TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIPOS DE RELIGIÃO

Seminário: TIPOS DE RELIGIÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  Seminário  •  4.418 Palavras (18 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 18

Daiana Linhares, Pedro Augusto Papini e Vinícius Franceschi

Abordar o tema religião não é algo simples, pois - ao falar e refletir sobre ela - vêm à tona questões que dizem respeito à nossa própria existência. Hellern et al. as denominam questões existenciais. Ei-las abaixo:

“Quem sou eu?

Como foi que o mundo passou a existir?

Que forças governam a história?

Existe algo superior a nós?

O que acontece conosco quando morremos?”

(Hellern, Notaker, Gaarder, 2000, 9)

Tendo como base tais questões e com o objetivo de expandir a concepção que temos de religião e de crenças, elaboramos uma apresentação - em power point - intitulada “Curso de Extensão: ACONSELHAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA Você acredita em quê?”; vale a pena conferir!

Ainda segundo Hellern et al., as questões existenciais surgem em todas as culturas e formam a base de todas as religiões (Hellern, Notaker, Gaarder, 2000, 9). Segundo ele, Não existe nenhuma raça ou tribo de que haja registro que não tenha tido algum tipo de religião (Hellern et al., 2000, 9). Podemos perceber, portanto, o quanto essas questões são universais e intrínsecas ao homem. A fim de verificar a consistência de tal afirmação, buscamos dados sobre os primórdios da religião.

Religião – ETIMOLOGIA (pesquisa realizada no dia 28.10.07 no site http://www.etymonline.com/index.php?search=religion&searchmode=none)

Para Cícero, a palavra “religião” origina-se do latim relegare (re + legare) que, em língua portuguesa, significa “reler”.

Um estudo etimológico do final da Antigüidade e de muitos estudiosos modernos, associam “religião” ao latim religare (português “religar”), no sentido de 1.estabelecer uma obrigação entre; 2. uma relação entre humanos e deuses.

Uma outra origem possível provém do grego religiens, no sentido de cuidadoso (o contrário de negligente). Nesse caso, cuidadoso significa um sistema particular de fé.

O presente trabalho é baseado em dois autores que têm diferentes concepções de religião. Seguem as definições dadas por eles abaixo.

Nas modernas ciências da religião predomina a idéia de que a religião é um elemento independente, ligado ao elemento social e ao elemento psicológico, mas que tem sua própria estrutura (Hellern, Notaker, Gaarder, 2000, 16).

Por religião entendemos o conjunto de crentes unidos por uma instituição mais ou menos organizada. Esses fiéis ligam-se por uma tradição, por crenças e por ritos comuns, participando de uma doutrina mais ou menos codificada (Zilles, U. 2002, 10).

Com o objetivo de (...) facilitar uma visão de conjunto de fenômeno religioso, como se articula concretamente no tempo e no espaço (Zilles, U. 2002, 21), Urbano Zilles utiliza a seguinte classificação: Religiões primitivas; Religiões sapienciais; Religiões proféticas; Religiões espiritualistas; Místicas filosóficas e Superstições.

Procuraremos destacar no presente trabalho, as principais características das grandes religiões presentes na atualidade: o Induísmo; o Budismo; o Judaísmo; o Islamismo; o Cristianismo (Catolicismo Romano, Protestantismo, Igrejas Pentecostais e Neo-pentecostais, Igreja Universal do Reino de Deus).

O Hinduísmo e o Budismo (Religiões Sapienciais)

O HINDUÍSMO

Por Hinduísmo, entendemos um conjunto ou mosaico de religiões e filosofias; de mitologias e regras diferentes e até, por vezes, contraditórias. Dentro do Hinduísmo, permitem-se núcleos contrários de crenças e sistemas opostos de filosofias, desde que não rejeitem abertamente a autoridade das escrituras védicas. Para ser hindu é necessário aceitar as escrituras védicas e participar, por nascimento, da estrutura social.

Essa é a principal religião da Índia, onde conta com mais de 500 milhões de adeptos. O sistema social hindu está baseado em regras e costumes que regem as relações entre os grupos sociais. O sistema de castas é um sistema hierárquico no qual os grupos sociais diferenciados carecem de igualdade e não têm os mesmos deveres, nem os mesmos direitos e privilégios. O Hinduísmo apresenta algumas características, embora não estejam presentes em toda parte:

respeito da antigüidade e da tradição;

fé na autoridade dos livros sagrados;

permanência do sistema de castas;

confiança nos guias espirituais, os chamados gurus;

crença em sucessivas reencarnações.

O BUDISMO

No Budismo, há uma busca pelo equilíbrio entre a arte de viver e a renúncia. Esse caminho leva à serena tranqüilidade e à paz aqui e agora mesmo. A doutrina budista começa com as “quatro verdades sagradas”:

1. A própria vida é sofrimento porque tudo é instável.

2. A origem é a sede ou desejo, que provém da ignorância.

3. O fim da dor - conseqüência do bom êxito, da santidade ou do ser digno – é, negativamente, nirvana e positivamente, felicidade.

4. A via sagrada para chegar ao ponto culminante que é o nirvana, são: conhecimento da verdade; intenção de resistir ao mal; não ofender aos outros; respeitar a vida; exercer um trabalho que não fira aos outros; lutar para libertar a mente do mal; controlar os sentimentos e os pensamentos; praticar as formas adequadas de concentração.

A ética budista pode ser resumida numa moral negativa e positiva:

a) Negativa: não matar (nem mesmo animal); não furtar; não tomar a mulher do próximo; não mentir; não tomar bebidas alcoólicas.

b) Positiva: meditação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com