TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Teológicas Avulsas

Por:   •  28/1/2016  •  Tese  •  3.323 Palavras (14 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 14

* QUESTÕES

#1. “Referente ao uso de calcas e etc. Vamos supor, se nós pecamos ao fazer uma pessoa pecar, e usamos calcas, por mais que não seja tão provocante, usamos biquínis, e etc., e essa pessoa comete o pecado, isso não é errado?”

RESPOSTA: Tal pecado somente de fato é pecado nosso, se temos a ciência de que nossa conduta, modo de falar e de vestir pode prejudicar alguém, fazer alguém tropeçar; pecar, através de nossa conduta. Assim, fomos contribuintes ao pecado do próximo, sendo assim, pecado nosso também. Porém, quando não temos a intenção de fazer alguém pecar, procurando não ser causa de tropeço à ninguém, sendo cuidadosos no agir, no dizer e no vestir, e ainda assim, alguém peca nesta circunstância, é porque tal pecado então, parte da própria pessoa que pecou (a outra pessoa), enxergando mal em nossa conduta, dizer ou modo de vestir. Ou seja, o pecado não é nosso, mas da pessoa que decidiu enxergar algum mal onde não tem, em nós.

Uma passagem aos cobiçosos, seja querendo enxergar mal onde não há, cobiçar mulheres ou qualquer outra coisa:
“A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas! Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.” Mateus 6:22-24. Ou seja, se um homem deseja ter uma esposa, e ao invés de esperar em Deus, cobiça deseja qualquer mulher que ele vê, desejando essas mulheres em seu pensamento, querendo tais mulheres, e aparentemente por fora, ele não demonstra isso, a “luz” que está nele não é verdadeiramente luz, mas verdadeiras trevas. Ou a pessoa está na luz, ou está nas trevas, não é possível meio termo. Ou está em Cristo ou não está. Ou serve à Ele ou não serve. Ou é filho de Deus, ou é somente criatura de Deus (entenderemos isso nas próximas questões).

Uma outra passagem para que os filhos de Deus se previnam de pecar cobiçando coisas:
“Portanto, se a tua mão ou o teu pé te escandalizar, corta-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida coxo, ou aleijado, do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno. E, se o teu olho te escandalizar, arranca-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno. Mateus 18:8-9. Assim, se um homem que tem fé em Cristo deseja uma esposa, ele deve esperar em Deus e orar por isso, e se ele sabe que seu ponto fraco é ver mulheres bonitas, seus corpos, se ele sabe que pode pecar nesta circunstância, desejando tais mulheres em seu coração, desagradando a Deus nisso, quando ele as vê, deve desviar seu olhar de seus corpos; do que pode contribuir pra que ele peque. Aí vemos que a raiz deste pecado não pode vir somente da mulher, que decide ser imoral ou não, mas também do homem, que decide cobiçá-la ou não.

#2. “O uso de saias e modéstia é tanto para manter a mulher feminina, quanto para não levar o homem à tentação. E ao usar esse tipo roupa (imoral), levando o homem a cometer pecado, é errado. Então, devo me privar disso?”

RESPOSTA: Você é livre em Cristo, se, primeiramente, creu em Cristo como o Salvador de nossas almas. Assim, somos livres n’Ele e Ele é, então, Senhor de nossas vidas, e nos orienta à sermos prudentes, e deste modo, devemos seguir o que Ele diz, porque é agradável à Ele. Não seguimos para sermos salvos, mas porque já cremos n’Ele e assim, fomos salvos, tendo por consequência, agora, segui-Lo para agradá-Lo e à ser luz ao próximo, nesta Terra. Ele nos orienta à ser modestos em todos os sentidos, mas não é por isso que a mulher não deve mais usar calça. Ela deve usar, se ela quiser, pois ela é livre em Cristo, e então, para agradá-Lo, deve apenas procurar vestes que não sejam imorais, pois não é conveniente aos filhos de Deus, ser imorais. Não para ser salva, mas para agradar Aquele que a salvou. Se vestindo modestamente para agradar a Deus, o homem que a vê, decidirá pecar ou não, depende unicamente dele; responsabilidade dele.

Uma passagem aos que são causadores de escândalos em geral:
“¶ Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!” Mateus 18:7. Por isso, devemos procurar não ser causa de escândalos, no sentido de ser causa da corrupção de alguém.

Outro exemplo aos tentados:
Bem-aventurado o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam. ¶ Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.” Tiago 1:12-15

Obs.: “Eu não sou muito de usar roupas muito provocantes, mas uso calça jeans apertada, legging, decote, biquínis e etc.”

