TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEMA: Preciso pedir perdão e perdoar a quem me fez mal

Por:   •  24/10/2019  •  Seminário  •  1.319 Palavras (6 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 6

ENCONTRO PRECISO PEDIR PERDÃO

TEMA: Preciso pedir perdão e perdoar a quem me fez mal.

VERDADE ESPIRITUAL: Assim como Deus nos perdoa, devemos perdoar os outros.

TEXTOS BÍBLICOS: Colossenses 3:13; Mateus 6:14,15; 18:22; Efésios 4:31,32.

OBJETIVOS: Que a criança seja capaz de...

• Entender que Deus quer que perdoemos os outros assim como Ele nos perdoa.

• Agradecer o perdão de Deus e perdoar àqueles que lhe fizeram algum mal.

1. BRINCADEIRAS

GUERRA DE JORNAL

• Objetivo: Refletir sobre as atitudes e palavras que ferem e desejar perdoar ou pedir perdão.

• Material: Folhas de jornais ou de revistas.

• Desenvolvimento: Mostre que as folhas do jornal ou da revista estão cheinhas de palavras. Entregue uma folha de jornal ou de revista para cada criança e peça que amassem bem formando uma bola. Separe as crianças em duas equipes com o mesmo número de participantes. Cada equipe ficará de um lado da sala e tentará acertar alguém da equipe adversária com a bola de papel. Quando alguém for atingido, terá de atirar a bola de volta. Marque um tempo para a brincadeira e, ao final, conte as bolas que ficaram com cada equipe. A equipe que tiver menos bolas será a vencedora. (Adaptado da Revista Sorriso)

• Aplicação: Você já tentou acertar alguém com uma bola de papel antes? (Ouça as crianças). E com palavras feias, xingamentos e palavrões? Infelizmente, muitas vezes usamos mal a nossa boca e atiramos palavras que machucam e entristecem os outros. Isso é errado! A Bíblia nos diz assim: “Abandonem toda amargura, todo ódio e toda raiva. Nada de gritarias, insultos e maldades! Pelo contrário, sejam bons e atenciosos uns para com os outros. E perdoem uns aos outros, assim como Deus, por meio de Cristo, perdoou vocês”. (Efésios 4:31,32)

CONTE OS FEIJÕES

• Objetivo: Refletir sobre quantas vezes precisamos perdoar.

• Material: Quatro tigelas com grãos (feijões ou milho) – conte e coloque 100 (cem) grãos em cada tigela;

• Desenvolvimento: Separe as crianças em quatro equipes e dê um tempo para que contem quantos grãos de feijão têm em suas tigelas. A equipe que acertar o número exato de feijões será a vencedora.

• Aplicação: Quantas vezes você é capaz de perdoar alguém que lhe fez algo ruim? Uma, duas, três vezes? Certo dia, Pedro chegou perto de Jesus e perguntou: − “Senhor, quantas vezes devo perdoar o meu irmão que faz algo contra mim? Sete vezes?” (Mostre sete grãos em sua mão). Imaginem perdoar alguém que fez algo contra você sete vezes. Você pode achar que duas ou três vezes já é demais! Jesus respondeu: − “Não! Você não deve perdoar sete vezes... Mas setenta vezes sete”. Se fizermos esta multiplicação acharemos o número 490. Jesus não mandou que contássemos 490 vezes ao perdoar alguém. Ele queria dizer que devemos perdoar sempre.

2. MÚSICAS

RESSENTIMENTO – DVD DE MÚSICAS GP KIDS – VÍDEO Nº 29

NÃO REVIDE – DVD DE MÚSICAS

• Outras sugestões:

– Rap da Paz – CD Mara Maravilha para os pequeninos – Faixa nº 07;

– Sou diferente – CD Turminha da Cristina Mel – Faixa nº 02.

3. FANTOCHE

PERDOAR E PERDOAR, EIS A SOLUÇÃO!

Mãorício: (entra emburrado, reclamando do vizinho) – Como é que ele pôde fazer isso comigo? Dessa vez ele me paga...

Vovó Mãofalda: Olá, meu netinho, está falando sozinho?

Mãorício: (irritado) Sim, vovó... é que eu estou muito, muito bravo com o Fernandinho.

Vovó Mãofalda: O que aconteceu? Vocês são amigos desde quando eram bebês... (fala saudosamente) Ainda lembro quando vocês se viram pela primeira vez. Fernandinho veio morar ao lado da nossa casa e você emprestou sua chupeta para ele.

Mãorício: Ui, vovó! Que nojo! (pausa) Pois é... Eu e Fernandinho éramos grandes amigos mesmo... Mas agora não quero mais ser amigo dele. Quando ele vier me chamar para andar de bicicleta diga que eu “evaporei” ou que “fui morar na lua”.

Vovó Mãofalda: Por que você está tão irritado? O que foi que aconteceu?

Mãorício: Estou “de mal” com o Fernandinho, ele inventou uma mentira sobre mim e eu paguei o maior mico na escola. Agora vou me vingar e dizer pra todo mundo que ele ainda faz xixi na cama.

Vovó Mãofalda: Que coisa feia, Mãorício! Isso não se faz.

Mãorício: Mas, vovó, não é a primeira vez que Fernandinho apronta. Ele é tão legal comigo, mas de vez em quando pisa na bola. Na semana passada, ele me empurrou no campo de futebol e eu não consegui fazer o gol. Depois, ele veio correndo pedir desculpas. No mês passado, ele não me emprestou o carrinho de controle remoto para eu brincar. No ano passado, ele não me convidou para a festa de aniversário dele.

Vovó Mãofalda: Hum! Vejo que você está cheinho de ressentimentos?

Mãorício: Ressen...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (44.1 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com