TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revolta de canudos

Por:   •  19/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.023 Palavras (5 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 5

A Revolta de Canudos

As pregações de Antônio Vicente Mendes Maciel(1830-1897) nos sertões do Nordeste começaram na década de 1870.O beato conhecido como Antônio Conselheiro  atrairá sertanejos pobres e sem trabalho fixo para ouvir sobre a volta de um salvador e a criação de um reino divino na Terra. Além  disso, dedicava-se a obras sociais para combater a  miséria do povo nordestino . Conselheiro, que tinha fama de fazer milagres também criticava o governo republicano por ter estabelecido a separação entre a Igreja e o Estado e instituído o casamento civil.

Uma das características do movimento foi o sebastianismo- crença na volta do rei de Portugal , dom Sebastião , como salvador .Dom Sebastião que em 1578 comandou o exercito português contra os mouros ,desapareceu durante uma batalha  e seu corpo nunca foi encontrado. A  crença em seu retorno foi traduzida ao Brasil pelos colonizadores e assumiu um caráter religioso entre a população mais simples do meio rural.

A promessa de uma vida melhor atraiu cada vez mais seguidores,  até que já na década de 1890, o grupo que seguia Antônio Conselheiro, ocupou uma fazenda abandonada no sertão da Bahia, na margem  do rio Vaza-Barris. Ali, Antônio Conselheiro e seus fieis  criaram a comunidade do Belo Monte, que se tornaria famosa com arraial de Canudos e foi o foco de resistência dos trabalhadores. A região tinha rebanhos ,pastagens e colheitas que pertenciam a todos. Isso fez quase desaparecer as feiras de trabalhadores e atingiu o governo oligárquico, sobretudo os coronéis.

Para os fazendeiros e o clero, o movimento constituía uma ameaça. A influência politica dos coronéis passou a rivalizar com a palavra do beato; nas fazendas, temia-se que faltasse mão-de-obra. O clero, por sua vez não desejava o enfraquecimento da “verdadeira religião”.

Diversas milícias locais,  foram  organizadas para atacar o reduto de Canudos , mas a comunidade só foi desmantelada quando as tropas oficiais começaram a chegar ,unindo forças estaduais  e federais. Depois de três investidas, Canudos foi destruídas e incendiadas em 1897, deixando um saldo de aproximadamente 800 rebeldes decapitados. Entre as forças policiais e o Exercito, as perdas chegaram a 4 mil homens.

Conhecida  como era Vargas GETULIO DORNELES VARGAS, governou o Brasil durante os mandatos de 1930 a 1945 e de 1951 a 1954.Um governo marcado pelo nacionalismo e populismo, onde se instalou a fase da ditadura o chamado Estado Novo, em que pode ser comparado o de Floriano Peixoto  que era centralizado autoridade reprimia todas as formas de protesto e criou o departamento de imprensa e propaganda para censurar e controlar manifestações contra opostas ao governo. A população sofreu  e não podendo expor as suas opiniões grande parte da sociedade acatava e obedecia o governo mais os opositores políticos e os partidárias e simpatizantes do socialismo eram perseguidos e torturados ate a morte para conversar sobre os movimentos contra o governo.

Mas criou importantes realizações a justiçado trabalho em 1939,criou a implantou vários direitos trabalhistas, o salario mínimo,consolidou as leis do trabalho 48 horas semanais de trabalho férias remuneradas e carteira profissional,criou o instituto brasileiro de geografia e estatísticas entrou na áreas da infraestrutura criação da companhia siderúrgica nacional e companhia do Rio Doce e hidrelétrica do vale de São Francisco,o ministério da educação e saúde ,indústria e comercio e nomeou intervertores federalismos estados perderam  grande parte da sua autonomia, politica para o presidente.

Apoio a politica de valorização do café e criou o conselho nacional do café e o instituto ao cacau , achando assim algumas das previndicações das oligarquias – cafeeiras.

Conhecida como a Republica da espada dos anos de 1889 a 1894, onde o Brasil liderado por militares em sua primeiras ditaduras Marechais  Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto liderou a queda do regime monárquico e proclamou a Republicado do Brasil, um grupo isolado de militares que estavam insatisfeitos como o reinado do império de Dom Pedro II, para muitos se tratava de um golpe militar a coroa não resistiu ao ataque e cedeu o poder, nesse período pode nos destacar a separação definitiva da igreja como Estado, instituiu se o casamento civil, e foi criado uma nova bandeira para o Brasil como o lema ORDEM E PROGRESSO.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (48.9 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com