TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informativo India

Por:   •  18/11/2015  •  Artigo  •  4.205 Palavras (17 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 17

                Índia 2015

Por João Vieira

 

Importante: as dicas abaixo são fruto da experiência pessoal do autor. Selecione somente aquelas que fazem parte do seu estilo de viajar, com base nas suas próprias experiências no exterior.

Esta é uma viagem em grupo com a companhia de professores de yoga, auxiliados por guias e tradutores indianos e brasileiros. Se você tem interesse pela cultura, filosofia e por aspectos sociais do povo indiano - mas acha que ainda não é o momento de aventurar-se sozinho pelo país - é provável que você tenha escolhido o grupo certo.  Aulas de yoga, visitas a templos, monumentos, restaurantes e locais de compras compõem o cardápio, sem que você seja obrigado a participar de tudo. Você poderá escolher alguns dos roteiros oferecidos ou resolver fazer o seu próprio passeio – em pequenos grupos ou individualmente. Sempre há também a possibilidade de ficar descansando no hotel, observando os seus limites físicos e recarregando as baterias. As dicas a seguir servirão de base para as suas próprias dicas futuras, quando retornar ao Brasil e recomendar a Índia aos amigos. Boa viagem!

Preparando-se

- Para informar-se sobre o visto, vacinas e outros tópicos visite

http://www.indiaconsulate.org.br/ 

- Considere e pesquise sobre seguro de viagem e suas coberturas

O que levar?

Não há como definir exatamente o que levar nesta viagem. Pense sempre que é melhor viajar com menos peso, contando com a possibilidade de embarcar em trens e ônibus. Lembre-se de que você deverá ser responsável pela segurança e carregamento da sua própria bagagem.

Contrariando a ideia de que a Índia é um país atrasado, há quase de tudo para se comprar por lá. Há muitas farmacinhas, mesmo em cidades menores, que têm uma variedade enorme de produtos. Você pode interagir com os hábitos locais utilizando os sabonetes e cremes dentais da região, que muitas vezes têm ingredientes naturais e um gosto/cheiro bom de Índia. Há uma marca de produtos chamada Himalaya www.himalayahealthcare.com

que oferece quase tudo que você possa precisar em termos de cosméticos e medicamentos fitoterápicos. Mas se você já está muito acostumado com seus próprios produtos, talvez seja melhor não se arriscar.

Se for despachar objetos pelo correio, guarde as notas fiscais para poder retirá-los na alfândega do seu país, no caso de ficarem retidos.

Consulte também  http://www.fabindia.com/products/ 

Prefira roupas confortáveis e fáceis de lavar. As mulheres devem levar roupas que cubram os ombros e tornozelos. Mangas longas e calças - para ambos os sexos - evitam picadas de insetos. Os indianos acham estranho que adultos usem shorts/bermudas, pois lá são roupas de crianças. Leve também um calçado fácil de colocar, já amaciado, sem cordões, para entrar e sair com mais facilidade de templos, casas, etc., pois na maioria dos locais será necessário tirá-los. Consulte o clima de localidades mais ao norte do país que serão visitadas (considere que estaremos no inverno).

Opção 1 - No geral, leve roupas já usadas, às quais você não tem muito apego, que  poderão ser descartadas  - para criar mais espaço e deixar sua bagagem mais leve. Não é necessário levar roupas nem sapatos sociais.

Opção 2 - Para não sair com uma mala pesada de casa, experimente comprar e usar as roupas locais logo ao chegar na Índia, o que pode ser muito divertido, barato e útil.

Opção 3 - Busque levar tecidos leves que possam ser lavados por você mesmo – dry fit, por exemplo.  Com 3 ou 4 camisetas e um par de calças – que sirvam também para a prática de yoga - além de calçados, um abrigo para o frio e roupas íntimas, você terá solucionado toda a sua bagagem de uso pessoal. Os hotéis possuem lavanderia, mas na bagunça organizada destes serviços, é comum trocarem suas roupas com as de outros hóspedes.

Leve ainda:

-    medicamentos de uso pessoal – consulte o item Saúde

  • absorventes íntimos e lenços umedecidos
  • artigos de toillete
  • gel para desinfetar as mãos
  • hidrosteril para purificar água
  • barras de cereais (para os primeiros dias)
  • boné
  • óculos de sol
  • máquina fotográfica e filmadora (se vai levar equipamentos eletrônicos que necessitam de declaração, chegue antes ao aeroporto para passar pela Receita Federal)
  • livro para ler no avião/aeroporto
  • caderneta/diário para anotações
  • traje de banho - prefira modelos mais discretos
  • alguma malha ou casaco para as cidades ao norte
  • sandálias
  • pochete (ou similar)
  • cópia do passaporte e da passagem (deixe uma cópia sempre com seu companheiro de quarto, caso você perca seus documentos/bagagem)
  • cartão de crédito internacional
  • money belt (para prender o passaporte, cartões e dinheiro à cintura)
  • adaptador de tomadas para seus aparelhos – na Índia há vários plugs, mas o mais aceito é o arredondado de dois orifícios. Um benjamin brasileiro com saídas arredondadas normalmente serve, mas pode ficar folgado dependendo da tomada, pois na Índia os orifícios são mais largos. Nos hotéis há, geralmente, secador de cabelos. A voltagem é 220 na maior parte do país
  • lembrancinhas do Brasil, para dar de presente aos indianos (chaveiros com bandeirinhas, moedas...)
  • lanterna
  • mp3, tablet ou similares
  • protetor de ouvido, travesseiro inflável para o pescoço e tapa olhos (para dormir nos trens e ônibus)

Malas

- Faça as malas com antecedência. Experimente dar uma volta no quarteirão com as malas já prontas, para verificar o peso e a funcionalidade de sua bagagem.

- Etiquete as malas com seu endereço permanente no Brasil (incluindo e-mail e telefone) e endereço do primeiro destino/hotel, com as datas da estadia. Ter uma foto da sua mala em seu cartão de memória pode ajudar na identificação, em caso de extravio.

- Normalmente são permitidos dois volumes para despachar nos vôos internacionais, e o peso varia de 23kg a 32kg, mas nos vôos domésticos da Índia o limite é por volta de  15kg – deixe portanto o grosso das compras para ser feito no seu último destino na Índia, antes de embarcar para casa. Se você for comprar uma mala com rodinhas, prefira as de 360 graus. Lembre-se de que a Índia é poeirenta nesta época do ano e que malas/mochilas muito caras e sofisticadas não são as mais indicadas. Busque um material resistente, que certamente irá sujar, sofrer riscos ou pequenos danos durante a viagem. Grande parte dos brasileiros acaba comprando uma segunda mala na própria Índia, conforme avalia as compras que fez. Dicas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)   pdf (227.7 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com