COMENTÁRIO: Pode usar tranquilamente suas calças, contanto que seja conveniente, se você quer agradar a Deus. Procurar se vestir de modo como convém aos filhos de Deus. Toda pessoa sem Cristo, é escrava do pecado, porque peca o tempo inteiro consciente ou inconscientemente que aquilo desagrada a Deus. Mas aos que creem em Cristo e buscam conhecê-Lo mais e mais, Deus nos orienta à permanecermos em Sua liberdade, a liberdade de conhecer a Verdade, que é Cristo, e entender que tudo é permitido, mas nem tudo nos convém.

Uma orientação aos filhos de Deus:
“¶ Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão. Gálatas 5:1. Outra orientação aos que tropeçam conscientemente: Porque nós pelo Espírito da fé aguardamos a esperança da justiça. Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum; mas sim a fé que opera pelo amor. Corríeis bem; quem vos impediu, para que não obedeçais à verdade? Esta persuasão não vem daquele que vos chamou. Um pouco de fermento leveda toda a massa.” Gálatas 5:5-9. Ou seja, devemos permanecer com a fé em Cristo, cujo Deus nos aperfeiçoará durante nossa vida, aqui. Se desobedecermos a Verdade, a desobedecemos por livre e espontânea vontade, e colheremos as consequências disso. Mas se perseverarmos em agradar a Deus, permaneceremos crescendo em conhecê-Lo. E por isso, a Palavra também diz: Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.” 2 Coríntios 4:16-18

#3. “Se a gente leva alguém ao "pecado", pecamos também, levando a gente ao inferno, certo?! Mas tipo, você é uma pessoa boa, pensa nos outros e etc., mas usa roupas "provocantes" e faz homens pecarem, isso levaria ao inferno?”

RESPOSTA: Uma mulher pode estar vestida modesta e convenientemente, e um homem pode pecar, simplesmente desejando-a. Não é pecado achar alguém bonito(a), o pecado é desejar alguém que não é nosso conjugue (marido ou esposa). Ou seja, no caso, aqui, o pecado é do homem que a desejou e não da mulher. Se uma mulher está em Cristo, ela não vestirá roupas imorais porque quer agradar O seu Salvador. Caso contrário, ela ainda decidindo usar roupas imorais, ela está pecando. Assim, nem tudo parte da mulher, mas também do homem; é um equilíbrio. Tudo o que não está em equilíbrio, é pecado. Ou seja, o homem pecará, ou se a mulher estiver com vestes imorais, ou se ainda que ela esteja com vestes modestas, ele, em seu coração, a desejar. Só há estas duas opções, e nenhuma delas justifica o homem pecar, pois é escolha dele. Mas se a mulher tem a opção de se vestir modestamente, que assim seja, pois é conveniente, é bom.

Vejamos uma explicação: “¶ Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus. ¶ Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a fornicação, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo. Ora, Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder. Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo, e os farei membros de uma meretriz? Não, por certo. Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne. Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito. Fugi da fornicação. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que fornica peca contra o seu próprio corpo. Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” 1 Coríntios 6:9-20

Vemos que ninguém vai ao inferno por fazer ou deixar de fazer algo; as pessoas vão ao inferno unicamente por rejeitarem a Cristo, por não crerem em Cristo, por não O aceitarem como seu Senhor e Salvador, somente por isso irão ao inferno. Por rejeitarem a Cristo, as pessoas se tornam devassas, idólatras, adúlteras, efeminadas, sodomitas, ladrões, avarentas, bêbadas, maldizentes, roubadores, etc. Ou seja, Deus não manda ninguém ao inferno, são as pessoas que o rejeitam e por isso, irão ao inferno. A evidência de que uma pessoa é salva, é que ela vive atentando e praticando ao que está em conformidade com o que agrada a Deus, e a evidência de que uma pessoa não é salva, é que ela não se atenta e nem pratica as coisas que agradam a Deus. Ele as deu o poder de decisão. Todo aquele que crê em Cristo, Deus inicia o processo de transformação no coração de tal pessoa, e a pessoa não mais é nenhum desses nomes descritos, mas alguém lavado pelo sangue de Cristo, que morreu e ressuscitou para que toda pessoa que crer n’Ele, tenha seus pecados perdoados e tenha a vida eterna.

“¶ Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
 Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. ¶ E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça. E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne. Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. ¶ E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.” Romanos 8:1-18

#4. “Outra coisa, são divididos os pecados em venais e mortais. Esses pecados de castidade e etc., são mortais. Então, na "visão de sexo", se você cometer um pecado referente a sexualidade, ou matar uma pessoa, seria praticamente o mesmo resultado, porém, a sociedade não vê dessa maneira. Queria entender essa parte.”

RESPOSTA: É verdade que a sociedade não vê desta maneira, mas os filhos de Deus têm de ter esta consciência, de que o pecado “número 1” tem a mesma gravidade do “número 2”. Roubar 1 milhão de reais, é o mesmo que roubar 1 centavo. Adulterar e cometer um homicídio, é pecado. Tanto um, como o outro é pecado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (186.5 Kb)   docx (301.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com