TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sermão Biblico

Exames: Sermão Biblico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/2/2015  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 3

Reino dividido:

Por motivos da idolatria de Salomão, adorou deuses como; Astarote ( sidonios), Quemos ( deus de Moabe), Milcom ( deus dos filhos de Amom) ( 1 Rs: 11-33), o Senhor envia o profeta Aias ( 1 Rs: 11: 28....) para profetizar sobre Jeroboão, que lhe daria 10 tribos de Israel porém a tribo de Judá onde situa-se Jerusalém continuará com a família de Davi por amor a ele, por sua fidelidade e pelas promessas de Deus ao seu servo:

Promessa a Davi:

2 Sm: 7 :16 “ ........Porém a tua casa e o teu reino será estabelecida para sempre diante de ti, o teu trono e o teu reino será estabelecido para sempre”.

Sendo Jerusalém o centro de adoração ao Senhor ( onde ficava o Templo), Jeroboão temeu que ao visitarem Jerusalem o povo se rebelasse contra Jeroboão e armassem um complô contra o seu reinado, ele então, decidiu estabelecer Siquém como centro de adoração ( 1 rs 12:25) e pos um bezerro de ouro em Betel e outro em Dã;

A idolatria de Jeroboao fez instinguir-se a sua linhagem ( 1 Rs: 13:34)

O rei Oseias – Israel ( 2 Rs 17)

Cativos pela Assíria: Oseias pagava tributos á Assíria, porém não estava pagando tributos como antes, e o rei foi encarcerado. O rei da Assíria Subiu a Samaria e a sitiou por 3 anos e transportou Israel para a Assíria.

Motivo: Idolatria ( 2 Rs: 17:21) – Pois quando ele rasgou a Israel da casa de Davi, e eles fizeram rei a Jeroboão, filho de Nebate, Jeroboão apartou a Israel de seguir o Senhor e o fez cometer grande pecado. 22 – Assim, andaram os filhos de Israel em todos os pecados que Jeroboão tinha cometido; nunca se apartaram deles.

Pesquisar período de Jeroboão até Oseias

O rei Acaz Idolatra – Judá ( 2 Rs 16)

O rei Acaz era idolatra e fazia o que era mau aos olhos do Senhor ( 2 Rs 16: 3 – Ele queimou o seu filho como sacrifício), era filiado a Assíria e estando em Damasco encontrar-se comTiglate Pileser rei Assírio, viu ali um altar e enviou a planta para seu sacerdote Urias edificar um altar.

O rei Ezequias – Fiel ( 2 Rs 18)

Ele fez o que era reto ao Senhor (3) Ele removeu os altos, quebrou as colunas e deitou abaixo o poste ídolo, e fez em pedaços a serpente de bronze.

2 Rs 18: 5 – Confiou no Senhor, Deus de Israel de maneira que depois dele não houve seu semelhante entre todos os reis de Judá, nem entre os que foram antes dele.

Assíria: Potencia mundial, conquistou paises e territórios como a Babilônia e a Mesopotâmia, iam desbravando territórios e cobrando alta taxas de tributos.

Armamento: Tinham o melhor exercito da [,época, as melhores lanças e espadas, foram pioneiros em cavalaria de guerra.

Crueldade: Mutilavam os povos conquistados (rançavam lhes as orelhas, língua, cegavam-nos, etc.). Matavam os soldados inimigos arrancavam suas cabeças e levavam como troféus, decepavam soldados inimigos; espetavam-nos com suas lanças e os queimavam vivos.

Desdenhando Nações conquistadas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com