TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECONOMIA Brasil

Tese: ECONOMIA Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  Tese  •  1.465 Palavras (6 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 6

ETAPA 1

A área estudada foi o turismo . Pois é um ramo que vem crescendo e ampliando muito.No entanto quem viajava,quem podia gastar dinheiro com lazer,viagens,final de semana fora com a família eram os “ricos”,quem tinha dinheiro.Hoje , o leque de possibilidades,de opções para os turismos interior e exterior cresceu muito,os preços caíram,ofertas foram criadas,ofertas pela internet com descontos atraentes foram feitas para chamar também aqueles consumidores de classe “C”.Os consumidores dessa faixa de renda estão investindo mais nas férias,atraídos pelas promoções e ofertas que estão sendo postas a venda.Outro fato que facilita as famílias com uma menor renda é o transporte,com tantas opções de transporte fica mais fácil ir e vir de qualquer lugar rapidamente confortavelmente e com muitas formas de pagamento.

O momento agora no Brasil é o turismo,com os eventos que estão para acontecer no Brasil, olimpíadas ,copa do mundo,copa das confederações.Assim automaticamente turistas de todo o mundo vão ser atraídos para o Brasil.O momento agora é de investir nisso,construir hotéis,pousadas,restaurantes,tudo para agradar os turistas,se é a primeira vez que vierem,e conheceram os pontos turísticos e gostaram,vão voltar muito mais vezes,pode apostar.

Chapada dos Guimarães que é próxima a cidade onde vivemos tem um potencial turístico incrível,nossa cidade fascina a todos que vem para passar as férias. Aqui o povo é bonito ,aconchegante,alegre,simpático.Pessoas de todo o mundo inteiro vem passar férias nos pontos turísticos de Mato grosso . Estudamos a demanda e procura por esse tipo de segmento,vimos que é um negócio promissor,que vem crescendo muito,que vem ganhando muito influência,não só na Europa onde se concentram a grande maioria dos turistas do mundo,mas também no Brasil,pessoas de várias outras classes econômicas estão gastando com turismo.O turismo vem ajudando muito a economia de nossa cidade,estado,país,tem muita influência na economia.

Há alguns anos atrás o turismo não era bem visto no Brasil como uma atividade econômica lucrativa, não havia investimentos pesados nessa área,hoje em dia isso mudou muito.Pesquisas feitas apontam que nos últimos 4 anos as verbas do governo para o setor cresceram dez vezes e metas foram traçadas,a exemplo do que qualquer empresa privada.O turismo é o quinto produto principal da balança brasileira.Portanto o negócio que escolhemos tem tudo para dar certo.

Chapada dos Guimarães tem vários atrativos turísticos: 46 sítios arqueológicos; dois sítios paleontológicos; 59 nascentes; 487 cachoeiras; 3.300 km² de Parque Nacional; 2.518 km² de Área de Proteção Ambiental; duas reservas estaduais; dois parques municipais; duas estradas-parque; 157 km de paredões; 42 imóveis tombados pelo Iphan; 38 espécies endêmicas.O artesanato local é uma das referências na cidade, com vários artesãos locais que chegaram ou nasceram na cidade e, que ali, foram crescendo e vivendo do artesanato, que é exposto em praça pública de terça-feira a domingo para os habitantes e turistas. Existe um projeto de uma "Rua do Artesanato", que visa criar um local específico para os artesãos, mas nada projetado ainda. Além de todas estas opções, o município conta com o turismo nos dias mais frio do ano, quando a temperatura pode diferir-se até -2°C para menos, da próxima capital Cuiabá.

ETAPA 2

A formação dos preços de venda dos produtos ou serviços obedece a várias técnicas e estratégias; porém, a mais antiga e, portanto, a mais usada é a formação de preços por meio da apuração dos custos dos produtos e/ou serviços. Assim sendo, os métodos de custeio são considerados fontes gerenciais de extrema importância para a tomada de decisões, para a obtenção de lucros e para o alcance dos objetivos previamente traçados. Atualmente, são utilizados pelas empresas quatro métodos para a apuração dos custos dos produto/serviços: o custeio por absorção, o custeio direto/variável, o custeio baseado em atividades (ABC) e o custeio meta. O custeio por absorção define que todos os gastos na produção são considerados custos, tanto os diretos como os indiretos, fixos ou variáveis. Os custos indiretos, devido a sua difícil identificação, são alocados aos produtos por meio de rateio. O custeio por absorção caracteriza-se, principalmente, por ser o único aceito pelo fisco e por atender aos princípios da contabilidade. O custeio direto/variável diz que os custos fixos são considerados despesas, não sendo apropriados para a apuração do custo unitário dos produtos. Somente os custos que variam com a produção é que compõem a apuração dos custos dos produtos. O ABC identifica os custos por atividades, medindo a quantidade de recursos dispensados para a realização de tais atividades. No ABC, ao serem apropriados os custos às atividades, todos os custos ou despesas são considerados variáveis diante dos direcionadores de custos. O custeio meta tem por objetivo principal reduzir ao máximo os custos de fabricação, pois o preço de venda dos produtos é determinado pelo mercado, portanto, quanto menores os custos, mais competitivo se tornará o produto.

Considerando que o lucro de uma empresa corresponde á diferença entre a receita e o custo, logicamente, quanto maior for esta diferença, melhor para a empresa. Sendo assim, a maximização de lucros nas organizações está relacionada ao desenvolvimento de mecanismos para que o custo marginal seja equivalente à receita marginal, sempre visando minimizar os custos, estudando os níveis de produção, gestão de custos, demanda e avaliando quais as medidas cabíveis ao seu segmento, a fim de aumentar os lucros e tomar providencias para ter resultados mais lucrativos.

O conceito de maximização de lucro, bem como vimos na etapa anterior é um importante agente no momento de dar as diretrizes e traçar as metas da empresa visando o lucro máximo que poderá

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com