TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELIGIÕES BÁSICAS DO BRASIL

Tese: RELIGIÕES BÁSICAS DO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  Tese  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 2

1 AS PRINCIPAIS RELIGIÕES DO BRASIL

O Brasil é um país diversificado, ou seja, mistura cultura do mundo inteiro.Uma prova concreta disso é que são inúmeras as religiões adotadas pelos brasileiros.

A religião predominante hoje é o cristianismo, pois são constituídos pela maioria de católicos, protestantes e independentes, cristãos ortodoxos, islamismo, judaísmo, religiões orientais que são pouco difundidas no Brasil, espíritas e religiões afro-brasileiras, que vieram com os escravos na época colonial.

De acordo com o IBGE em 2010, o censo demográfico dos grupos religiosos evoluiu bastante e o catolicismo representa 65% da população brasileira, embora sejam a religião com maior número de adeptos, o evangélico aumentou, tendo em media 22% de fiéis, seguida pelo espiritismo com 2%, testemunhas de Jeová com 0,7%, Umbanda com 0,2%, Budismo com 0,13%, Candomblé com 0,09%, as novas religiões Orientais com 0,08%, o Judaísmo com 0,06% e as Tradições Esotéricas com 0,04%.

É importante notar que o catolicismo é uma das mais expressivas vertentes do cristianismo e, ainda hoje, congrega a maior comunidade de cristãos existente no planeta. Segundo algumas estatísticas recentes, cerca de um bilhão de pessoas declaram serem adeptas ao catolicismo, que tem o Brasil e o México como os principais redutos de convertidos.

Nas religiões Afro-brasileiras, a Umbanda e o Candomblé se destacam pelos fortes rituais ao som de tambores e instrumentos africanos. Apesar de sofrerem bastante preconceito, hoje é reconhecida mundialmente e no sincretismo religioso brasileiro existem muitas imagens de santos relacionados com os orixás (deuses africanos). Antigamente, os fiéis praticavam o culto clandestinamente e negavam sua opção religiosa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com