TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação - Inglês

Por:   •  23/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 2
  • Rio, 13/09/202

AD1 de Cultura Brasileira

Nome: Leonardo D. E. de Freitas

Matrícula: 17217130198

Polo: Duque de Caxias

Neste trabalho, a discussão se dá através dos temas das desigualdades raciais e do próprio racismo cuja implementação parte das políticas públicas do nosso Brasil para com os negros que no caso, foram os escravos do país. Na tentativa de promover a igualdade racial, se foi perdido a intenção ou se percebe na autoria do texto uma visão mais realista da vontade ou de fazer o que era certo e que desde então, observamos as lacunas da falta de estrutura, políticas públicas e cuidados. Descreve a relação entre a questão racial, a transição do escravismo para o trabalho livre o mercado de trabalho atual, a precariedade, a informalidade, o subemprego. É discutido no texto as bases e pressupostos do pensamento racista, analisados de diferentes correntes de pensamentos.

O autor passa a ideia de que foi incutida a noção de que somente a imigração seria ideal para compor crescimento da economia do país, já que se achavam superiores aos negros. Em nenhum momento da história as políticas públicas deram apoio aos ex escravos quanto à essa questão, a do preconceito de intelecto. Não se observa nenhuma forma de instruir e educar os negros nesta época.

Como diz Furtado, o homem formado dentro desse sistema social [a escravidão] está totalmente desaparelhado para responder aos estímulos econômicos. Quase não possuindo hábitos de vida familiar, a ideia de acumulação de riqueza é praticamente estranha. Demais, seu rudimentar desenvolvimento mental limita extremamente suas “necessidades”, cabendo-lhe um papel puramente passivo nas transformações econômicas do país.

Ficaram excluídos à própria sorte após a “liberdade”, se juntando aos contingentes de trabalhadores nacionais livres que não tinham oportunidades de trabalho em ambientes com maior potencial de crescimento na economia.

O autor do texto deixa claro que seu pensamento quanto à falta de planejamento das políticas públicas voltadas para a promoção da igualdade racial. Não deram o devido valor, não pensaram nos problemas habitacionais, na questão da urbanização e crescimento das cidades, a preocupação em infraestrutura e saneamento básico. E parece ser uma covardia o que foi feito para estas pessoas,

Despertar o interesse da leitura do livro, pois é muito importante conhecer a história por trás das boas ou más intenções das autoridades competentes do nosso país, nos despertando para olhar e entender por que as coisas são ou estão como estão, pois na prática, está longe de acontecer uma democracia racial que integre o negro na condição de cidadão diferenciado dos demais.

Sem o alcance deste objetivo, não há democracia nem políticas públicas tratando deste assunto.   .  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (54.3 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com