TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FILME TEMPOS MODERNOS

Trabalho Escolar: RELATÓRIO FILME TEMPOS MODERNOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2013  •  955 Palavras (4 Páginas)  •  21.562 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO DO FILME TEMPOS MODERNOS

No filme dirigido e estrelado por Charles Chaplin e Paulette Goddard, “Tempos Modernos” de 1936, vemos no personagem “Carlitos”. (Chaplin) uma figura que, apesar do contexto da época, consegue mostrar de forma engraçada, um cenário social devastado pela crise da década de 1920 a 1940 (a depressão) nos estados unidos e por outro lado faz uma critica ao modelo industrial implantado pelo capitalismo.

O filme é uma narrativa que mostra como o mundo se encontrava devido às mudanças que surgiram com a Revolução Industrial em que o surgimento das máquinas fez com que milhares de trabalhadores ficassem desempregados.

- Com a industrialização naquele tempo, os operários tinham que competir e trabalhar na velocidade das máquinas.

O inicio do filme mostra um enorme relógio que mostra que o tempo não para, fazendo alusão que o trabalho não podia parar, pois ao contrario disso as indústrias teriam grandes prejuízos.

Por outro lado vemos as ovelhas amontoadas e centenas de pessoas andando com presa pelas ruas a caminho das indústrias, cenas estas que fazem uma alusão ao homem e como são vistos pelos donos das fábricas, ou seja, o animal e o ser humano tendo a mesma função: trazer lucro a qualquer custo, ou melhor, ao menor custo possível. Assim como o custo deve ser pequeno, o tempo de descanso do trabalhador também deve ser.

- Controle sobre o processo de trabalho.

Os operários eram controlados através do sistema de cartão de ponto e pelo circuito interno de TV. A todo o momento, os operários eram vigiados tendo apenas os intervalos do lanche que também era pré-determinado, ao toque da sineta voltavam ao ritmo alucinante de produção acelerada.

A cena que mostra uma máquina de alimentar funcionários é uma alusão da forma de exploração; enquanto o trabalho é exercido, o empregado é alimentado, sem mesmo ter o direito de cortar a própria comida.

- Sistema fechado de gestão de pessoas

O presidente da fábrica, do seu escritório, comandava e vigiava tudo. As ordens eram passadas a um funcionário que se encarregava de repassá-las aos operários que executavam o que era mandado. Era um trabalho meramente mecânico. O ritmo de trabalho dos operários era determinado pela velocidade das máquinas, todo trabalho era em série, visando só à produtividade. Portanto o trabalho intelectual era exercido por quem comandava e o trabalho manual por aqueles que trabalhavam pesados: os operários.

- Sistema desqualificado de trabalho.

Sendo um processo de produção fragmentado, para aumentar o desempenho do operário a produção é dividida em várias operações. Cada operário executa uma única etapa, cada um tendo uma função específica e sempre do mesmo jeito, o que o aliena do processo de trabalho.

Com a própria mecanização, o trabalho desqualifica-se a partir do momento em que o empregado se sujeita as condições de aceitar qualquer posto de trabalho, como no caso do personagem Carlitos, que durante toda sua trajetória na história está em constante mudança de atividade profissional, não passavam se quer por um processo de treinamento ou qualificação.

- Jornada de trabalho dura e exaustiva.

O ritmo de trabalho era tão acelerado que levava o sujeito a ter até mesmo um comportamento inadequado, pois a dura jornada de trabalho, a mecanização das ações, o despreparo profissional isto levava o individuo a um cansaço muito grande, o trabalhador não podia perder muito tempo. Em ocorrência disto havia muitos acidentes de trabalho e surgimento de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com