TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vida Humana

Ensaios: Vida Humana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/8/2014  •  939 Palavras (4 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 4

EQUIPE:

FIRMINO, ODACY

EDCARLOS GONZALEZ

JULIANO BORGES

TRABALHO DE ANTROPOLOGIA FILOSOFICA.

A VIDA HUMANA

(HOMO VIVENS)

Trabalho de antropologia filosófica sobre a vida humana ( homo vivens )apresentado como requisito para aprovação da disciplina do curso Livre de Teologia.

Prof.: Wilton

SALVADOR

2014

INTRODUÇÃO

Antropologia filosófica é a antropologia encarada metafisicamente; para a metafisica a vida é um processo constante de relacionamentos. Antropologia filosófica é um ramo da filosofia que investiga a estrutura essencial do homem. Neste trabalho a nossa intenção é procurar compreender a importância da antropologia filosófica dentro do mundo cristão. Aproximar então esta compreensão com o do ponto de vista filosófico como: O é a vida¿ O que separa o ser vivente dos não viventes¿ Qual o diferencial do homem vivente dos demais ser vivo¿ Quem é o homem¿ E quem ele é¿ De onde ele veio¿ Qual o seu papel aqui na terra¿ Qual o seu destino final¿ Para que se faça a comparação do homem do ponto de vista cristão, com o ponto de vista filosófico e para ter suas convicções é preciso ter estas informações de forma objetiva. Deve-se partir do princípio que para a filosofia, a ciência, a psicologia, religião, a psicanalise, sociologia, enfim, cada uma delas tem uma definição segundo o seu ponto de vista de que é o homem¿ ou, o que é a vida¿ Assim, se pergunta: Qual será o conceito verdadeiro o que é a vida¿

Genesis 2.7 – E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego de vida; e o homem foi feito alma vivente.

Partindo desta compreensão, o homem passou a ter uma vida e deste princípio , pode-se dizer que ela é um sopro, um fôlego, um ar, uma existência, ou duração da existência, se conclui. Mas, segundo o dicionário da língua portuguesas a vida é o espaço de tempo entre o nascimento e a morte. Portanto, buscando a compreensão do que é a vida (homo vivens) dentro da antropologia filosófica requer uma largueza de conhecimento do assunto, visto que, ela investiga a estrutura essencial do homem, assim se torna complexa e misteriosa e vai muito além da mera palavra “vida”. Entende-se que a vida é uma dádiva suprema a todos os seres viventes dada por um Ser Superior ( Deus), e não é exclusividade humana, mas, também para os moluscos, ás plantas, aos animais. Ela vai além do conceito dado pela biologia que afirma que a vida é uma disposição particularmente complexas de certo tipos de moléculas. Além do conceito cientifico: a vida é uma particular organização da matéria. Do ponto de vista dos leigos: a vida é amor, é luta, é dor, é ter esperança. Assim pode se dizer que não há convicção de uma conceituação a respeito dos mistérios que permeiam o significado da vida.

Ela continua sendo objeto de estudo. É objeto de estudo também descobrir o fenômeno, ou mistério que realiza entre os seres viventes e os separa dos não viventes. São Tomás escreveu: “ São viventes aqueles entes que se movem por si mesmo”. Os não viventes são os privados de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com