TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GERENCIAMENTO DE PROJETOS APLICADO NO TURISMO

Por:   •  6/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  772 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

                        GERENCIAMENTO DE PROJETOS NO TURISMO

JOELSON DE OLIVEIRA SILVA

São Gonçalo - Rio de Janeiro

Novembro/2015

GERENCIAMENTO DE PROJETOS APLICADO NO TURISMO

Este artigo tem como objetivo discutir a importância do gerenciamento de projetos para a atividade turística. E ainda analisa a influência das políticas governamentais no setor, e será baseado nas consagradas técnicas do PMBOK (Project Management Book of Knowledge)., por ser este uma referência em melhores práticas de gerenciamento de projetos, sendo feitas considerações a respeito das características de um projeto.

Nesse sentido, o principal objetivo deste artigo é mostrar que a aplicação de metodologia de gerenciamento de projetos na atividade turística pode acarretar resultados efetivos para o setor e levantar certas necessidades que se colocam para os empreendedores turísticos na chamada “Gestão de Projetos”.

No trabalho foca-se ainda a importância de regulamentação e de fiscalização dos projetos turísticos, além de medidas de gerenciamento de projetos que atendam a demanda da atividade.

 

Palavras-chave: Planejamento, gestão, projeto, gerenciamento de projetos., turismo, sustentabilidade

INTRODUÇÃO

O turismo é um dos segmentos que tem apresentado nos últimos anos um crescimento constante e estável, mesmo diante de crises econômicas. Sua força e importância é reconhecida internacionalmente pelos governos e empresários, não apenas como uma fonte de receita que emprega parte da população, mas, também uma forma de aproximar países e culturas, diminuindo as barreiras e disseminando a paz entre povos.

Segundo Cooper, o turismo é uma força central na economia mundial, uma atividade de importância e significados globais que inclui setores industriais e temas acadêmicos variados.

No entanto, o turismo precisa ser estudado como um setor econômico em si, no qual se apresenta uma estrutura que possibilita a inserção de abordagens temáticas administrativas, estratégicas e industriais. E é de suma importância que os profissionais que atuam com o turismo, estejam prontos para desenvolver e acompanhar projetos relacionados ao segmento, seja no gerenciamento, seja participando no planejamento e desenvolvimento dos processos que o torne sustentável, rentável e socialmente responsável.

O turismo sustentável busca o equilíbrio na relação satisfação de necessidades e desejos dos turistas versus necessidades e desejos dos moradores no destino. Assim o planejamento se transforma  em um instrumento para conciliar os interesses diversos da coletividade e formular objetivos comuns, harmonizando o desempenho do turismo com outras atividades e aspirações dos moradores do lugar. Limitar a expansão do turismo aos parâmetros da capacidade territorial em receber visitantes é uma diretriz básica da sustentabilidade.

O turismo sustentável visa promover o crescimento  da atividade de maneira que não cause problemas ambientais ou socioculturais ao destino, Procura manter ou melhorar a qualidade global do espaço do turismo, garantindo assim a satisfação como forma de assegurar a viabilidade comercial , respeitando a autenticidade sociocultural da comunidade anfitriã. A distribuição dos benefícios do turismo por toda a comunidade é igualmente uma preocupação do turismo sustentável.

Diante do exposto este artigo procura relacionar o planejamento do turismo à gestão de projetos, através de considerações a respeito da política governamental e das melhores práticas em gerenciamento de projetos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (351.5 Kb)   docx (746.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com