TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meios de contraste em radiologia

Tese: Meios de contraste em radiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  Tese  •  800 Palavras (4 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 4

Meios de Contraste em Radiologia

Introdução

Os meios de contraste são os medicamentos mais prescritos pelos radiologistas. Essa classe de medicamentos é composta pelos meios de contraste iodados administrados por via intravenosa para a realização de urografias excretoras, angiografias e em exames de tomografia computadorizada. Existem ainda os meios de contraste não-iodados utilizados nos exames de ressonância magnética. É importante que os médicos que solicitam exames de imagem que envolvem a injeção de meios de contraste conheçam algumas características dessas drogas relacionadas principalmente aos efeitos adversos como as reações alérgicas e a nefrotoxicidade.

Na rotina de atendimento do Fleury todo paciente recebe antes do exame informações escritas e verbais (termo de consentimento) explicando os riscos e benefícios do uso do meio de contraste. Pesquisa-se também se há algum antecedente alérgico que aumentaria a chance de reação ao contraste.

Efeitos Adversos

Os eventos adversos ocorrem em 5 a 12 % dos exames que utilizam meio de contraste iodado iônico, e em 1 a 3% dos que utilizam meio de contraste não-iônico (hiposmolar).

A maioria dos efeitos adversos relacionados ao uso dos meios de contraste são eventos de repercussão leve ou moderada, que não expõem os pacientes a risco de vida e não requerem tratamento. A maioria das reações graves apresentam sinais imediatamente após a injeção que permitem o diagnóstico precoce, possibilitando o início imediato de medidas terapêutica eficientes.

Os mecanismos fisiopatológicos envolvidos nas reações ao meio de contraste iodado são desconhecidos. Esses mecanismos são multifatoriais e complexos. Alguns envolvem liberação de histamina e ativação de complemento. O sistema nervoso central e o cardiovascular são os alvos que podem iniciar ou potencializar reações alérgicas.

Não é possível identificar os pacientes que terão reação alérgica aos meios de contraste. Então, é fundamental existir uma equipe preparada para acompanhar as reações.

Reação anafilactóide

Um dos mecanismos associados à reação ao meio de contraste IV é a reação anafilactóide, que varia em severidade e simula reações alérgicas e anafiláticas ou mesmo choque. O mecanismo envolvido é a liberação de substâncias vasoativas como histamina e serotonina, ativação do complemento e da cascata da coagulação. Esses eventos resultam em urticária (vasodilatação cutânea), obstrução nasal ou edema laríngeo (vasodilatação mucosa), vasodilatação do leito vascular periférico (choque) e broncoespasmo. Freqüentemente, dois ou mais eventos se associam. A chance de reação é maior em pacientes asmáticos, alérgicos a medicamentos ou a alimentos e principalmente nos que apresentaram reação pregressa ao meio de contraste. O meio de contraste iodado não-iônico reduz a ocorrência de reação anaflactóides.

Reações quimiotóxicas

As reações quimiotóxicas incluem os efeitos colaterais relacionados a neurotoxicidade, depressão cardíaca, arritmia, lesão vascular e renal. Esses efeitos se associam a alta osomolaridade dos meios de contraste. Os meios não-iônicos reduzem a ocorrência desses eventos.

Incidência

Muitos pacientes apresentam efeitos fisiológicos (calor e rubor cutâneo) que não devem ser confundidos com reações alérgicas.

O uso de meio de contraste iodado não-iônico está associado a uma incidência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com