TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Geral e Turística - Como montar uma agência de Turismo

Por:   •  10/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 2

PROCEDIMENTOS PARA MONTAR UMA AGÊNCIA DE VIAGEM

Como sabemos o processo de constituição e registro de uma sociedade requer o cumprimento de diversas etapas, claramente distintas, a serem efetuadas em várias instâncias públicas e também em aspectos pessoais dos sócios e que objetivam a empresa a operar no menor prazo de tempo possível.

Devemos iniciar as pesquisas de preços de aluguel e/ou compra do local onde será estabelecido a Agência. A localização deverá ter autorização de abertura perante o órgão responsável Municipal (alguns Municípios não aprovam a abertura de empresas – com portas abertas para a rua e atendimento comercial – em bairros estritamente residenciais).

Seja em um Centro Comercial, uma sala em local de fácil acesso e de grande fluxo de pessoas com preço acessível ao início da operação comercial.

Um passo importante é a definição do nome comercial, aquele por qual a empresa será reconhecida. Tem que haver um algo forte e que chame a atenção e também estar dentro dos parâmetros de denominação social estipulado pelo órgão responsável e de acordo com a Natureza Jurídica, seja ela Sociedade Limitada (onde teremos pelo menos 2 sócios), Empresário Individual ou o MEI – Micro Empreendedor Individual.

Outro detalhe também bastante importante é a busca de um profissional de contabilidade sério e com experiência para o acompanhamento de todo o processo de abertura e também após, para acompanhamento mês a mês. É importante a entrega de todas as obrigações mensais e acessórias em todos os âmbitos Federal e Municipal, na emissão das notas fiscais, cálculo de impostos mensais e anuais, folha de pagamento de funcionários, impostos sobre a folha de pagamento até o resultado do exercício anual, balanço e balancetes mensais, entre outros.

Após a escolha do local, Nome Comercial característica Jurídica da Empresa – se Individual ou Societária, podemos dar início à:

Constituição e Registro da Sociedade.

Neste item temos a elaboração de Contrato Social, elaborado conforme Lei 10.406/02 Novo Código Civil; o registro deste junto à Junta Comercial de SP, à Secretaria da Receita Federal e à Prefeitura do Município, até o acompanhamento quanto à autorização de impressão de notas fiscais de acordo com o sistema de emissão utilizado pelo Município e Alvará de Licença e Funcionamento de Bombeiros.

Teremos um período de aproximadamente 4 semanas ou mais para estarmos com toda a documentação em ordem.

Quanto ao custo de abertura e registro da sociedade teremos, além dos honorários contábeis, algumas taxas de inscrição, por exemplo taxa de balcão da Junta Comercial que varia de acordo com o local escolhido para prestar este serviço, taxas de registro estaduais que também irão variar de acordo com a natureza jurídica da nova empresa (se Sociedade Limitada as taxas serão maiores do que um Empresário Individual).

Outras despesas com cópias simples, cópias autenticadas, reconhecimento de firma e a Taxa de Licença e funcionamento de acordo com a tabela do Município.

Esse investimento não deverá ultrapassar R$ 1.000 (hum mil reais).

Bibliografia:

Texto próprio de acordo com minha experiência profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (51.8 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com