TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Ava

Dissertações: Relatorio Ava. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  2.059 Palavras (9 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 9

Para separar os componentes de uma mistura, deve - se verificar, que tipo de mistura é. Existem dois tipos de mistura: homogênea e heterogênea.

Mistura Homogênea: apresenta-se uniforme e com características iguais em todos os seus pontos. São formados por uma fase.

Mistura Heterogênea: podemos ver a olho nu ou ao microscópio, os diferentes materiais que formam o sistema, não apresentam as mesmas propriedades em toda a sua extensão. São formados por mais de uma fase.

Seja em solução homogênea ou heterogênea. Nesse contexto, o grande desafio é encontrar meio de identificar e separar as substâncias a fim de obter o produto desejado.

A separação de misturas consiste em um método frequentemente utilizado pela necessidade de efetuar certas separações entre substancias sem alterar suas propriedades que estão unidas por um solvente em comum. Existem varias formas de realizar tais procedimentos que vão depender das propriedades das substâncias presentes na mistura. São estes:

Filtração: A fase sólida é separada com o auxílio de papéis de filtro ou outros materiais porosos. Pode ser simples se for efetuada somente pela ação da gravidade ou a vácuo reduzindo-se a pressão no interior do recipiente.

Decantação: Consiste na separação de líquidos imiscíveis com densidades diferentes em um funil de separação.

Destilação simples: A mistura é aquecida em uma aparelhagem apropriada, de tal maneira que o componente líquido inicialmente evapora e, a seguir, sofre condensação, sendo recolhida em outro frasco.

Cromatografia em camada fina: Consiste na separação de componentes por distribuição em duas fases: a fixa e a móvel. A fase móvel será o solvente que sobe por capilaridade e as amostras são arrastadas com o mesmo. Um componente mais solúvel tende subir mais do que um componente menos solúvel, efetuando-se assim a separação.

Cristalização fracionada: Todos os componentes da mistura são dissolvidos em um líquido que, em seguida, sofre evaporação provocando a cristalização separada de cada componente.

Separação magnética: Utilizando um imã os componentes são atraídos pelo imã, assim separando o ferro de outros componentes que não são atraídos pelo imã.

2 Objetivos

O objetivo é estudar a separação das misturas, aplicando o método mais adequado, de acordo com as propriedades das substâncias, verificando a solubilidade das substâncias e as diferentes fases obtidas, além de estudar a eficiência dos métodos de separação utilizados.

São quatro substâncias usadas no experimento: Areia Lavada, Limalha de Ferro, Cloreto Sódio e Dicromato de Potássio. Que formam, de acordo com sua solubilidade, uma mistura heterogênea.

3 Metodologia

3.1 Materiais

• Funil de Vidro;

• Papel de Filtro;

• Isqueiro;

• Béquer de 100 ml;

• Lamparina;

• Bastão de Vidro;

• Proveta;

• Suporte Universal;

• Tela de Amianto;

• Tripé;

• Pisseta com Água Destilada;

• Imã;

• Mistura contendo Limalha de Ferro = 5g, Areia Lavada = 5g, Cloreto de Sódio = 2,5 g e Dicromato de Potássio K2, Cr2, O7 = 7,5g.

3.2 Procedimento do Experimento

O método adequado para a separação de misturas depende dos componentes da mesma e das interações químicas que ocorrem entre si. Para realizar a separação de uma mistura (heterogênea) contendo areia, cloreto de sódio, dicromato de potássio e limalha de ferro, foram escolhidos quatro processos:

1 - Dissolução Fracionada;

2 - Filtração;

3 - Separação Magnética;

4 - Evaporação.

Primeiro foi necessário realizar uma dissolução da mistura. Foi adicionado água com a pisseta em dois béquer o primeiro com 10 ml para efetuar a lavagem do segundo béquer, assim retirar toda a mistura e o segundo béquer com 20 ml, contendo a mistura, foram ambos aquecidos com uma lamparina a uma temperatura próximo a 100cº, em uma tela de amianto. O aquecimento é necessário para a dissolução eficiente do dicromato de potássio, assim como do cloreto de sódio.

Enquanto a mistura estava sendo aquecida foi dobrado o filtro e colocado no funil para se fazer a primeira filtração. Quando a mistura estava perto dos 100cº, foi efetuada a retirada do béquer com um filtro de papel dobrado, assim evitando uma queimadura, foi feita a primeira filtração com papel filtro, que reteu a areia e limalha de ferro no papel do filtro, para reduzir a quantidade de dicromato de potássio e de cloreto de sódio absorvido no papel filtro, foi adicionado 10 ml de água aquecida, o béquer onde ficou a solução filtrada foi levado e mergulhado parcialmente dentro de um recipiente com água assim para resfriar a solução filtrada.

Ao final dessa primeira filtração, foi obtida uma mistura sólida composta de areia lavada com limalha de ferro, o filtrado era composto por uma solução de água contendo cloreto de sódio e dicromato de potássio.

Foi usado o imã para mistura de areia lavada e limalhas de ferro para que ocorresse a imantação processo de separação magnética, pelo qual a limalha, atraída magneticamente pelo imã, foi separada da areia. Obtiveram-se, com isso, dois componentes uma de areia lavada e outra de limalha de ferro.

A solução aquosa contendo dicromato de potássio e cloreto de sódio foi mantido em um recipiente com água resfriando, para que o dicromato de potássio pudesse ser cristalizado.

Foi colocado um novo papel filtro e realizado uma segunda filtração. Dessa segunda filtração obteve-se uma solução aquosa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com