TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violencia Urbana

Exames: Violencia Urbana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2013  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  901 Visualizações

Página 1 de 3

A violência urbana

Ao assistir os noticiários infelismente se tornou comum vermos casos de crimes que chocam a sociedade por sua crueldade, frieza e astúcia. A violência se tornou uma das principais preocupações dos brasileiros, que preferem se trancar dentro de casa, colocar grades nas janelas para se proterger desses criminosos que deviam estar trancados ao invés de pessoas inocentes.

Jovens e o crime

As estatísticas de criminalidade mostram que boa parte dos envolvidos em crimes violentos no Brasil, são jovens entre 15 á 24 anos geralmente pobres e moradores de periferia 40% das mortes nessa faixa etária são por conta da violência, m sua maioria, esses adolescentes tinham algum tipo de ligação com delitos como roubo e tráfico de drogas.

De fato os jovens que vivem em comunidades são induzidos por traficantes á entrar no mundo do crime, por que não veem outra opção, pois no país em que vivemos as oportunidades que surgem são muio poucas para os mais pobres .

E cada vez estão mais desinteressados á ir para escola, e mais uma vez ficando nas ruas aprendendo o que não presta. Quando eles abandonam as aulas, a chance de conseguirem se qualificar para bons empregos fica ainda mais difícil. Diante de trabalhos e remuneração ruins, percebem que o mundo do crime oferece uma possibilidade de ganho maior e mais rápido.

Causas

Basicamente as causas da violência urbana são o desemprego, desestrura familiar, tráfico de drogas, discussões , banais, entre outros, que preocupa tanto os países em desenvolvimento quanto os desenvolvidos.

A pobreza e desigualdade são um dos fatores que estimulam a violencia e criminalidade.

O Estado também falha na repressão ao crime organizado. Os policiais são mal remunerados e muitos corruptos. E há uma sensaçõ de impunidade provocada pela lentidão da Justiça brasileira.

Consequências

As consequências da violencia urbana vemos diariamente noticiadas pela televisão, rádio, jornais , no nosso bairro ou até mesmo dentro da nossa casa, como: sequestros, assaltos, estupros, assassinatos, entre outros, causando pavor na sociedade. Alguns exemplos são o caso que aconteceu recentimente da manicure Susana qque ligou para a escola de João de 6 anos se passando por sua mãe, pedindo para levar a criança, foram de táxi á um hotel onde teria asfixiado o menino. O caso do goleiro Bruno que teria matado sua amante Eliza Samudio. E uma violência que nunca vou esquecer é o assassinato da menina Isabela Nardoni pelo pai e madrasta, mostra que a violência esta em todo lugar mesmo, pois o próprio pai foi capaz de matar a filha sem culpa nenhuma, deixando a população revoltada com tanta frieza e maudade em uma pessoa, e deixando a mãe da criança com marcas que nunca serão apagadas.

Há tambem uma consequência econômica aos cofres públicos, ao invés de fazer investimentos na área de aducação, lazer, saúde, acabam aplicando em segurança.

Como resolver esse problema :

Criar programas focados nos jovens, dar todas as chances possíveis para este ser uma cidadão direito , um exemplo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com