TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tema: "João Batista, Um Homem Resignado"

Trabalho Escolar: Tema: "João Batista, Um Homem Resignado". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  1.683 Palavras (7 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 7

Domingo 23 de Junho de 2013

Tema: “João Batista, um homem Resignado”

Texto Áureo: Mt 11:11

INTRODUÇÃO

- Professor (a) Papai ou Mamãe, nessa lição você vai falar do maior profeta que existiu.

- “heterodoxo”, veja o glossário, você pode acrescentar que João se alimentava de gafanhoto e mel silvestre (mel que ele encontrava no campo).

“E João andava vestido de pêlos de camelo, e com um cinto de couro em redor de seus lombos, e comia gafanhotos e mel silvestre.”Marcos 01:06

- “autorresignação”, note que a palavra está errada na lição, se resignação é renúncia, então autorresignação significa renunciar por si mesmo.

- “estrela de primeira grandeza”, a intensidade do calor de uma estrela é medida em grandeza, o sol, por exemplo, é uma estrela de quinta grandeza. A primeira grandeza é a mais forte.

1. AS RAÍZES DE JOÃO

- “ministério de Deus”, se refere ao período do Antigo Testamento, em que Deus falava diretamente ao homem face-a-face ou pelos anjos, atendia os sacerdotes diante da Arca do Conserto e falava com os profetas pela porção de Seu Espírito.

- “pioneiro da própria pregação”, a pregação que está em vigor desde aquela época é a de arrependimento, e João foi o primeiro a ministrá-la. Se alguém prega outra coisa por aí, está no caminho errado.

1.1. Nascido em um lar piedoso

- “humilhante em sua cultura”, isso porque nas culturas ocidentais atuais, a esterilidade não é mal vista como naquela época em Israel, para o judeu a mulher estéril era amaldiçoada, pois o Senhor tinha várias promessas para a família Salmos 127:03.

- “respostas de suas orações”, Zacarias de tanto orar e não ver o milagre, ficou cético, ao receber a notícia do Anjo não creu de imediato. Muitos crentes agem assim, pedem tanto, mas devido a demora, passa a pedir por costume, não crendo de verdade.

1.2. Nascido com propósito

- “educação piedosa”, piedoso é aquilo que demonstra respeito e honra às coisas de Deus.

- João Batista precisou ser educado no conhecimento de Deus, diferente de Jesus que vindo da eternidade, já conhecia a história humana, suas ciências, e desejos. Conhecia também o Pai, pois Ele veio do Pai.

- “impressões indeléveis”, indelével é aquilo que não se pode apagar ou destruir, aqui está se afirmando que a família cria impressões, dá ensinamentos, e causa marcas que jamais serão apagadas da vida dessa pessoa, confirma-se nessa Palavra:

“Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.” Provérbios 22:06

- “dedicação ao ensino de seus filhos”, essa dedicação prevê tempo e dinheiro, na lição não tem, mas você pode dar essa referência muito conhecida:

“E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;

E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.” Deuteronômio 6:6-8

1.3. A mão do Senhor estava com ele

- “que são omitidos”, os fatos que são narrados em Marcos e Mateus vem de relatos que eram conhecidos pela maioria dos seguidores de Cristo após a ressurreição, foram então reunidos e colocados em ordem cronológica por Marcos, depois por Mateus. Lucas pegou os mesmos relatos e fez um trabalho de campo, pesquisando as fontes e obtendo mais informações.

- “é para todos”, esse privilégio só foi possível depois do derramar do Espírito Santo sobre a Igreja.

2. JOÃO UM VOZ PROFÉTICA

- “João, o Batista”, está separado por vírgula porque o nome Batista não é um sobrenome de João e sim um título, devido ao seu ofício de batizar.

- “essênios”, era uma seita judaica que vivia isolada em vilarejos, se desviaram do judaísmo tradicional e se dedicavam ao conhecimento da Palavra de Deus, os manuscritos encontrados no Mar Morto pertenciam a eles.

2.1. No espírito de Elias

- “manifestação literal de Elias”, os Judeus esperavam que o próprio Elias viesse antes do Messias, mas como apareceu João, o povo passou a acreditar que ele era Elias, mas com outro nome.

- “nos antigos moldes”, o espírito aqui tem o significado de “vontade” “ânimo”, quer dizer que João viria no mesmo ânimo de Elias. Elias é quem dá início ao ministério profético do conserto com Deus e denúncia do pecado, e João segue o mesmo caminho.

2.2. Preparando o caminho

- “ia diante do seu rei”, esse supervisor chegava na cidade em que o rei iria passar, e anunciava a vinda do rei, depois se acercava de que nenhum inimigo houvesse naquela região, e ordenava aos moradores da cidade que endireitassem as ruas, ele só anunciava a vinda do rei, cada morador preparava a sua rua. Nossa função hoje é semelhante a de João Batista, nós anunciamos a vinda do Rei e a necessidade de conserto dos homens.

2.3. Pregando o Reino de Deus e batizando

- “requisito necessário”, o supervisor do rei não descansava enquanto todos não soubessem que o rei passaria. Atualmente existe um requisito necessário para a volta do Rei dos reis, todos na Terra devem saber que o Rei está chegando, por isso Ele mesmo disse:

“E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.” Mateus 24:14

- “apelo moral”, chamava a atenção para a moralidade, para João não bastava saber sobre Deus, deveria estar em condições para honrá-lo com uma vida santa.

- “admiravelmente multidões concorriam”, comente com os alunos que João não realizava milagres nem manifestava dons espirituais, mas ficou famoso no deserto.

- Você pode perguntar para a classe como é possível alguém não manifestar dons espirituais e ser famoso?

- A melhor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com