TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

Por:   •  27/11/2022  •  Abstract  •  2.020 Palavras (9 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM I

São Paulo, SP

2022 

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM I

Projeto Integrado Multidisciplinar PIM I, apresentado como um dos pré-requisito para aprovação do bimestre vigente, no Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo,

São Paulo, SP

2022 

RESUMO

O projeto de pesquisa analisado foi sobre a rede multinacional no ramo de Turismo, HOTEL ACCOR, conforme solicitado nas instruções do PIM l (Projeto Integrado Multidisciplinar). O principal objetivo deste projeto é analisar as formas técnicas estudadas no curso e tem também como objetivo oferecer conhecimento para interesse pessoal no campo de Gestão de Turismo para complementar a formação para o exercício profissional.

Palavras-chave: Historia, Hospitalidade, Turismo

ABSTRACT

The research project analyzed was about the multinational network in the field of Tourism, HOTEL ACCOR, as requested in the instructions of PIM l (Multidisciplinary Integrated Project). Focusing on the subjects: Hospitality: Tourism, Hospitality and Gastronomy, Business Communication and Applied Mathematics.

The main objective of this project is to analyze the technical forms studied in the course and also aims to offer knowledge for personal interest in the field of Tourism Management to complement training for professional practice.

Keywords: History, Hospitality, Tourism

SUMARIO

1. INTRODUÇÃO 6

2. A HISTORIA DA ACCOR HOTELS 7

3. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 8

3.1. Público Interno 8

3.2. Público externo 8

4. HOSPITALIDADE: TURISMO, HOTELARIA E GASTRONOMIA 9

4.1. Atendimento, Ambiente, Decoração e Vestimenta: 9

5. MATEMATICA APLICADA 10

5.1. Financeiro Accor Hotels 10

5.2. Dados Financeiros 11

6. CONCLUSÃO 12

REFERENCIAS: 13

1. INTRODUÇÃO

A pesquisa sobre o Accor Hotels trará informações sobre o método de atuação de uma das maiores redes de hotéis multinacional. Com foco nas disciplinas: Hospitalidade: Turismo, Hotelaria e Gastronomia, Comunicação Empresarial e Matemática Aplicada.

Mostrará o quanto a Rede se preocupa com o bem-estar dos clientes e principalmente de seus colaboradores.

2. A HISTORIA DA ACCOR HOTELS

A História da ACCOR HOTELS inicia-se em 1967 onde seus fundadores Gérard Pélisson e Paul Dubrule investiram no setor hoteleiro e inauguraram a primeira unidade, do Novotel, em Lille, norte da França, onde nesta época o setor hoteleiro estava começando a se expandir.

O Novotel estava em uma categoria intermediaria, no estilo americano com quartos padronizados e ofereciam espaço de lazer e piscina, foi uma grande novidade, pois na França os hotéis eram divididos em 02 categorias: pequenas hospedarias nas áreas rurais e hotéis de luxo nas grandes cidades.

Em 1974 inauguram a primeira unidade de hotéis econômicos, o Ibis, na cidade de Bordeaux, onde o público-alvo era os que tivessem um orçamento mais restrito e se diferenciando dos demais hotéis econômicos por oferecer serviços acima dos padrões da categoria. Logo depois, compraram a Rede Mercure, com hotéis de personalidade conforme a cultura da cidade ou região.

Em 1979, se expandiram e inauguram a primeira unidade do Novotel, nos EUA, onde nesta mesma época tornaram a primeira rede de hotéis na Europa com mais de 240 unidades, localizados também na África e América do Sul. Em 1980 adquiriram a rede de hotéis de luxo, Sofitel.

No Brasil, em 1977 inauguraram a primeira unidade da rede Novotel, em São Paulo no Morumbi, e a partir de 1989 lançaram diversos empreendimentos como: o hotel de luxo Sofitel, a Carlson Wagonlit Travel (operadora de viagens de negócios), Rede Mercure, Ibis Budget entre outros.

Hoje o Brasil é o terceiro maior mercado do grupo Accor, com mais de nove marcas e atrás somente da França e Alemanha. A gestão da empresa por toda América latina se localiza aqui.

3. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

A comunicação é um grande desafio gerencial, ainda mais em um empreendimento hoteleiro, onde os hotéis possuem grande fluxo de demanda operacional que precisa de sintonia, para que seja entregue a melhor experiência possível. A fluidez da comunicação tem impacto direto nos resultados obtidos pela equipe. A padronização pode ser feita em diversos canais desde o e-mail aos telefonemas e registros é importante também encontrar formas mais dinâmicas. A comunicação não é só por falar, mas também se dispor a escutar, e o feedback dos clientes, mesmo que não seja positivo é muito importante, a empatia é fundamental. Treinar os colaboradores é essencial para compreender questões essenciais dos hospedes.

3.1. Público Interno

Os principais canais de comunicação são: A Intranet e rede social interna (para expressar as percepções dos colaboradores), sistema de comunicação WhatsApp in Hotel, Canal da Mulher, (seguro e exclusivo, onde todos poderão denunciar maus tratos contra mulheres e meninas), reuniões periódicas (para avaliar, estabelecer metas e facilitar o diálogo e motivar as equipes), Universidade Corporativa e bolsas de estudos, Fóruns (para compartilhar ideias), pesquisas anuais (para medir o engajamento dos colaboradores), programas de saúde e bem-estar no trabalho, incentivo com participação nos lucros e premiações.

3.2. Público

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (59.7 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com