TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Filme Guerra Civil.

Pesquisas Acadêmicas: Relatorio Filme Guerra Civil.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  795 Visualizações

Página 1 de 3

Documentárias “Notícias de uma guerra particular”

O filme: “Noticias de uma guerra particular”, mostra uma guerra que existe nas favelas brasileiras, a situação de violência nos morros do Rio de Janeiro e a fonte de todo episódio. O documentário contrapõe em todo o momento fortes declarações de traficantes, policiais, moradores e até crianças que aspiram entrar para a vida do crime. Relatam fatos de extrema crueldade e violência que presenciam quase todos os dias. São depoimentos da visão dos problemas que vem se ascendendo em meio ao caos social vivido pelas classes menos “favorecidas”, o produto do trafico e um dos meios que tem uma movimentação enorme de dinheiro e de grande lucro com o narcotráfico e contrabando de armas. E esse dinheiro e que faz toda diferença e cria como se fosse uma lei dentro das favelas, o poder adquirido pelo crime organizado (CV) traz uma sociedade “justa” a uma população que se sente injustiçada. Dizer quem e o culpado e uma tarefa difícil, pois o documentário nos da uma margem de várias interpretações.

A discriminação também é um ponto forte do documentário, tendo em vista que o morador do morro é visto pela sociedade em geral como o possível delinquente. A delinquência desses moradores e a falta de oportunidade os levam ao meio teoricamente mais fácil para eles, o trafico. Os depoimentos no mostra que os problemas sociais resultaram o tráfico de drogas e o aliciamento dos menores, a pratica dos crimes que decorrem das varias falhas do estado, lacunas deixadas em toda a nossa sociedade que o crime, ou o criminoso vêem tentado fazer o papel do estado, para ganhar o apoio dos moradores locais e até mesmo que esses os dêem cobertura, facilitando assim a prática dos ilícitos praticados por eles.

É muito comum que nós confrontos entre a polícia e os traficantes, no alto dos morros, ou em qualquer comunidade, os moradores fiquem do lado daqueles que muitas vezes são traficantes, mas ao mesmo tempo membros daquela localidade, são as pessoas a quem a população recorre quando em casos de necessidade, tendo em vista que a policia não está presente em todas as ocasiões em que aquelas pessoas precisam, então de que lado ficar se do lado da policia, a quem eles vão recorrer, a policia vai estar à disposição deles no momento certo? A alguns depoimentos em que os moradores dizem que os policiais sobem dispostos a matar e não importa em tratar mal a velhos, crianças ou adultos que são parte daquela população.

São estes os questionamentos que estão presentes no dia a dia destas pessoas, moradores dos morros, das comunidades, pessoas menos favorecidas, que sentem desamparados por parte do estado, vivemos em um estado democrático de direito, mas quem vai garantir esses direitos, cadê à parte democrática desse estado?

As lacunas deixadas pelo estado são em parte causadoras dos problemas descritos acima, a falta de certos direitos, de políticas sociais efetivas que tenham o alcance social desejado para uma sociedade mais justa e igualitária, esses são os anseios da sociedade, é o que se espera do estado.

Não tendo os seus anseios correspondidos, por quem é de obrigação, o estado, a sociedade vem buscando de outras formas, meio mais fáceis e acessíveis para alcançar suas metas pessoais, suas vontades, e suas necessidades, como bem relatado no vídeo, foram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com