TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DAS CICLOVIAS

Por:   •  24/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  1.124 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

As ciclovias exercem um fascínio enorme sobre a população em geral, principalmente sobre os ciclistas leigos, os quais acreditam que só a segregação do ciclista em relação ao trânsito de veículos automotores proporciona segurança no pedalar. Hoje é vista não só como meio de lazer mas também fazendo parte do sistema de mobilidade publica. A ideia deste trabalho é estimular a reflexão sobre a organização do trânsito nas cidades, para que a bicicleta se torne de fato uma opção de transporte.

Diferenças entre Ciclovias e Ciclofaixas

Ciclovias, ou como o nome já diz pista ciclável, são espaços somente para bicicletas, onde há uma separação delas dos outros veículos.

Ciclofaixas são espaços pintados no chão que são de uso exclusivo das bicicletas, porém não há uma separação física dela com os demais veículos.

Relação com Durkheim – Fato Social

Durkheim dizia em seu livro “ As Regras do Método Sociológico” que deveria ser utilizado como objeto de estudo para a sociologia o chamado fato social.

O fato social é tudo aquilo que pode obrigar o ser humano a exercer, seja, interno ou externo em relação sua relação com a sociedade. Assim podemos classificar o fato social como: as regras jurídicas, morais, dogmas religiosos, sistema financeiro, formas de agir, costumes, entre outros.

Durkheim utiliza em seus estudos as estatísticas para explicar o fato social.

Foram feitos vários levantamentos, como por exemplos:

* Apoio as ciclovias em SP cai de 80% para 56% (anexo 1)

* Os aspectos que mais favorecem a atração de novos usuários a optar pelas bicicletas são: a construção de ciclovias e mais segurança para os ciclistas (anexo 2)

* Frequência do uso das ciclovias (anexo 3)

Qual a importância das ciclovias?

As ciclovias tem principal necessidade para a segurança dos ciclistas, o problema é que no Brasil a grande preferência são dos carros, dessa forma tudo que é planejado tem como objetivo favorecer os carros mesmo com o alto índice de acidentes que acabam resultando em mortes.

Pontos Positivos

* Segurança dos ciclistas, dessa forma ajudando a preservar sua vida.

* Ajudam no comércio. Os ciclistas para os comércios são clientes que passam em baixa velocidade, podendo assim parar facilmente em frente as vitrines para observar o que há vender e não precisam de grandes espaços nos estacionamentos. EX: Região do Largo 13 de Maio em Santo Amaro. Outro exemplo é o Times Square em Nova York.

* Melhora a qualidade de vida.

* Faz bem a saúde.

* Economiza Tempo

* Poluição Menor

* Evita congestionamentos que ocorrem pelo transporte público.

* Aumento das vendas de bicicletas

Pontos negativos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (47.3 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com