TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violencia Urbana

Artigos Científicos: Violencia Urbana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2014  •  2.670 Palavras (11 Páginas)  •  692 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO .........................................................................................................................04

CAPÍTULO 1 - O QUE É VIOLÊNCIA? 05

1.1- DEFINIÇÃO NO DIREITO 05

CAPÍTULO 2 - SITUAÇÃO ATUAL DA VIOLÊNCIA 06

CAPÍTULO 3 – CONSEQUÊNCIAS E CUSTOS PARA A SOCIEDADE 08

CAPÍTULO 4 – COMPARAÇÃO DO BRASIL COM OUTROS PAÍSES 10

CAPÍTULO 5 – SOLUÇÕES ADOTADAS EM OUTROS PAÍSES 11

CAPÍTULO 6 – ALGUMAS HISTÓRIAS 12

CAPÍTULO 7 – SOLUÇÕES VIÁVEIS 14

CONCLUSÃO 15

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16

ANEXOS.................................................................................................................................. 18

Introdução

Este trabalho relata a violência no esporte por parte das torcidas, sejam elas organizadas ou não.

No decorrer, definiremos o que é a violência no direito, como surgiram as brigas nos estádios, de onde surgiram os Hooligans e contaremos algumas histórias de violência em outros esportes como o ciclismo e vôlei. Ao final, serão apresentadas soluções para evitar as manifestações de vandalismos dos torcedores.

Capítulo 1 - O que é violência?

Para começarmos a escrever sobre a violência nos esportes por parte das torcidas, devemos definir o que é.

Segundo livros e internet, “O termo deriva do latim ‘violentia’, que significa força, vigor, contra qualquer coisa ou ente.” “É o ato ou efeito de violentar, de empregar força física.” “É um comportamento que causa algum dano a uma pessoa, ser vivo ou objeto, podendo afetar a integridade física ou psicológica, às vezes com força ou simplesmente com a palavra”.

Violência é diferente de força. A violência se caracteriza pela ação de agredir, baseada na ira/raiva por alguém ou algo, já a força é considerada como uma energia ou “firmeza” de algo, segundo filósofos.

1.1- Definição no Direito

Segundo Michaud (1989) “Em direito penal, todos os atentados à pessoa humana não são chamados violência. O homicídio voluntário constitui como estupro. As violências propriamente ditas são consideradas nos artigos 309, 310 e 311 do Código Penal na rubrica ‘Agressões, violências e vias de fato’”.

“Dizem os juristas: são ‘atos através dos quais se exprimem a agressividade e a brutalidade do homem, dirigidas contra seus semelhantes e causando-lhes lesões ou traumatismos mais ou menos graves’”.

“Jogar alguém no chão, cuspir nele, arrancar-lhe os cabelos constituem violências e vias de fato. O mesmo ocorre com as ameaças ou o dano brutal aos bens, que conduzem a perturbações psicológicas. Existe ainda uma categoria das violências leves (art. R 38-10 do Código Penal) que constitui uma contravenção de quarta categoria. São assim caracterizados atos sem verdadeira troca de agressões, tais como empurrar alguém, cuspir nele sem atingi-lo, atirar-lhe detritos. Por outro lado, não se deve esquecer que a lei permite certas violências em condições bem definidas: no âmbito do esporte, da cirurgia ou da manutenção da ordem.

Em direito civil, a violência caracteriza a coação exercida sobre a vontade de uma pessoa para forçá-la a concordar.”

Capítulo 2 - Situação atual da violência

Levar os filhos ao estádio hoje em dia é uma tarefa que não se vê com tanta freqüência. Assistir uma partida de futebol virou sinônimo de confrontos entre torcidas organizadas e medo entre torcedores que vão prestigiar o espetáculo em campo.

Paz nos estádios virou slogan para amantes do futebol e para quem gosta de um bom espetáculo, mas para membros de torcidas organizadas a violência é mais importante que o resultado da partida. Não sabemos se o intuito de tantas barbáries é para ter fama de melhor torcida organizada ou satisfazer seu ego praticando a violência, mas para esses vândalos, derrubar o torcedor adversário é mais valioso que um gol do próprio time.

A violência dentro dos estádios praticamente foi abolida devido a algumas medidas de segurança que foram tomadas, tais como, câmeras em todo o estádio, cadastramento na polícia militar de cada membro de torcida organizada que vai ao estádio e mais policiamento dentro e fora dos campos. Tais medidas não intimidam esses agressores que em dia de partida, marcam encontros em toda a cidade em pontos estratégicos em que o policiamento tem uma grande dificuldade em contê-los logo após começar o confronto. A polícia até tenta, mas conter esses confrontos é muito difícil devido ao grande número de torcedores que comparecem e ao número de policiais enviados para as áreas de maior perigo.

Em um confronto entre duas torcidas, são sempre grupos de no mínimo 20/30 pessoas a fim de acabar com a torcida adversária jogando pedras, paus, objetos sólidos que possam machucar e levar ao hospital com apenas um acerto. E normalmente não tem número o bastante de policiais para conter, com tranqüilidade, os grupos adversários. Por isso sempre precisam da ajuda de cavalarias, cães, armas com bala de borracha, bombas de efeito moral e muitos outros equipamentos que possam dispersar e conter, pelo menos naquele momento, as torcidas, pois mais tarde, aqueles mesmos grupos possivelmente estarão se enfrentando em estações de metrô, trens, e diversos outros lugares.

A sociedade diz que a causa desses confrontos são psíquicos ou socioeconômicos, os dois fatores claro que conduzem a um comportamento mais agressivo de um ser humano, mas não justifica tais fatos. Levando em consideração os dados que encontramos devido a situação da violência entre torcidas organizadas hoje em nosso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com