TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Do Filme Baraka

Ensaios: Relatorio Do Filme Baraka. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  1.172 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO

Após assistir o filme "Baraka", comecei a refletir e a tentar entender qual seria o melhor entendimento do aspecto evolutivo-religioso que o filme tentou trazer. Observei que o filme faz uma abordagem sistemática, a começar pelo SURGIMENTO DA RELIGIÃO, passando pela CRIAÇÃO E EVOLUÇÃO DA HUMANIDADE, chegando ao ESTADO DE GUERRA e, por fim, retornando a sua ORIGEM RELIGIOSA.

As imagens trazidas no filme são fortes e cativantes, fazendo com que quem o assista realmente possa ter um "empurrãozinho" para começar a tecer opiniões e se deliciar em reflexões místicas.

Assim, observei que num primeiro momento buscou-se trazer à tona uma fase mais mística da vida humana, O SURGIMENTO DAS RELIGIÕES. Nessa fase o homem esta vulnerável a se apegar às coisas da natureza, analisando minuciosamente seu lado bom, e passa a cultuar tais entes naturais. Começa o desenvolvimento do lado místico do ser humano.

Num segundo momento procurou-se dar ênfase ao fenômeno religioso com o desenvolver da sociedade, é a fase REVOLUÇÃO SOCIAL-MECÂNICA. Com o advento do capitalismo a sociedade sofre transformações drásticas, o homem se obstina a ganhar dinheiro, e se conforma a viver sob a égide de uma sociedade cada vez mais exploradora, deixando de lado a admiração das coisas boas da criação natural. Começa a terrível concorrência entre os homens, como se estes estivessem se digladiando numa arena em busca de bens matérias. Observa-se o afastamento da religião no dia a dia do ser humano.

No próximo passo do enredo, notório é que se entra em um ESTADO DE GUERRA, como conseqüência da perda do lado naturalmente bom do homem, em face das profundas mudanças introduzidas pelas revoluções sociais. Observa-se, ainda, que a humanidade está cada vez mais distante de seus deuses, e porque não dizer, mais distante de Deus.

Entretanto, com o aumento gradativo do sofrimento humano as pessoas sentem a necessidade de recorrer novamente ao transcendental, ao ente místico. É o mito religioso voltando a se apresentar. O homem se apercebe que as tradições religiosas podem ajudá-los a resolver seus problemas ou, no mínimo, a reduzir os sofrimentos causados.

Curioso é o fato de enredo começar com a busca religiosa e terminar com o desespero humano atrás do místico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com