TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Turismo

Por:   •  15/3/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.635 Palavras (11 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        PASSO 1        4

2.2        PASSO 2        4

2.3        PASSO 3        7

2.4        PASSO 4        9

2.4.1        Questão 1        9

2.4.2        Questão 2        9

2.4.3        Questão 3        9

2.4.4        Questão 4        9

3        CONCLUSÃO        11

REFERÊNCIAS        12

        

        

  1. INTRODUÇÃO

Para desenvolver um projeto de turismo em determinada região é necessário, primeiramente, conhecer a região profundamente a fim de identificar seus principais atrativos turísticos, bem como os aspectos que impedem que determinada área seja pouco frequentada por turistas. A partir desse conhecimento prévio, é possível utilizar o marketing turístico para executar ações voltadas ao turismo.

O marketing turístico consiste em um tipo de marketing voltado para conhecer as necessidades, os desejos e os interesses do turista, a fim de proporcionar a ele as melhores soluções e ofertas (ARRUDA & PIMENTA, 2006). É uma das áreas mais avançadas do marketing e está voltada para oferecer a melhor experiência possível para os clientes. Pode ser utilizado por empresas ou para atrair turistas para uma atração específica e, consequentemente, gera resultados econômicos satisfatórios, principalmente em locais e regiões que tem no turismo sua principal atividade de subsistência. Para isso, é importante conhecer o produto que será oferecido, a demanda turística, os serviços que podem ser oferecidos de acordo com o que o local dispõe e o perfil comportamental do público-alvo. Desse modo, trata-se de planejar uma experiência completa para os viajantes.

Partindo disso, o presente trabalho buscou conhecer aspectos e desenvolver estratégias, a partir de princípios do marketing turístico, para contribuir com o turismo de Icaraizinho de Amontado, vilarejo pouco conhecido situado no litoral oeste do estado do Ceará. Trata-se de um local naturalmente privilegiado e rico em biodiversidade, com passeios que permitem a apreciação desse local. Desse modo, o presente trabalha visa promover aprendizagem dos profissionais do marketing a partir de exemplos da realidade.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. PASSO 1

A demanda turística, quanto aos grupos de pessoas, podem ser classificadas em: viajantes, que são aqueles que se deslocam para dois ou mais locais dentro ou fora do seu país de origem; visitantes, que são aqueles que se deslocam em destino a um local diferente de onde reside com permanência inferior a um ano; e turistas, que são aqueles que partem do local onde residem em destino a outro território, no período acima de 24 horas e inferior a um ano, e possuem objetivos diversos, como trabalho, estudo, lazer, saúde, rituais religiosos, entre outros (CAMPOS, 2016).

Conhecer a demanda turística é importante para auxiliar na tomada de decisões sobre o turismo de uma região, visto que, desse modo, é possível planejar ações direcionadas para atrair e receber o público, além de valorizar os pontos de interesse da demanda. Desse modo, é possível analisar a capacidade de recepção de pessoas em determinado local, de que modo o turismo impacta na rotina dos residentes do local turístico e em outros aspectos como saúde e segurança e se o local recebe mais pessoas do turismo doméstico ou internacional. Além disso, é importante conhecer o perfil socioeconômico dos turistas, o que buscam nos destinos e suas impressôes acerca dos serviços e equipamentos turísticos com local de destino.

  1. PASSO 2

Para Martins (2006), a análise SWOT é uma das práticas mais comuns nas empresas voltadas para o pensamento estratégico e marketing, é algo relativamente trabalhoso de produzir, contudo a prática constante pode trazer ao profissional uma melhor visão de negócios, afinal de contas, os cenários onde a empresa atua estão sempre mudando.

Conforme Oliveira (2010), a análise externa tem por estudo a relação existente entre a empresa e seu ambiente, nos termos de oportunidades e ameaças. O gestor deve observar componentes de relevância, verificando quais as situações de oportunidade ou ameaças para a empresa.

Os pontos fortes na análise SWOT são os atributos dentro de uma organização que são considerados necessários para o sucesso final de um projeto. Pontos fortes são recursos e capacidades que podem ser usados ​​para obter vantagem competitiva. 

As oportunidades são classificadas como elementos externos que podem ser úteis para atingir os objetivos definidos para o projeto. Esses fatores podem envolver fornecedores que desejam trabalhar com a empresa para ajudar no sucesso, a percepção positiva da empresa pelo público em geral e as condições de mercado que podem tornar o projeto desejável para o segmento.

Entretanto, as ameaças ou riscos são variáveis externas não controladas que podem criar condições desfavoráveis e que podem influenciar de forma negativa o desempenho. Sendo assim, devem ser enfrentadas de maneira inexorável. (PINTO, 2016).

Figura 1 – Matriz SWOT

AMBIENTE EXTERNO

OPORTUNIDADES

AMEAÇAS

  • Investimento da iniciativa privada
  • Interesse do turista
  • Incentivo à preservação

  • Crise socioeconômica
  • Dificuldade no acesso
  • Distância da capital

AMBIENTE INTERNO

FORÇAS

FRAQUEZAS

  • Belezas naturais
  • Gastronomia
  • Hospedagem
  • Conservação ambiental
  • Infraestrutura básica insuficiente
  • Transporte precário
  • Dependência de outros municípios

Fonte: elaborado pelo autor, (2022).

Tomando como exemplo gerador da análise SWOT exposta anteriormente o distrito de Icaraí de Amontada, no litoral oeste cearense, diversos fatores que impactam no turismo da região podem ser identificados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (153.9 Kb)   docx (33.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com