TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Todos os detalhes do livro de Hebreus

Por:   •  17/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  830 Visualizações

Página 1 de 3

Hebreus

Autor:  a autoria da epistola aos Hebreus constitui uma questão muito difícil. O testemunho externo é de um caráter conflitante. A tradição mais antiga e explicita é a de Alexandria, onde clemente testemunhou que epistola foi escrita por Paulo, no idioma hebraico  e traduzida por Lucas ao grego. Origens consideram as ideias da epistola como sendo de Paulo, mas o linguajar é o de um discípulo do grande apostolo e finalmente chega a conclusão de que somente Deus sabe quem escrever a epistola.

Data: Escrito de Roma, cerca de 68 d.C. tendo com gálatas e 2 Timóteo

Contexto histórico: Local de origem

Se não temos certeza  de quem foi o autor da epistola aos  Hebreus ,temos ainda menos certeza  da procedência geográfica do livro. A única indicação explicita encontra-se em 13.24: “Os da Itália vos saúdam”. Infelizmente a frase não é clara. Pode referir-se a um grupo de crentes italianos que deixaram sua terra natal e estavam enviando saudações aos do seu próprio povo (caso em que a epistola foi enviada “para” a Itália, mas não temos condições de especificar o local de onde foi enviada), ou pode referir-se a crentes que estavam na Itália (caso em que não temos condições de identificar só destinaria, mas apenas dizer que o autor esta escrevendo na Itália). Por não termos condições de saber o que o autor quis dizer com a frase, é atraente a ambiguidade da tradução da NEB: “Saudações a vos da parte de nossos amigos italianos”.

Mesmo que pudéssemos ter uma razoável dose de certeza sobre quem escreveu o livro, isso não necessariamente decidiria a sua providencia geográfica, visto que o autor pode ter andado bastante de um lado para o outro (como Paulo). Quanto á procedência conceitual do livro ,numa obra tão claramente polemica e parenética como esta é importante reconhecer que grande parte da argumentação pode ter sido elaborada não tanto pelos interesses pessoais do autor, mas sim pela percepção que o autor tinha das necessidades criticas de seus leitores. Nesse caso um exame das categorias conceituais do livro poderá revelar mais sobre o público-alvo da obra do que sobre o autor.

Conteúdo do livro: 58º livro da bíblia, 13 capítulos; 303 versículos; 17 perguntas; 270versiculos de historia; 27 profecias do A.T; três  novas profecias ;nove versículos de profecias cumpridas e 24 versículos de profecias não cumpridas. No capitulo um e dois ele fala da superioridade de Cristo, sobre os anjos, homens, sacerdotes, e um teses da nova aliança, do capitulo 3-10 ele fala da superioridade de Jesus sobre Moises e uma nova Canaã, as bênçãos de Abraão, para nos através de Jesus ,capitulo 11 o escritor narra sobre a fé em Cristo e os homens que viveram pela fé.

No capitulo 12º exorta os cristões  e vive na paz e a santificação (versículo 14);no capitulo 13 exorta a família esposo e esposa ser fiel sem um ao outro e as ovelhas a obedecem aos vossos pastores V.17 e então traz suas saudações finais V.25, a graça seja com todos vos amem.

Aceitação no Cânon

Na igreja ocidental, como vimos acima na seção “Autor”, embora a epistola aos Hebreus fosse largamente conhecida e citada, inicialmente não foi  recebida como canônica. Além das evidencias em Clemente de Roma, vários outros país da igreja ocidental fazem alusões a essa epistola ou citam-na (e.g., Inácio, Phil. 9.1; Pastor de Hermas 2.3.2; Justino Mártir, Dial. 116.1), mas nenhum deles a trata como apostólica ou canônica. O Cânon Muratoriano (c.170-80 d.C.) exclui Hebreus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com