uma prova de amor. Ele não incentiva a vingança e melhor que revidar, seria permitir fazer o que quiserem, pois o preço será pago, logo mais e a justiça não somos nós que fazemos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (99.9 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com