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Religiao Afrodescedente

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Por:   •  16/5/2014  •  630 Palavras (3 Páginas)  •  266 Visualizações

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Na Antropologia Brasileira contemporânea, três marcadores sociais da diferença têm ocupado lugar central no campo de reflexões sobre Gênero e Sexualidades.A saber: as ‘identidades de gênero’, as ‘identidades sexuais’e o ‘pertencimento religioso’. Nesse sentido, a interseccionalidade e a transversalidade dos marcadores sociais da diferença têm estruturado as análises recentes sobre Gênero, Raça, Sexualidade, Deficiências,entre outros.” (pág:486)

“Com base nesses pressupostos, proponho-me, de maneira inicial, a refletir sobre os efeitos da articulação do gênero, da sexualidade e da religião no quadro atual de violência letal contra travestis e pais de santo, particularmente,de religiões afro-brasileiras”. (pág.: 486)

“O Brasil contemporâneo é definido pela sua diversidade religiosa, sendo que esse pluralismo marca, profundamente, o cenário nacional. Para Emerson Guiumbelli (2006), as lideranças religiosas têm focado em duas questões no cenário brasileiro: uma delas compreende a religião como posicionamento/pertencimento (ideologia),e a outra como instrumento de ação e intervenção social (...)Vivenciamos, no Brasil, portanto, um momento em que inúmeras lideranças religiosas se fazem presentes também nas esferas legislativa e executiva do país, influenciando, diretamente,na tomada de decisões sobre questões pertinentes aos cidadãos brasileiros (GUIUMBELLI, 2006). (...) sendo priorizados pelas lideranças religiosas,como matéria de debate e regulação negativa, os temas do aborto e das homossexualidades (FERNANDES,2011;

GROSSI, 2012). Entretanto, o campo religioso também está em constante processo de

Transformação , ao mesmo tempo que as ideologias religiosas são reinventadas, elas estão sendo postas em prática.” (pág.: 486;487)

“Se o Brasil é definido pelo pluralismo religioso, no que tange à expressão pública das religiões, o pertencimento cristão (em suas várias correntes) tem dominado a cena e imposto suas representações conservadoras e arcaicas sobre o gênero e a sexualidade”. (pág.: 487)

“(...) Cabe lembrar o fato de que, no Brasil, há uma mistura entre o pertencimento às religiões afro-brasileiras e à religião católica, o que gera uma subnotificação de praticantes das religiões afro-brasileiras; bem como essa mistura marca o contexto nacional (fora das estatísticas oficiais), gerando um tipo de ‘duplo pertencimento religioso. (...) nas religiões afro-brasileiras, há a quebra das noções de sagrado e profano (o céu e a terra), tão bem definidas no cristianismo, e essa quebra pode ser pensada em paralelo com as questões de gênero e sexualidades, pois, dessa forma, nas religiões afro-brasileiras ,também são quebrados estereótipos de masculino e feminino, bem como de sexualidades ‘normais’ e ‘desviantes (...) A batalha travada pelos neopentecostais contra as religiões afro-brasileiras é, portanto, uma batalha de visões de mundo sobre a realidade e o papel da religiosidade.” (pág.: 487)

“É interessante pontuarmos que a maior parte dos casos, em 2002, não apresentou em sua descrição a raça/etnia da vítima (71% dos casos), e, quando apresentada,demonstra que a maioria dos assassinatos ocorre contra pessoas mestiças e negras (21% dos casos),sendo as últimas socialmente reconhecidas como

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