TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Usina siderúrgica

Seminário: Usina siderúrgica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  Seminário  •  2.041 Palavras (9 Páginas)  •  1.431 Visualizações

Página 1 de 9

e) Usina siderúrgica

2. Defina objetivos para cada uma das empresas na Questão 1 e uma maneira de quantifica-los.

3. Uma empresa que fabrica e comercializa produtos de aço inoxidável conta com 350 colaboradores e fatura R$ 70 milhões por ano. Uma outra empresa, do setor de autopeças, conta com 1.000 colaboradores e fatura R$ 70 milhões por ano. Qual das duas tem maior produtividade da mão-de-obra? Que fatores devem ser considerados na análise?

4. Como você descreveria a função da administração da produção em um quiosque de sanduíches?

5. Cite algumas inovações introduzidas pela Revolução Industrial que geraram grandes aumentos de produtividade.

6. Em sua opinião quais os setores da economia brasileira tem aumentos de produtividade mais acentuados?

Unidade 2 - Papel estratégico e objetivos da produção

A Administração da Produção diz respeito a tomada de decisão com relação ao processo de produção, de modo que o bem ou o serviço resultante seja produzido de acordo com as especificações, segundo as quantidades e prazos requeridos e a um custo mínimo.

Para qualquer organização que procura ser bem sucedida a longo prazo, a contribuição da sua função produção é vital. Imagine que a sua empresa pode alcançar uma "vantagem competitiva baseada na produção". Imagine que você é gerente de produção de um hospital, ou de uma fábrica de carros, ou de uma empresa de ônibus urbanos, ou ainda de um supermercado. Que tipos de ações você tomaria para contribuir com a competitividade da organização?

1. Os Cinco Objetivos de Desempenho

 Qualidade

Você desejaria fazer as coisas certas, ou seja, não gostaria de cometer erros. Desejaria satisfazer seus consumidores fornecendo bens e serviços "adequados a seus propósitos". Se a produção for bem sucedida em proporcionar isso, estará dando uma vantagem de qualidade para a empresa.

Por exemplo, no hospital, qualidade pode significar assegurar que os pacientes obtenham o tratamento mais apropriado, sejam adequadamente medicados, que suas instalações permaneçam sempre limpas e higienizadas, com funcionários bem preparados e educados.

Já em uma empresa de ônibus urbanos, qualidade significa ônibus limpos, silenciosos, que não emitem gases nocivos à saúde. Significa que os funcionários são corteses e solícitos com os passageiros.

O bom desempenho de qualidade em uma operação não apenas leva à satisfação de consumidores externos. Também torna mais fácil a vida das pessoas envolvidas na operação. Satisfazer os clientes internos pode ser tão importante quanto satisfazer os clientes externos. A Qualidade reduz o custo, pois quanto menos erros em cada unidade de produção, menos tempo será necessário para a correção e, consequentemente, menos confusão e irritação. A Qualidade também aumenta a confiabilidade porque se o pessoal raramente comete erros, não há desperdício de tempo corrigindo ou transferindo operações, mantendo a concentração em suas próprias tarefas.

 Rapidez

Você desejaria fazer as coisas com rapidez, minimizando o tempo entre a solicitação do consumidor e o seu recebimento. Fazendo isso, você estaria aumentando a disponibilidade de seus bens e serviços para os consumidores e estaria dando à empresa uma vantagem em rapidez.

Por exemplo, na fábrica de automóveis, rapidez significa que o tempo entre o pedido de um carro específico solicitado por um revendedor e sua entrega ao consumidor é o mais curto possível.

Por outro lado, no supermercado, significa a agilidade com que o consumidor chega à loja, estaciona o carro, faz as compras, passa pelo caixa, sai com o carro e chega em casa. Em operações como essa, rapidez também significa disponibilidade de bens. Se aqueles desejados pelos consumidores estiverem disponíveis nas prateleiras, serão rapidamente comprados, do contrário pode causar frustração e até desistência da compra.

Nas operações internas a rapidez reduz estoques, pois se as peças podem fluir mais rapidamente pelas unidades produtivas, como resultado os estoques intermediários entre cada estágio serão reduzidos.

 Confiabilidade

Você desejaria fazer as coisas em tempo para manter os compromissos de entrega assumidos com seus consumidores. Isso pode significar estar preparado para estimar uma data de entrega, comunica-la claramente ao cliente e, depois, entregar em tempo. Se a produção puder fazer isso estará proporcionando aos consumidores uma vantagem de confiabilidade.

Por exemplo um hospital com alto padrão de confiabilidade não cancelaria operações ou qualquer outro compromisso assumido com seus pacientes. Também entregaria exames em tempo.

Uma rede de supermercados confiável possui horário bem definido. Nunca deixaria faltar qualquer item que tivesse feito os consumidores acreditarem que encontrariam.

Internamente a confiabilidade economiza tempo e dinheiro, pois acredita-se que as atividades programas irão de fato serem executadas. Além disso, proporciona estabilidade, pois presume-se que não haverá "surpresas", e cada parte da operação poderá se concentrar melhor em sua atividade.

 Flexibilidade

Você desejaria estar preparado para mudar o que faz, isto é, estar em condições de mudar ou de adaptar as atividades de produção para enfrentar circunstâncias inesperadas ou porque os consumidores exigem tratamento exclusivo, de maneira que a variedade de bens e serviços produzidos precisa ser ampla o suficiente para satisfazer a todos eles. Estar em condições de mudar rapidamente para atender às exigências dos clientes dá à empresa a vantagem da flexibilidade.

A flexibilidade está associada a inovação de bens e serviços, a variedade desses, ao amplo volume de fornecimento e aos possíveis tempos de entrega diferentes.

Nas operações internas a flexibilidade agiliza a resposta pois, freqüentemente, a habilidade de fornecer serviço rápido depende da flexibilidade da operação. Também proporciona confiabilidade, porque ajuda a manter a operação dentro do programado quando os imprevistos perturbam os planos.

 Custo

Você desejaria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com