TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Usinas térmicas no Brasil

Trabalho acadêmico: Usinas térmicas no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2013  •  Trabalho acadêmico  •  2.735 Palavras (11 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 11

• Usinas térmeletricas são resposáveis por 15% da energia elétrica no Brasil. A maior parte (8,5%) dessa energia é gerada em usinas termelétricas que utilizam combustiveis fósseis como fonte de energia primária, e em menos parte (6,5%), biomassa como fonte de energia primária.

• 1584 usinas termeletricas em operação no país, distribuidas, em ordem decrescente: Sudeste, Norte, Nordeste, Sul e Centro-Oeste.

• Termelétricas que usam biomassa: bagaço da cana. Estado de SP é o maior produtor de cana de açucar e concentra em seu território, mais de 50% das usinas que produzem energia eletrica usando o bagaço da cana de açúcar como fonte de energia primária.

• Termelétricas que utilizam combustiveis fósseis: gás natural. Essas usinas eram responsaveis por 4,6% da oferta de energia elétrica no Brasil.

• Dependencia brasileira de energia termelétrica deve aumentar no futuro, pois o potencial disponível para o aproveitamento hidrelétrico nas bacias hidrográficas estão muito próximos do seu limite de aproveitamento.

• Excessiva dependencia brasileira em usinas hidrelétricas não é interessante pois em caso de diminuição da precipitação no país, haverá redução da capacidade das usinas instaladas gerarem energia elétrica.

• Essa diminuição já provocou uma crise em 2001 quando os indices pluviometricos no Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste reduziram-se 30%, provocando redução do volume de aguas de repressas hidreletricas e consequentemente a capacidade de elas gerarem energia elétrica.

• Governo brasileiro tem estimulado a construção de usinas termelétrica, especialmente as que utiliam gás natural, por essa fonte de energia ser mais limpa (menos poluente), por conter baixa presença de contaminantes, contribui para a redução do desmatamento, menor contribuição de emissoes de CO2.

• No Brasil, a Eletronuclear é responsável pelo conunto de operações desenvolvidas para a geração de energia elétrica de origem termonuclear. Essas operações abragem usinas que compõe a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA) nome dado em homenagem ao pesquisador do campo de tecnologia nuclear.

• Angra I entrou em operação em 1985, tem 657 MW de potência. Angra II entrou em operação em 2001 e tem 1350 MW de potência. Quando entrar em operação, Angra III terá capacidade para gerar 1350 MW, tornando o RJ praticamente autossuficiente em relação a energia elétrica.

Implantação de usinas nucleares tem sido alvo de criticas. Apoia-se no fato de o Brasil dispor de outras formas mais seguras de expandir a geração de energia elétrica no país. Não está previsto a construção de novas usinas termonuclerares no país.

Aulas 38 e 39 - Fontes alternativas de energia

• Economia mundial é extremamente dependente de combustíveis fósseis. Para reduzir essa dependencia, vários países tem realizado pesquisas sobre o uso de fontes alternativas de energia. Possível adotar fontes mais limpas e renováveis. Entre essas fontes encontram-se a hídrica, eólica, solar, geotérmica, a das marés e a proveniente da queima de biomassa. Os meios de captação de energia aproveitam as caracteristicas naturais de cada região.

• O Brasil, por apresentar grande quantidade de rios planálticos produz energia elétrica em usinas hidrelétricas. Isso explica porque a matriz brasileira apresenta uma participaçã relativa de fontes de energia renováveis muito acima da média mundial. Como nem todos os países apresentam em seu território grande potência hidráulica, são obrigados a usarem fontes não renováveis, como os combustiveis fosseis.

• Energia Eólica: proveniente dos ventos, é usada desde a antiguidade para mover embarcações impulsionadas à vela e engenagens de moinhos de vento e moinhos de água (bombeamento de água para irrigação ou drenagem de água de canais). Vento atinge um cata-vento que funciona como elemento de captação e transformação da energia eólica em energia meanica, cua ação faz girar o eixo que impulsiona uma bomba da água ou a engrenagem que move uma moenda de grãos. Nos dias atuais, é utilizada para movimentar aerogeradores, gerando energia elétrica. Os países que mais produzem são: China, Estados Unidos, Alemnha, Espanha e Índia. Participação na matriz de eletricidade mundial é relativamente pequena (1,5% do total gerado de eletricidade no mundo). Limitações geográficas. Na matriz de eletricidade brasileira é muito pequena. A maior parte das usinas eólicas existentes no Brasil estão concentradas no Nordeste, que apresenta mais potencialidade natural para a instalação desse tipo de usina. Ceará, Rio grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.

• Energia Solar: fonte primordial de energia, sem a qual não haveria vida na Terra. Responsável, direta ou indiretamente pelas demais formas de captação de energia. Pode ser transformada em energia eletrica ou térmica (termossolar). A energia solar convertida em energia elétrica consiste na transformação direta da luz solar em eletricidade (efeito fotovoltaico). Utilizado pela 1 vez na Europa. Custo de obtenção muito alto, somente mais tarde, na decada de 80, tornou-se viável seu aproveitamento comercial. Já a energia térmica, obtida a parti de sistemas que absorvem energia solar para o aquecimento da água, é menos custosa, amplamente utilizada em residências. Os países que mais produzem são: Alemana, Espanha, Japão, Estados Unidos e Itália. No Brasil, utilização é relativamente pequena, mas deve crescer nos próximos anos, como resultado da viabilidade economica de utilizá-la em residencias, ja que o custo para gerar eletricidade e ainda eh inviavel do ponto de vista econômico.

• Energia Geotérmica: aproveitamento do calor interno da Terra. Captado em alguns locais de intenso vulcanismo e usado no aquecimento de agua de casas podendo mais raramente ser usado para mover turbinas que geram energia elétrica. Os paíse que mais produzem são: EUA, Filipinas, Indonésia, México e Itália. No Brasil não existem usinas geotérmicas.

• Energia das Marés: aproveitamento das águas movimentadas pelas marés para produzir energia elétrica. Durantes os periodos de cheia (maré alta) as águas são armaenadas em um grande reservatório. Depois, durante as marés baixas abrem-se as cmportas e as águas liberadas movem turbinas que geram energia elétrica. Grande empecilho: custos de geração. São adotadas em muitos países, mesmo que em pequena escala: França, Reino Unido e Japão. Não existe nenhuma usina maremotriz no Brasil.

• Energia de Biomassa: obtida de matérias organicas (madeira, na forma de carvão vegetal, lixo, milho, óleos vegetais na forma de bio combustíveis,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com