TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O BERIMBAU NA COSTA DO SAUÍPE

Por:   •  25/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.113 Palavras (5 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

[pic 1]

MARIA LINA FIGUEIREDO

  1. RESPONSABILIDADE SOCIAL

O BERIMBAU NA COSTA DO SAUÍPE

Rio Bonito

2013

  1. MARIA LINA FIGUEIREDO

  1. RESPONSABILIDADE SOCIAL

O BERIMBAU NA COSTA DO SAUÍPE

Avaliação a distância (AD2) apresentada ao Curso de Licenciatura em Turismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro como requisito parcial de conclusão da disciplina Ética e Turismo, coordenada pela Profª. Drª. Karla Godoy.

  1. RIO BONITO

2013

Introdução

Responsabilidade social é uma dessas noções que ganham força e se generalizam, passando a ser utilizadas em âmbitos diversos.  Podemos encontrá-la referida ao papel do Estado, em suas múltiplas funções, na perspectiva dos movimentos de cidadania, que são também muito diversificados, ou em uma esfera em que tem crescido vigorosamente: o setor privado. Dentro das empresas a idéia ganha conotações específicas como: transparência nos negócios, relacionamento com parceiros, democratização nas relações de trabalho e atenção ao entorno da empresa. Tem sido vista também como estratégia de marketing, contribuindo para a boa imagem corporativa junto a clientes e parceiros.  

Tornou-se praticamente um consenso. Os mais variados setores encontram formas de relacionar-se com a noção.

O turismo é um campo privilegiado para a reflexão sobre o tema, na medida em que a atividade afeta a sociedade sobre diferentes e abrangentes aspectos. Além do aspecto econômico, nos mais variados níveis e, neste âmbito, com uma ampla gama  de setores envolvidos, em razão de sua extensa cadeia produtiva, o turismo produz mudanças sócio-espaciais variadas e  põe em contato grupos sociais diferenciados. A forma como é organizado, planejado e operado, portanto, com maior ou menor comprometimento com as sociedades e com o meio ambiente das localidades envolvidas, produzirá impactos positivos ou negativos em diferentes graduações.

Responsabilidade social diz respeito a modelos de gestão ou práticas voltadas para a qualidade ambiental,  a equidade social e a eficiência econômica.  Está, portanto, estreitamente relacionada às noções de sustentabilidade  e de desenvolvimento.

Programa Berimbau - Programa Social Sustentável da Costa do Sauípe

 Lançado em julho de 2003, o Berimbau é um caso real, resultado de parceria entre a Costa do Sauípe, a Fundação Banco do Brasil e a Previ (Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil). Escolhido pela ONU, através do International Trade Center (ITC), como projeto modelo de geração de emprego e renda para comunidades pobres em toda a América Latina, o Programa tem o propósito de contribuir para a transformação social das comunidades do litoral norte da Bahia.

O Programa pretende promover o desenvolvimento auto·sustentável das populações carentes que vivem ao redor do pólo turístico da Costa Sauípe, através da educação e da capacitação profissional, com a missão de preparar e formar mão-de-obra na região para ser aproveitada diretamente pelos hotéis do complexo turístico e de aproveitar as potencialidades sócio ambientais locais, incentivando a produção de itens que os turistas consomem no complexo.

Norteado pelos princípios de geração de oportunidades de trabalho, sustentabilidade, fortalecimento do associativismo, respeito ao meio ambiente e preservação da cultura local, o Programa visa aportar soluções duradouras às demandas sociais. O Berimbau inscreveu sua operacionalização dentro de uma perspectiva de redução da exclusão social, com o propósito de criar trabalho e renda e proporcionar a melhoria da qualidade de vida das comunidades. Para isso, apostou no desenvolvimento de 46 projetos estruturantes, o que envolveu o investimento de 2,533 milhões de reais, só no primeiro ano, para beneficiar cerca de 6 mil habitantes do entorno do empreendimento.

As linhas gerais do Berimbau foram desenhadas a partir da discussão com os moradores das comunidades, com o objetivo de aumentar a possibilidade de sucesso e sustentabilidade do Programa no tempo, após a retirada da administração do mesmo.  Nos projetos propostos pelo Programa foram contempladas as noções de integração, cooperação e solidariedade em iniciativas sustentáveis em sinergia com o turismo e com o fortalecimento de potencialidades locais. A alternativa de formação de fontes de trabalho e renda foi trabalhada com vistas a facilitar o máximo possível a autodeterminação individual das comunidades, assegurando-lhes a possibilidade de participação nos processos decisórios. Procurou-se, assim, superar a fome e a exclusão pela via da participação popular, criando um pequeno cluster de empreendimentos solidários. Criou-se, assim, uma rede de inclusão social na região, através do enfoque nas cadeias produtivas existentes e na vocação e potencialidades dessas comunidades, norteada pela cooperação e a solidariedade, numa perspectiva de auto-sustentabilidade como sinal de garantia às futuras gerações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (72.3 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com