TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELIGIAO NO BRASIL HOJE

Monografias: RELIGIAO NO BRASIL HOJE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 3

Texto de Nelson Nunes • 05/08/2013 - 17:30

Distribuir

Imprimir // A A

Agrada-me o novo Papa. Quis esperar algum tempo até dizer isto, para que não caísse em opiniões precipitadas. Mas a verdade é que este Francisco agrada mais que o anterior Bento ou muitos outros antecessores. Embora tenha sido educado num ambiente com orientações cristãs, convém dizer que não sou católico, por não achar que faça sentido a distinção entre praticantes e não praticantes (o que raio será, por exemplo, um ciclista não pedalante?). Se não comungo da fé e/ou dos hábitos, não faço parte do mesmo grupo. Ainda assim, sou pela liberdade absoluta de escolha – religiosa e não só. Mas também defendo o respeito e a tolerância entre crentes e não crentes.

De qualquer das formas, julgo que não me cai na lama a admiração que tenho por este novo Papa. Não o considero um representante de Deus (como diz o John Niven, Deus está-se marimbando se os homens acreditam nele ou não), mas sim um chefe de Estado com influência gigantesca em milhões de pessoas. Como tal, guardo-lhe alguma reverência, como, aliás, a qualquer outro chefe de Estado. Este é especial porque desperta paixões, ao passo que os outros presidentes são mais afamados pelos ódios que lhes são dirigidos – sem contar, claro, com um ou outro "case study" (sim, Kim Jong-un, estou a falar de ti).

Gosto da postura deste sujeito. Um tipo ponderado, que é pela liberdade religiosa sem deixar que o estandarte perca elevação. Arisco nos temas sensíveis e com uma humildade que, diz quem o conhece desde há décadas, lhe é muito própria. Jô Soares, há dias, partilhava no Facebook esta admiração pela pouca opulência demonstrada por Francisco na visita ao Brasil, infelizmente nada habitual na Cúria. Foi ele, aliás, o responsável por uma investigação interna aos negócios do desde sempre obscuro Banco do Vaticano, com efeitos práticos e imediatos.

A conversa de Francisco sobre os gays, pode ser reveladora de uma nova dinâmica dentro da maior (em tamanho e durabilidade, não em credibilidade ou valor simbólico) instituição que a Humanidade já criou. O facto de o Papa dizer que não julga homossexuais é uma ruptura monumental na lógica de comunicação interna e externa que a Igreja tem vindo a promover. Está, assim, aberto o precedente: caso se mantenha vivo e de boa saúde no cargo, está-lhe sobre os ombros a expectativa de abrir mentalidades a propósito da utilização do preservativo e do papel das mulheres no seio da Igreja, entre outras.

Não sei se a imagem do argentino Jorge Mario Bergoglio (já se tinham esquecido do nome dele?) é produto de uma estratégia de comunicação que vise reabilitar o estatuto da própria Igreja, mas a verdade é que funciona. Muitos se espantaram com o transportar da sua própria mala ao entrar num avião ou com a perene mensagem (verbal mas não só) de preocupação com os pobres. Dependendo do tempo em que se manterá no cargo, o Papa Francisco poderá destronar Paulo VI ou mesmo João Paulo II no "ranking" dos mais carismáticos. Só se espera que não haja uma repetição do sucedido com João

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com