TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório sobre a prática na primeira igreja batista em Elisio Medrado

Trabalho acadêmico: Relatório sobre a prática na primeira igreja batista em Elisio Medrado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.094 Palavras (9 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

GILMEIRE SANDES DO COUTO CHAVES

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I:

Observação

SANTO ANTONIO DE JESUS - BA

2014

GILMEIRE SANDES DO COUTO CHAVES

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I:

Observação

Relatório apresentado à disciplina Estágio Supervisionado I do Curso de Pedagogia da Universidade Salvador – UNIFACS, como requisito parcial para conclusão da disciplina.

Orientadora: Patrícia Maria D’Ávila Pires

SANTO ANTONIO DE JESUS - BA

2014

Como é bom render graças ao Senhor

e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo; anunciar de manhã o teu amor leal

e de noite a tua fidelidade,

Salmos 92:1-2

AGRADECIMENTOS

• A DEUS PELO DOM DA VIDA;

• A MINHA FAMÍLIA PELO APOIO CONSTANTE;

• A MINHA TUTORA PATRÍCIA D’ÁVILA;

• A EQUIPE CEB PELA DISPONIBILIZAÇÃO DO CAMPO PARA ESTÁGIO;

• A UNIFACS PELO SUPORTE TEÓRICO;

• A TODOS QUE DIRETA OU INDIRETAMENTE ME AUXILIARAM NESSE PERÍODO DE ESTÁGIO.

RESUMO

Este relatório tem por finalidade documentar o período de estágio de observação, a minha aprendizagem nesse período, o que extrair de melhor e as conclusões que pude obter em relação a muitas práticas da escola onde fui observar.

Este estágio de observação foi realizado na escola Centro Educacional Batista numa turma do 2º ano do Ensino Fundamental I, no turno vespertino com a professora regente Edivanda Machado e supervisão da coordenadora pedagógica Maria Ivete Santos Leal.

Nos cinco dias em que estive nesse processo, pude analisar não somente a sala de aula, mas observar alguns pontos do regimento da escola, a estrutura do PPP e também a rotina dos docentes e discentes da escola.

Algumas necessidades e pontos fracos da escola também foram analisados por mim, a escola tem boa estrutura e professores preparados para o ensino sociointeracionista.

Assim, posso concluir que este período de estágio contribui de forma significativa para a construção de minha prática docente, já que a partir da observação podemos analisar os pontos positivos e negativos de forma mais clara, fazendo uma ligação com a nossa própria prática.

Ele contém a observação da unidade de ensino, a descrição das atividades observadas neste período, a avaliação, a dimensão formativa, as considerações finais e os documentos comprobatórios em forma de anexos.

Palavras-chave: Estágio. Ensino Fundamental. Observação.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 07

2 DESCRIÇÃO DA INSTITUIÇÃO 08

3 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES 10

4 AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE 12

5 A DIMENSÃO FORMATIVA DO ESTÁGIO 13

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS 14

REFERÊNCIAS 15

ANEXOS 17

INTRODUÇÃO

Este relatório tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas e observadas durante o período de 13 a 17 de outubro de 2014. Pude analisar o ambiente escolar como um todo, sua estrutura física, os espaços da sala de aula, os materiais disponíveis ou não até a dinâmica da sala de aula.

A sala observada foi a turma do 2º ano, no turno vespertino, da professora Edivanda dos Santos Machado, composta por 15 meninos e 04 meninas, uma turma bastante agitada, mas extremamente investigativa, participativa e questionadora. Percebi muitas vezes que a professora perdia o controle de classe devido a inquietação dos meninos sobre determinados assuntos. As aulas eram muito dinâmicas.

O estágio de observação foi muito expressivo e de grande aprendizado, pois, mesmo trabalhando na escola há muito tempo, quando parti para a parte de observação é interessante porque analisamos melhor a dinâmica da escola, seus pontos negativos e positivos, as suas maiores deficiências e necessidades, como também a prática docente adotada, a compreensão das crianças em relação ao meio em que estão inseridas e pude aprender mais sobre as individualidades de cada crianças, cada sonho, cada realidade, foi uma experiência riquíssima que me trouxe um aprendizado e uma reflexão a cerca da prática da professora e minha prática também.

Esse período fez com que eu mudasse minha prática docente, palavras que as vezes é melhor nem serem ditas, atitudes impensadas e metodologias que dão certo ou não, o que depende muito da turma e do momento, tanto do professor como do aluno e nas situações em que se encontram inseridos.

A semana do estágio I foi baseada na reflexão em relação as dificuldades que tanto escola, professor, aluno e comunidade escolar como um todo encontram em relação ao processo de ensino aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com