TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Contraste

Artigo: Um Contraste. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2013  •  2.304 Palavras (10 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 10

Um contraste

Texto base- II Reis 5:1-27

Introdução

Todas as pessoas recebem bênçãos de Deus. Algumas se comovem, outras não. Algumas fazem questão de divulgar, outras não importam em contar. O problema de tudo isso não esta na bênção, mas na reação do abençoado.

Hoje vamos falar de dois personagens que tiveram reações distintas. Um verdadeiro contraste. Naamã e Geasi

Quem era Naamã? II Reis 5:1

Naama era comandante de todo o exercito da Síria. Tinha uma carreira brilhante. Um dos homens mais importante do seu país. Rico, aparentemente não tinha falta de nada. Era honroso e seu rei teria feito tudo que pudesse para ajudalo , mas não podia ajuda-lo, pois Naamã tinha a incurável e fatal doença da lepra.

Quem era Geasi? II Reis 4:12

Geasí era servo do profeta Elizeu. Não era considerado um dos homens mais importantes de Israel, porem viveu ao lado de um dos mais importates, recebeu grande luz, viu as maravilhas de Deus através do profeta.

Deus tem planos para vida de cada um de nos , e não foi diferente na vida de Naamã e Geasí.

Qual foi o plano de Deus na vida de Naamã?

Percebam os motivos pólos quais Deus abençoa seus filhos, e como isso se concretizou na vida de Naamã.

Vamos analisar 5 motivos que Deus usou na vida de Naamã

Deus nos ama, independente de quem somos e do que fazemos.

Quer-nos sempre perto Dele.

Quer nos curar de todas as enfermidades. Tanto físicas, quanto espirituais.

Quer que entendamos a Sua graça.

Quer que sejamos uma testemunha.

Realmente veremos como tudo se concretizou na vida de Naamã.

1º Motivo- Ele nos ama, independente de quem somos e do que fazemos.

Naamã era um grande comandante Sírio, herói nacional e homem de confiança do rei da Síria. Conseqüentemente adorador de deuses falsos. Não conhecia o Deus de Israel. Nesta época Síria e Israel viviam em constante pé de guerra. Alem das guerras declaradas, as quais demandavam grandes combates e grandes batalhas, acontecia também que tropas faziam incursões em território alheio, queimavam algumas aldeias e raptavam nativos, os quais eram levados como refém ou simplesmente mantidos como escravos. Em uma destas invasões, Naamã inconscientemente levou a jovem hebréia cativa para sua casa, que já era plano de Deus, e foi uma benção para ele. Um dia a jovem comenta com sua senhora m, que se o comandante estivesse em Israel ele seria curado através do profeta Eliseu. Ao saber disto Naamã comunica se com o rei, o qual prontamente o envia para Israel. Entre tantos leprosos que existiam em Israel, Deus escolheu este pagão para receber uma grande benção, ser curado. Evidencia que Deus nos ama independente de quem somos e do que fazemos.

2º Motivo – NOS QUER SEMPRE PERTO DELE

Através da enfermidade, Naama foi atraído para perto de Deus. Saiu da sua terra, de perto da idolatria, e foi em busca de cura, que so Aquele que é o único Deus poderia comnceder.

3º QUER CURAR-NOS DE TODAS AS ENFERMIDADES. TANTO AS FÍSICAS, QUANTO AS ESPIRITUAIS

Naama estava orgulhoso e pensava muito grandemente de si mesmo. Esperava que Eliseu saísse para conhecê-lo e que faria uma grande coisa da sua curada; e então Naama lhe daria muito dinheiro e iria embora orgulhosamente. Eliseu sabia disso e desejava dar a gloria a Deus não a Naamã ou a si mesmo. Nota que a lepra é como o pecado e a cura dela e como o perdao. Assim , Eliseu não faria nada que exibisse o homem como se tvesse feitoalgo para executar o merecer essa cura. Apenas mando seu criado Geasí dizer a Naamã para se banhar no Jordão, um rio sujo. Saberia, assim que sua cura não vinha de si mesmo, nem da água ou de Eliseu, mas de Deus. Naamã ficou muito furioso.

A lepra é uma enfermidade visível. O corpo de Naamã já estava comprometido pela doença. Porem, havia uma outra enfermidade que pelos olhos naturais, não se vê. Uma enfermidade espititual. Pior que a lepra: O ORGULHO.

Esta foi detectada logo qie o comandante aproximou-se da casa do profeta, que sob a orientação de Deus não foi ao seu encontro. Essa atitude foi considerada por Naamã um descaso. O que esperava o o comandante , era que viessem ate ele, e estendessem um tapete vermelho, esperava der honrado pelo profeta, que representava Deus.

Quantas pessoas, como Naamã, hoje desejam ser honradas por Deus ao invés de honrá-lo. Atores cantores, políticos , autoridades e até mesmo dentro da igreja existem aqueles que querem ser honrados, exaltados por acharem que tenho muito conhecimento da palavra de Deus.

Naamã foi em busca de uma cura, e Deus queria dar-lhe duas. Queria curá-lo tanto por fora quanto por dentro.

Observem este exemplo: se um nedico recebe um paciente que apresenta várias enfermidades, qual delas ele procura solucionar primeiro? O caso mais grave, o que oferece o maior risco.

Foi exatamente o que Deus, fez. Tratou primeiro aquela que implicava conseqüência eterna. O ORGULHO.

1º o profeta não prestou continência como símbolo de respeito.

2º o profeta pediu que ele se banhasse no rio Jordão. Um rio de águas barrentas.

O QUE DEUS ENSINOU A NAAMÃ PEDINDO QUE MERGULHASSE SETE VEZES NO JORDAO?

1º Obediência

Existem bênçãos que soa condicionais, conseqüências da obediência. Naamã tinha uma escolha: Obedecer ou não. Sua escolha reservava dois destinos: ser curado ou não. Tudo dependia da sua própria escolha. Mergulhas sete vezes. Sete na bíblia e símbolo de perfeição. A obediência do comandante tinha que ser perfeita, não poderia desviar-se.

2º Deus queria ensinar HUMILDADE

Descer sete vezes no rio de águas barrentas. Que humilhação. Cada vez que descia, deixava um pouco de seu orgulho na água.

Quantos na vida necessitam fazer como Naamã. Descer do palco da vida, arrancar a mascara que esconde a verdadeira vergonha que o impede de receber a cura. Deus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com