TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese Do Estudo Apocalíptico

Casos: Síntese Do Estudo Apocalíptico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  6.199 Palavras (25 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 25

Síntese do estudo apocalíptico

INTRODUÇÃO

A Literatura apocalíptica, é sem dúvida, a forma mais misteriosa que podemos encontrar na Bíblia. O Apocalipse então, é o livro mais difícil de ser interpretado, entendido satisfatoriamente. Pois, as opiniões de muitos divergem em seu contexto, muitos por não darem o devido valor a esse tipo de literatura, diz que é uma matéria incompleta, ou de difícil acesso ao raciocínio humano, com certeza este livro desafia o mais refinado conhecimento que o homem possa ter das coisas terrenas e celestes, mais devemos encarar como uma dádiva de Deus para os seus servos, nos advertindo das coisas que breve hão de acontecer, e que ela não é matéria incompleta. Pois o que foi revelado a João é o suficiente para mostrar a humanidade o fim de todas as coisas. Apenas devemos nos contentar com o que está escrito para não darmos evasão a meras interpretações e conjecturas descabidas como muitos que se dizem “teólogos” já fizeram. Deuteronômio 29:29 diz; “as coisas encobertas pertencem ao Senhor, nosso Deus, porém, as reveladas nos pertencem...”

Muito bem o que foi revelado no Apocalipse é para nós e não para a consciência do inatingível, se Deus mandou João escrever é porque Ele queria e quer que seus servos leiam, estudem, comparem, esmiúcem, interpretem e acima de tudo ensinem o que esta neste livro. Isto é uma promessa de Deus para nós

“bem aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nelas escritas, pois o tempo está próximo”. Ap.1:3

FOCALIZANDO A GEOGRAFIA DO LIVRO APOCALIPSE

PATMOS - Uma pequena ilha rochosa no Mar Egeu, a sudeste de Éfeso. Por causa do seu aspecto triste, serviu de detenção para prisioneiros políticos e também criminosos. Foi para essa ilha que foi desterrado o apóstolo João, por ordem do imperados Domiciano em aproximadamente entre 95 a 96 d.C.

O próprio João diz: “Eu João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus, achei-me na ilha chamada Patmos, por causa da Palavra de Deus e do testemunho de Jesus”. Ap. 1:9

O QUE É ESCATOLOGIA ?

Escatologia é uma das grandes doutrinas bíblicas. Ela é à parte da teologia que estuda os eventos finais da humanidade. O termo vem da raiz grega “ESCATOS” = (ÚLTIMO), no sentido secundário, escatologia é a doutrina das últimas coisas.

Para um maior conhecimento introspectivo da escatologia bíblica, é necessário esmiuçar a literatura apocalíptica dos dois grandes expoentes da revelação escatológica, Daniel e João.

Lembremos que, com Daniel o Senhor disse que ele selasse o livro da palavra profética. Porque o seu cumprimento ainda estava mui longe (Dn. 12:9; 8:26), mas para nós que vivemos em plena hodiernidade na dispensação da graça, a mensagem quanto a essas revelações é a de: (Ap. 22:10)

“não seles as palavras da profecia deste livro, porque o tempo está próximo”.

FOCALIZANDO O ARREBATAMENTO DA IGREJA

Este será um dos adventos mais marcantes para todos que o esperam confiantemente na segunda vinda de Cristo. É registrado no A T mais de 1527 vezes e no N. T. mais de 318 vezes tal acontecimento.

O mesmo será o início fundamental para o desencadear de uma série de aconte-cimentos futuros no campo da escatologia bíblica. Leia Ap. 22:6. É um mistério que desafia a toda manifestação da inteligência humana, nem mesmo a ciência com todos os seus avanços tecnológicos poderá detectar tal evento.

A VINDA DE JESUS EM DUAS FASES : a expressão “a segunda vinda de Jesus” é compreendida em duas fases, tais como:

1ª VINDA INVISÍVEL : (1 Ts. 4:17) que o arrebatamento da igreja, diz a expressão grega.

PAROUSIA: Cristo virá para seus santos nos ares.

2ª VINDA VISÍVEL : (Ap. 1:7) quando Cristo vier em glória, diz a expressão grega EPIPHANÉIA: Cristo virá com seus santos (Cl. 3:4)

A CONVOCAÇÃO DOS SANTOS: Dar-se-á pela ordem divina e o ressoar da trombeta de Deus (1 Ts. 4:16) representa a voz de comando para os mortos e vivos em Cristo, ao subir ao seu encontro. Em (Nm. 10:1-3), a trombeta servia para reunir o povo de Israel para ouvir o seu líder na porta da congregação. É o que há de suceder a todos nós. “Ressurreição” vem do grego ANASTASIS (retornar a vida).

Obs: Só os vigilantes e preparados ouvirão e subirão ao encontro do noivo Mt. 25

O QUE ACONTECERÁ AOS MORTOS EM CRISTO ?:

(... os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. 1 Ts. 4:16), todos os santos que morreram no A T e N.T. que estão no seio de Abraão no Paraíso (Lc. 23:43) e (2 Co. 12: 1-4) aguardando o momento determinado por Deus, receberão ordem para assumirem seus corpos já glorificados. (Fp. 3:21; 2 Co. 4:14)

Nota: O Senhor Jesus descerá do céu, virá acompanhado dos seus anjos e seu respectivo chefe (o arcanjo). Ao soar a trombeta o Espirito Santo entrará em ação, o mesmo dará vida a semente dos corpos sepultados (1 Co. 15:36). E logo transformará os corpo dos que estiverem vivos esperando Jesus, então mortos ressuscitados e vivos transformados, juntos irão ao encontro do Senhor nas nuvens, para estar com Ele na eternidade (Ô Glória!!).

Obs: Há na Bíblia duas ressurreições – a dos justos e a dos injustos, com intervalos de aproximadamente mil anos (Jo. 5:28, 29; Ap. 20:5; Dn. 12:2).

O QUE ACONTECERÁ AOS VIVOS EM CRISTO ? A Bíblia diz: “depois, nós os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles (os mortos) 1Ts.4:17. todos os salvos dos quatro cantos da terra, ouvirão o estrugir das trombetas. E assim, todos que estivermos vivos seremos transformados” (1Co. 15:52) será a redenção do nosso corpo. (Rm. 8:23; 1 Co. 15:54)

COMO SERÁ ESTE NOVO CORPO ?

Será O Mesmo Que Desceu A Sepultura, mas transformado.......... (1 Co. 15:51);

Será um Corpo Melhor que o Primeiro............................ (1 Co. 15:38; 42-44);

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.1 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com