TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vivencia Crista

Ensaios: Vivencia Crista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/7/2014  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

DEPARTAMENTO DE CIENCIAS HUMANAS- CAMPUS VI

COMPONENTE CURRICULAR: TEXTO E DISCURSO

DOCENTE: MIRIAN RIBEIRO

DISCENTE: Ana Ernestina Chaves Brito

Análise entre os textos de Dantas e Dunker

O texto de Dunker “Discurso e Ideologia” veem ressaltar aspectos condizentes a nossa sociedade confrontando historicamente em um discurso de valores e significados que se entrelaçam através da ideologia.

Dunker situa ideologia como estudo da formação espontânea das ideias a partir das diferentes faculdades mentais (vontade, juízo, pensamento, memoria, etc)

Diferentemente de Dantas que a introduz de sobremaneira em seus discursos relacionando e refletindo suas teorias assemelhando em outros pontos como a visão de espaço, tempo e lugar, confrontando e dialogando com outros autores sobre as inferências analíticas da língua, linguagem e ideologia presentes em um discurso.

Ainda segundo Dunker a ideologia equivale a uma espécie de condição de possibilidade para a interpretação do mundo do Outro ao mesmo tempo em que “produz” as formas subjetivas ou os pontos de vista para tais interpretações, terminando por “esconder”, deformar ou torcer o processo e as estratégias pelas quais isso é realizado. Notadamente é o que Dantas traz nas Análises dos Discursos, ou seja, tudo esta envolvido nas ideologias assim como cita e discute Pêcheux, Max, Althusser, Henry, Charaudeau, Orlandi, etc. Não meramente o todo, mas as partes que compõe nas analises discursivas de um texto em que predomina o processo particular de um sujeito.

Enquanto Dunker discute o processo da ideologia e a alienação na sociedade, Dantas vem analisar como se dá o discurso na visão critica usando artefatos que os comprove tais como a ordem da língua, definida como o resultado de um trabalho simbólico de sujeito de estruturar/desestruturar. Vista por Orlandi, como lugar do equivoco e deslocamentos do sentido.

Tanto Dantas como Dunker apresenta no discurso concepções acera da fala, do lugar e espaço por onde o sujeito constitui o objeto do inconsciente caracterizando-o como sujeito determinante.

REFEÊNCIAS:

DUNKER, Christian Ingo Lenz. Discurso e Ideologia In: Re-discutir texto, gênero e discurso. Inês Signorini e Anna Christina Bentes(orgs.). São Paulo: Parábola,2008. p.185-212.

DANTAS, Aloísio de Medeiros. Sobressaltos do Discurso – Algumas aproximações da análise do discurso; Campina Grande: EDUFCG, 2007.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com