TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

Por:   •  18/10/2022  •  Artigo  •  3.229 Palavras (13 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

     UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM II

BRASÍLIA/2022

NOME

RA

01

FELIPE SOUSA DA LUZ

2265543

02

03

04

05

06

 Este relatório trata-se de um Projeto Integrado Multidisciplinar II (PIM II), referente ao projeto de pesquisa realizado no segundo bimestre do primeiro semestre do Curso de Graduação Tecnológica em Gestão Pública da Universidade Paulista – UNIP - campus de Brasília, Distrito Federal, em relação às disciplinas Economia e Mercado; Empreendedorismo, Criatividade e Inovação e Matemática Aplicada. O objeto de estudo e pesquisa escolhido é a empresa Ambev.

INTRODUÇÃO

 O Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM II) tem o objetivo apresentar e fixar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas propostas no segundo bimestre do curso Superior técnico em Gestão Pública (Economia e Mercado; Empreendedorismo, Criatividade e Inovação e Matemática Aplicada), que foram aplicadas na organização Ambev, será demonstrado na prática a teoria que foi apresentada, para assim, o nosso conhecimento seja ampliado na área. Nesse caso deve promover ao estudante uma visão mais ampla dos processos dentro uma empresa e desenvolver um pensamento crítico.

 Neste projeto o objetivo principal é investigar na prática os fundamentos teóricos desenvolvidos no curso à sua aplicação dentro da organização escolhida que foi a Ambev, uma das maiores cervejarias do mundo e é dona de várias marcas grandes no Brasil, como Antarctica, Bohemia, Skol, Pepsi, entre outras. Dedicando seus produtos para os públicos de todas as idades, pois produz bebidas alcoólicas e não alcoólicas.

 A Economia e Mercado tem papel fundamental em todas as empresas, e com uma empresa gigante que é a Ambev, será possível absolver bastante informações e será bem aproveitada neste estudo de caso, assim como as outras duas disciplinas presentes nesse bimestre.

 A metodologia aplicada aqui será sustentada pela pesquisa bibliográfica, análise de sites, livros e relatórios.

  1. ECONOMIA E MERCADO

 A Economia é a ciência que estuda como os recursos escassos das sociedades são alocados tendo por base as decisões individuais de consumidores, trabalhadores, firmas, etc.[...] é a ciência que analisa as escolhas individuais e suas interações GUIMARÃES E GONÇALVES (2010.p.184)

 É a busca por gastar menos do que temos, ganhamos ou produzimos, conseguir economizar em meio à escassez que faz com que tenhamos de fazer escolhas a respeito do que consumir e produzir. Se vale da matemática e da estatística e interage de diversas formas com outras ciências, como a administração, política, história e geografia.

  Nesse momento a empresa Ambev tem operações em 19 países: Brasil, Argentina, Bolívia, Canadá, entre outras. É uma grande potência no ramo de cervejaria, cerca de 68% do mercado brasileiro de cerveja é controlado pela Ambev. Possui mais de 30 cervejarias, além de seis centros de excelência espalhados atualmente pelo brasil.

 De forma geral, que a Ambev adota como sistema econômico o Capitalismo, que funciona pela economia de mercado que tem as seguintes características:

  • predominante de empresas privadas
  • lei de oferta e da procura
  • livre concorrência
  • incentivo à dinamização e inovação das empresas
  • opõe-se ao modelo econômico de economia planificada
  • sem muita intervenção do Estado.

O funcionamento da economia de mercado da empresa Ambev tem como objetivo a maximizar os lucro e não somente o atendimento das necessidades sociais, a economia e mercado rege à lei da oferta e demanda, que consiste na fixação de preços diante a demanda de determinado serviço ou produto, um exemplo disso é se algum produto ter uma procura muita alta do que é normalmente, e o mercado não tiver uma quantidade suficiente para atender essa grande demanda o valor desse produto tem a tendência de subir, e quando um produto em que a demanda cai drasticamente o valor do mesmo tende a cair. E enquanto na economia de mercado o controle do comércio é privado, na economia planificada o controlador é o estado por isso, esta mesma também é chamada de economia centralizada

.

 É possível observar que a organização possui um sistema altamente competitivo e globalizado, a Ambev se destaca por atender uma grande parte do mercado, onde são alcança mais da metade do país, conforme informações internas do banco da Ambev, o que coloca o a empresa como a maior do Brasil, atingindo todas as classes sociais e impactando diretamente e com força a microeconomia e macroeconomia do país, já que atua em todos os estados e é uma das maiores empresas que existem no país.

 Segundo Wessels (2010, p 9) Economia é o estudo de como as pessoas tomam decisões em face da escassez e, por sua vez, coordenam suas decisões por meio de preços.

 A economia é presente na vida de todos os indivíduos, mais ainda no desenvolvimento de uma empresa. A maioria das empresas tem o objetivo de atender as necessidades de uma sociedade de pessoas, onde vão produzir bens e vão prestar serviços que serão consumidos por elas.

 As vezes ocorre uma escassez em empresas devido a sua capacidade limitada de recursos como matérias-primas, mão-de-obra, dinheiro dentre outros, a produção dos bens e serviços o valor será a maior no preço do bem ou serviço passado para o consumidor que necessitam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (104.1 Kb)   docx (30 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com