TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reação ao Livro Mensagem aos Jovens

Por:   •  2/10/2023  •  Seminário  •  2.014 Palavras (9 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

REAÇÃO AO LIVRO MENSAGENS AOS JOVENS (ELLEN G. WHITE)

Mensagem aos Jovens é um dos livros mais conhecidos e fantásticos da escritora Ellen White, pois ele fala diretamente aos jovens, que é o futuro da igreja e da pregação do evangelho. O livro é dividido em 15 seções. Em cada seção é abordado um tema, que partem desde o nosso propósito nesse mundo até a decisão do matrimônio. Passa pelos assuntos de estilo de vida, recreação, serviço, leitura e música, saúde e até sobre a aparência pessoal. As pessoas mais jovens têm muito a ganhar com essa leitura, porém os mais velhos também podem se beneficiar, pois os ensinamentos são atemporais e para todas as faixas etárias, afinal todos nós temos condições de aprender e mudar alguma atitude ao longo da vida. Desde o inicio da leitura, pode-se notar tamanha é sua preocupação com todos os jovens.

Diferente de tudo o que ouvimos constantemente sobre os jovens serem instáveis e frágeis, o livro Mensagem ao Jovens, traz uma visão do jovem como um grande colaborador da obra de Deus. Somos convidados a nos dedicarmos na obra que Cristo está fazendo no mundo, ao mesmo tempo em que somos chamados a uma vida integra que deve refletir a comunhão com os céus.

A autora começa o livro enfatizando a importância de se cultivar um bom caráter desde o ventre materno. Desde bem pequeno a criança começa a desenvolver seu caráter e o leva para toda vida, e a forma como a criança é criada e ensinada faz toda diferença inclusive em sua visa espiritual. Deus tem uma missão e um chamado a todos, e não seria diferente com os jovens. Cada jovem tem um chamado especial, a servir a Deus com seus dons, a dedicar a vida e Ele, para que através de cada jovem, Deus possa se manifestar e assim o jovem possa ser luz para o mundo onde reina as trevas. Deus tem um propósito e sonhos para cada jovem, e Ele anseia que cada jovem seja capaz de levar a mensagem por onde for. Porém, estar capacitado não ocorre da noite para o dia, não basta apenas querer ou ter boa vontade, mas todos os jovens precisam de transformação e esta só ocorre tendo a Jesus como exemplo de vida e dia a dia se esforçar para ser semelhante a Ele, ser como Ele foi quando viveu aqui nesta terra, orando todo tempo e tendo a consciência que é totalmente dependente de Deus. O jovem precisa ter sede de Deus, busca-lo todos os dias nas Escrituras Sagradas, nas literaturas e nas orações diárias, sendo coerente sua vida com aquilo que ele prega, isso sim fará toda a diferença quando se leva a mensagem a outras pessoas, pois provavelmente não iremos convencer alguém do amor de Deus, do pecado e da justiça se não vivermos de acordo com aquilo que pregamos, estaremos sendo falsos e mentirosos. E hoje há uma grande carência de jovens coerentes e tementes verdadeiramente a Deus, jovens que não se contaminem com o mundo, que sejam influência ao invés de ser influenciados, que tenham certeza daquilo que creem, tenham uma experiência pessoal com Deus, para que possam falar com propriedade das verdades bíblicas, pois aquilo não será só um conhecimento, mas a sua própria vida. Com certeza, jovens tementes e fiéis a Deus terão muitas histórias verídicas e pessoais sobre a incrível experiência de ser um cristão.

O jovem não deve pensar “sou jovem demais”, ou “ainda tenho muito coisa para viver antes de me converter”, deve saber que as capacidades que hoje tem devem ser aperfeiçoadas na escola de Cristo, ou serão pervertidas pelo diabo. Deus não retém nada de bom, está é uma mentira do inimigo propagada no Éden, que ainda há alguns que infelizmente acreditam. “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, “planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro”. (Jeremias 29:11) O plano de Deus para nós, é que tenhamos nele o desenvolvimento dos nossos dons, que o usemos para edificação do Seu reino, e para o gozo próprio nesta vida.

