TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria do Conhecimento

Por:   •  2/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  945 Palavras (4 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 4

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

       [pic 3]

  Avaliação a Distância

   

Unidade de Aprendizagem: Teoria do Conhecimento

Curso: Turismo VI

Professor: Sílvia Natália Barbosa Back

Nome do aluno: Gisele Marques Mitchell

Data: 10/08/2015

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1 (3,0 pontos)

Baseado na leitura dos tópicos de estudo da unidade de aprendizagem “Teoria do conhecimento”, responda resumidamente:

a) Forneça um conceito para o termo “conhecimento”, ou seja, o que é conhecimento?

        Conhecimento é a capacidade do sujeito de compreender os objetos, os seres e a natureza ao seu redor. É a obtenção de dados para o entendimento da realidade em que vive e a utilização dessas informações no seu dia a dia.

b) Diferencie o conhecimento humano daquele pertencente a outras espécies de seres vivos.

        O conhecimento humano diferencia-se dos demais seres vivos devido ao comportamento mediante as situações que lhe são apresentadas. Nas outras espécies, a reação é imediata, instintiva, visando à sobrevivência da espécie.

        Já o ser humano tem a capacidade de analisar e verificar as circunstâncias e agir de forma consciente, de acordo com experiências e conhecimentos próprios ou adquiridos, buscando e transmitindo melhor compreensão sobre seu mundo.

c) Explique pelo menos um aspecto que se relacione à importância do estudo da teoria do conhecimento para o estudante universitário.

        A teoria do conhecimento torna-se imprescindível para o estudante universitário por ela investigar as origens e a autenticidade do conhecimento e sua aplicabilidade, ou seja, através dela percebe-se a necessidade de adquirir e divulgar as aprendizagens vivenciadas e experimentadas no mundo acadêmico, além de torná-lo crítico e argumentativo.

Questão 2 (3,5 pontos)

O conhecimento filosófico e científico são geradores dos mais importantes de progresso humano. Inicialmente, os gregos filósofos forneceram muitos conceitos racionais na tentativa de explicar os fenômenos que os cercavam. Com o passar do tempo, o conhecimento filosófico precisou ser complementado pelo científico para “dar conta da vida real”. Portanto, a vida do homem moderno precisou de um conhecimento aplicável e eficiente na invenção de tecnologias de produção, para o domínio e exploração da natureza, urbanização, entre outros. CITE e EXPLIQUE pelo menos dois aspectos relacionados ao conhecimento filosófico e/ou científico que ilustram o contexto mencionado. Em outras palavras, por que o mundo moderno não seria possível se fosse baseado somente em filosofia?

        O mundo moderno necessita da ciência por ela buscar soluções para os problemas através de métodos estabelecidos, pela prática e experiências e à sua capacidade de comprovação das mesmas. Não podendo se apoiar somente na filosofia, pois a mesma baseia-se no racionalismo, no uso da razão para explicar os acontecimentos, onde a verdade é conhecida através da dedução e especulação, sem experiências.

        O conhecimento científico, com sua capacidade de autenticação da realidade de forma objetiva e racional, tornou-se fundamental para a humanidade atual, que necessita de justificativas, de certezas e não mais de suposições e teorias não verificáveis.

Questão 3 (3,5 pontos)

 A idade média é conhecida como a “idade das trevas” quando são considerados os fatos ocorridos neste período que perturbaram o avanço e a geração de conhecimento. Explique pelos menos dois eventos medievais que atrasaram o desenvolvimento do conhecimento humano.

        A Idade Média , reconhecida por muitos escritores como a “idade das trevas” para o desenvolvimento do conhecimento humano, está relacionada com o declínio do Império Romano e a consolidação do poder da Igreja Católica na Europa, mantendo o domínio da política, da economia e também da cultura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (345 Kb)   docx (77.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com