TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Revoltas Do Brasil

Pesquisas Acadêmicas: As Revoltas Do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2013  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 3

Revolta de Beckman

A Revolta de Beckman foi uma rebelião nativista ocorrida na cidade de São Luís (estado do Maranhão) em 1684.

Ocorreu na noite de 24 de fevereiro de 1684, os irmãos Manuel e Tomás Beckman, dois proprietários rurais da região, com o apoio de comerciantes, invadiram e saquearam um depósito da Companhia de Comércio do Maranhão.

As causas foi a grande insatisfação dos comerciantes, proprietários rurais e população em geral com a Companhia de Comércio do Maranhão, instituída pela coroa portuguesa em 1682. Os comerciantes reclamavam do monopólio da Companhia. Já grande parte da população maranhense estava insatisfeita com a baixa qualidade e altos preços cobrados pelos produtos manufaturados comercializados pela Companhia na região. Havia também o problema de falta de mão-de-obra escrava na região.

Seu objetivo principal era finalizar as atividades da Companhia de Comércio do Maranhão, para acabar com o monopólio.

Revolta dos Emboadas

A Revolta dos Emboadas foi um conflito armado ocorrido na região das Minas Gerais entre os anos de 1707 e 1709, envolvendo os bandeirantes paulistas e os emboabas (portugueses e imigrantes de outras regiões do Brasil). Os emboadas eram liberados pelo portugues Manuel Nunes Viana. E os paulistas eram comandados pelo bandeirante Borba Gato.

Tinha como causa principal a disputa pela exploração das minas de ouro recém descoberatas na região das Minas Gerais. Os paulistas queriam exclusividade na exploração da região, pois afirmavam que tinham descoberto as minas.

As consequências foram:

-Os paulistas foram derrotados e a Coroa Portuguesa criou a Capitania de São Paulo e Minas de Ouro.

- A cobrança do quinto foi regulamentada.

- A Coroa Portuguesa, após acabar com o conflito e pacificar a região, assumiu a exploração de ouro na região das Minas Gerais.

- Os bandeirantes paulistas, expulsos da região das Minas Gerais, foram procurar em busca de ouro nas regiões de Goiás e Mato Grosso. Encontrarm nestas áreas novas minas para explorar.

Guerra dos Mascates

A Gerra dos Mascates foi um conflito gerado no estado de Pernambuco entre os comerciantes de Recife e os latifundiários de Olinda, em 1711, para determinar quem detinha o poder central do estado.

Até o século XVII, Olinda era a cidade mais importante de Pernambuco, onde residiam vários senhores de engenhos, que achavam que seu dinheiro era tanto que nunca acabaria. Entretanto, isso veio a acontecer, principalmente por conta de uma batalha pelos preços do açúcar na Europa. Foi aí que esses senhores de engenho recorreram aos comerciantes do Recife, um mero povoado, pedindo-lhes dinheiro emprestado. No início da separação das duas cidades, Olinda começou uma revolta que teve como chefe Bernardo Vieira de Melo, um proprietário de engenho.

Seu principal objetivo era o dominio total da cidade de Recife que sofria divergencias politicas e economicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com