TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre Os Tipos De Experiências Religiosas

Artigo: Sobre Os Tipos De Experiências Religiosas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  1.993 Palavras (8 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Federal de Juiz de Fora

Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas

Disciplina Ciências da Religião

Sobre Os Tipos De Experiências Religiosas

Relatório Referente a Disciplina Ciências da Religião Ministrada pelo Professor Curso Bacharelado Interdisciplinar Em Ciências Humanas da UFJF (MG)

Aluno: Davi de Almeida Esteves

Juiz De Fora, Turma 01/2014

Resumo: O Medo, O Sagrado, O Desconhecido, O Fim, termos que em seus contextos nos remetem a idéia de religião, que por sua vez esta intrinsecamente ligada a evolução da sociedade humana. Neste relatório tentarei passar ao leitor uma raza idéia daquilo que vários autores discorrem há anos sobre um tema tão polemico e ao mesmo tempo tão fascinador A Religião e sua influência no ser humano.

Introdução: O Homem em sua trajetória não pode ser entendido e estudado sem que se relacionem a ele sua convivência com o misterioso, o sagrado e o fim. Tal concepção é tão assustadoramente abrangente e peculiar, que ate hoje ao se descobrir uma resposta para um tema ligado a esse assunto, imediatamente após, como num passe de mágica nasce outra pergunta.

Tipos de experiências religiosas

A Historia da humanidade e seu processo de evolução não podem ser estudados sem que se consiga separá-los da idéia de religião, pois, sobre este conceito construíram-se nações, fortunas, heróis, fantasmas e lendas, alem de uma diversidade de Crenças, que unem e movem indivíduos, Sociedades, Seitas, em torno de um sentimento religioso que é externo ao individuo, algo transcendental que, não se tem certeza de sua veracidade, a qual Sigmund Freud chamou de “ilusão”.

Assim, tenho de contradizê-lo quando prossegue argumentando que os homens são completamente incapazes de passar sem a consolação da ilusão religiosa, que, sem ela, não poderiam suportar as dificuldades da vida e as crueldades da realidade. Freud, Sigmund (1996, pag. 12).

Mas sem querer entrar no mérito da questão, que não é o foco, tentarei explanar sobre os tipos de experiências religiosas que também, não é uma tarefa das mais fáceis ,uma vez que envolve um universo muito grande de pesquisas nas mais diversas vertentes,e estudos dos mais diferentes autores, além de comprovações efetivas de tais acontecimentos.

Valle (1998, pag82) Diz que ”constatou-se a existência

Freqüente da fraude e da mediocridade do

“Que se escreve e se faz neste campo.”

Os compreenderei em duas vertentes, aquelas experiências ligadas à idéia de “Deus” e aquelas ligadas ao “Demônio”. Termos independentes. Mas que expressam-se em concepções análogas como os sonhos, as viagens, as preces, os ritos exteriorizados nas ações e nos sentimentos de medo, respeito, devoção e adoração. Afunilarei com ênfase para o¹misticismo Religioso, pois a experiência mística é um dos elementos centrais da vida religiosa. Podemos dizer que em toda experiência religiosa profunda há um elemento de misticismo. Adotamos aqui a definição de misticismo dada por Pratt, que diz: Misticismo é a senso-percepção de um ser ou de uma realidade através de meios que são os processos cognitivos ordinários ou o uso da razão.

Há dois tipos básicos de misticismo: o Ativo e o Responsivo.

No primeiro, o homem procura, através de danças, músicas, jejuns, drogas, etc., atingir o Infinito; no segundo tipo, o homem simplesmente se dispõe a receber a visitação divina. Ordinalmente, o místico é uma mistura dos dois tipos, havendo apenas a predominância de um dos elementos.

O Misticismo é um encontro individual ou coletivo com o “algo” transcendental onde o ser atinge o âmago de uma experiência única, onde ele se descobre em suas grandezas e limitações podendo achar ou não um sentido pra sua vida.

O Mistério do “Outro” é um fato incompreensível e inalcançado pelo homem, que o leva a servi-se de símbolos, imagens, sons, a fim de encontrar respostas para suas suplicas e aflições ante as coisas ultimas da vida. Autores como W.James ou A.T.Boisen Afirmam que não é a natureza da experiência que a define como religiosa, mas sim o seu resultado. A idéia de experiência religiosa ligada ao demônio pode ser retratada para uma melhor compreensão ao analisarmos o genocídio alemão na segunda guerra onde um só homem convenceu milhares de outro a praticar atrocidades ou em filmes de exorcismo, já as ligadas a Deus como o milagre da multiplicação dos Paes Marcos 6:34-44 ou ate mais recentemente em atitudes voluntárias de apoio humanitário empreendido pelos médicos sem fronteira, alem é claro de uma infinidade de outros exemplos que não caberiam aqui expor, sem antes valer-se de estudos e pesquisas mais aprofundados.

Outro tipo de experiência mística denominada por estudiosos no assunto.seria do tipo introvertida onde o ser examina-se por dentro e descobre o divino no Intimo da alma. Não pensando em si, mas acedendo-se à parte mais profunda e sombria de seu eu.

²Podemos numerar as característicos dessa experiência,em 6 estados.

1.Um estado de consciência desprovido dos seus conteúdos comuns: sensações, imagens, pensamentos, desejos, e por aí em diante.

2. Uma experiência de unidade absoluta, sem distinções ou divisões.

3. Sensação de realidade, de se ter experiência da realidade última.

4. Sentimento de que se tem experiência do divino.

5. Sensação total de paz e felicidade.

6. Intemporalidade, nenhuma consciência da passagem do tempo durante a experiência.

³Já a maneira extrovertida, os místicos usam os sentidos para percepcionar o mesmo

Mundo de árvores, outeiros, riachos e ribeiros que todos percepcionados. Mas numa

Experiência mística, vêem estes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com