Aqueles que buscam a Deus como todo o ser jamais ficam sem uso em Sua casa, mas os que por mais bem-dotados que sejam nas pequenas escolham cotidianas não se voltam a Deus, estão à mercê do diabo em sua vida, a tentação está sempre a sua porta. Estes devem estar cientes que nossos talentos quando não colocados sobre a proteção e cuidado de Deus, correm o risco de serem corrompidos, assim deixam de ser uma benção para Deus e passam a não ter uso em Sua casa. Mas existe uma promessa para todos aqueles que como Salomão desejam a sabedoria que vem de Deus: “Todos os teus filhos serão ensinados do Senhor; grande será a paz dos teus filhos.” (Isaias 54:13) Aquele que prometeu é fiel para cumprir, Deus é o Grande professor que deseja ensinar novos hábitos a todos que Dele buscam reforma de vida. Ele é quem dá força para a transformação no caráter, que vivifica o que está morto espiritualmente, cura os magoados e liberta os que têm vícios. Nele toda força é aumentada, Nele o pouco se torna muito, Nele somos chamados a viver uma nova vida de Gloria em Gloria. Cada jovem deve buscar a Deus em sua juventude, para que como um campo bem cuidado e semeado, a juventude seja aproveitada e que gerem frutos, que abençoem a todos a sua volta.
A fé cresce à medida que nos dedicamos com vontade a obra de Deus, quando dedicamos inteiramente, cada experiência vivida é capaz de fortalecer mais e mais. Esse processo de crescimento é individual, pois assim é a salvação e assim seremos avaliados por Deus no dia do juízo, de forma individual e pessoal, portanto esse é o momento de avaliar até onde tenho me comprometido para o avanço da obra de Deus enquanto tenho força e vigor, por ser jovem, para onde estão indo todos os esforços em minha vida? O cristianismo cresce na vida do ser humano assim como o sol, nascendo pela manhã de forma suave, mas à medida que as horas vão passando ele vai intensificando seu calor, até chegar ao seu auge. Assim acontece com a vida do jovem cristão, dificilmente ele chegará a sua “perfeição” de um dia para o outro, mas acontece em um processo diário, de comunhão com Deus e de santificação. Devemos lembrar também que a nossa formação de caráter começa aqui na terra, e que de nada adianta esperarmos a segunda volta de Cristo para pensarmos em moldá-lo, pois já será inútil.
 Imagine como seria a Igreja onde toda a juventude se volta a Deus! Que bela visão seria o Ministério de Jovens! Grande é a força da Igreja onde os jovens são voltados para a obra de Deus, onde se dispõem a evangelizarem, quão grande seria a colheita da Igreja em que os jovens recebem a educação que vem do Senhor!

Quando o Espirito Santo passa a habitar em uma vida humana ela se enche da sabedoria dos céus, passa a ser controlada e regida por Deus. O jovem que antes era grosseiro com as palavras, agora abençoa com sua boca todos que com ele tem contato, prega o evangelho com autoridade, pois o vive também. Não fala levianamente, nem gasta tempo com palavras fúteis, não escandaliza como alguns. Todos sem exceção vão ter de prestar contas a Deus por suas palavras e sua influência.

Deus escolheu os jovens para proclamar a sua volta, pois as nossas energias estão carregadas, e devemos usar o nosso fôlego, as nossas forças, a nossa criatividade e a principalmente a nossa intelectualidade para salvarmos pessoas. Pois essa deve ser a nossa missão aqui na terra, e se não estamos aumentando o nosso intelecto, nem desenvolvendo nossos talentos que Deus nos deu, somos inúteis para proclamarmos o nome de Cristo, e jamais deveríamos se dizer cristãos, pois ao professarmos uma fé que não vivemos, podemos estar sendo pedra de tropeço aos que nos observam de fora. Devemos viver uma vida digna de ser chamados filhos de Deus, pois os nossos atos influenciaram – mais do que nossas palavras – na salvação dos que estão a nossa volta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (103.8 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com