TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Tiradentes

Por:   •  5/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.949 Palavras (8 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 8

Tiradentes

  • História

Tiradentes, um município brasileiro, se encontra no estado de Minas Gerais, cerca de 190 quilômetros da capital, Belo Horizonte. Conhecida atualmente por ter o nome de um grande herói da Inconfidência Mineira, já possuiu diversos nomes desde que começou a ser habitada no início do século XVIII. A história de Tiradentes é muito ligada aos acontecimentos econômicos e políticos do país, tanto antes nos tempos de Colônia e Império como, nos dias de hoje, na República.                                                                                     .                  

[pic 1]A cidade tem sua origem em meados de 1702. O conhecido “Ciclo de Ouro” estava se espalhando por todo o estado mineiro e muitos tentavam se aventurar atrás de minas e grandes fortunas. Um deles foi o bandeirante paulista João de Siqueira Afonso, que chegou ao local que apresentava metais preciosos e fundou o “Arraial Velho de Santo Antônio”.

Em 1718, o então arraial foi elevado à condição de vila, recebendo o nome de “Vila de São José del-Rei”, uma homenagem ao então príncipe português, Dom José I. Apesar de passado pouco tempo desde sua habitação, a vila crescia rapidamente devido tanto à presença de suas riquezas naturais quanto por se localizar em rotas comerciais já existentes, ganhando cada vez mais visibilidade no estado mineiro.

[pic 2]

Algumas décadas depois, depois de 1780, decretos políticos começaram a prejudicar todos que se beneficiavam na região das minas, quando a então Coroa resolveu cobrar impostos abusivos sobre todo o minério extraído no “Reino de Portugal” e seus Domínios, no caso, o Brasil e as demais Colônias. Tal imposto chamava-se “Derrama” e consistia em 20% de tudo que circulava em minas. Com isso, houve a conhecida “Inconfidência Mineira” que, além de derrubar os impostos, exigia um governo republicano independente de Portugal e que a Vila de São José del-Rei se tornasse capital. Podemos notar que isso não aconteceu, os protestantes foram presos e o mais atuante deles, Joaquim José da Silva Xavier, conhecido por Tiradentes, foi enforcado.

[pic 3]Apesar dos problemas, a vila cresceu com facilidade, mas só foi considerada “cidade” propriamente dita mais de um século depois de sua origem, em 1860. Ainda não possuía o nome do “herói da Inconfidência” já que, na época, qualquer menção a Tiradentes ou qualquer movimento parecido ao que ele defendia era encarado como uma ameaça ao poder monárquico brasileiro. Esse paradigma só foi modificado após a Proclamação da República, em 1889, quando o alferes que antes  considerado um inimigo do Império virou ícone do heroísmo nacional e, enfim, se fez a homenagem chamando a cidade de Tiradentes.  

Outro acontecimento marcante na cidade, agora não politica, mas culturalmente, foi o tombamento de Tiradentes pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

  • [pic 4]Morfologia.

Observando a cidade nos dias de hoje, percebe-se que não houve grande planejamento ao construir suas principais ruas e caminhos. Tiradentes se encontra em uma região repleta de morros, com poucas planícies ou locais nivelados. Em sua maioria, as ruas são estreitas e bem inclinadas, o que não ajuda nem a passagem de carros nem a de pedestres. Apesar de faltar planejamento e facilidade de locomoção, as ruas de pedra parecem se enquadrar perfeitamente com a beleza das construções coloniais.

A cidade possui um rio principal chamado “Rio das Mortes” e ele percorre toda a cidade, e foi a partir dele que as primeiras pessoas começaram a habitar aquele espaço, utilizando suas encostas para ter acesso à água. Ainda no centro do território, hoje se encontra a maior avenida, Av. Governador Israel Pinheiro, e esta se intercepta com o rio, por isso sabemos que foi ali onde se originou a pequena vila que depois de tornaria Tiradentes.

As demais ruas se derivaram dessa principal, mas não foi um movimento linear, ou seja, as novas ruas não foram sendo criadas uniformemente pelo território, mas sim pelos caminhos mais planos, já que a cidade apresenta muitos morros. Por isso algumas áreas estão mais urbanizadas que outras. As que estão menos elevadas e mais próximas ao rio principal acabaram se transformando no então “centro” que chamamos hoje em dia. Já as áreas mais elevadas foram frequentemente utilizadas para fins religiosos, pois se dizia que quanto mais alto, mais perto de Deus você estaria.

[pic 5]

  • Arquitetura

A cidade histórica Tiradentes se desenvolveu no tempo em que o Brasil era uma colônia portuguesa e o estado mineiro passava pelo Ciclo do Ouro, assim toda sua arquitetura é influenciada pela prosperidade da época.  Diversas construções na cidade se mantêm nos moldes originais, exibindo fachadas e elementos arquitetônicos dos séculos XVIII, XIX e XX. Por isso, seu centro histórico é extremamente convidativo aos apreciadores de tais períodos e de turistas.  Seu acervo arquitetônico é tombado pelo Iphan e é um dos mais importantes de Minas Gerais, contendo construções religiosas, civis e oficiais.

A urbe possui diversas capelas, igrejas e santuários, destacando-se a Matriz de Santo Antônio, considerada uma das mais bonitas e a que possui trabalhos de Aleijadinho. Esta se assemelha às grandes matrizes brasileiras, com rica ornamentação na nave e diversas sacristias, além da decoração do órgão, considerado uma peça única no estado.  A maioria das Igrejas possui uma característica marcante em comum: a utilização de bastante ouro na decoração, é tudo muito ostentoso.

Na parte civil, a arquitetura já dá lugar à simplicidade de linhas que se encontra em lances contínuos pelas principais ruas. Os sobrados, embora em menor quantidade, acabam se sobressaindo por serem mais requintados, com acabamentos internos mais ricos, e pinturas e painéis lembrando o estilo barroco. Suas ruas calçadas com pedra pés-de-moleque acabam sendo um equilíbrio entre as linhas clássicas e o estilo mais exagerado, deixando tudo mais uniforme.

  • Eventos Culturais

Além de seu centro histórico e as várias Igrejas espalhadas pela cidade, o município também conta com eventos culturais além desses passeios. Há a Mostra de Cinema que acontece desde 1997, onde se exibe um grande acervo de produções nacionais, como também apresentam musicais e apresentações, além de oficinas. Há também o Festival Internacional de Gastronomia, um dos eventos mais importantes de culinária no Brasil, que acontece desde 1998, e reúne alguns chefs de renome do país e do exterior.

  • Mostra de Cinema de Tiradentes

A Mostra de Cinema de Tiradentes é um festival cinematográfico que acontece anualmente na cidade histórica de Tiradentes, MG. O evento é realizado desde 1997 através do patrocínio de empresas públicas e privadas através das leis federal e estadual de incentivo a cultura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (408.4 Kb)   docx (516.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com