TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo E Proposta De Revitalização Praça Tiradentes

Casos: Estudo E Proposta De Revitalização Praça Tiradentes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  1.353 Palavras (6 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Gama Filho

Planejamento Urbano 1 – Estudo e proposta de revitalização Praça Tiradentes

Juliana Ramos

2011-1

PRAÇA TIRADENTES

Identificação do local de intervenção:

A Praça Tiradentes está localizada no centro da cidade do Rio de Janeiro e foi formada a partir do desmembramento do Campo de São Domingos.

Inicialmente chamada de Rossio Grande em homenagem ao Largo do Rossio em Lisboa, já possui outros nomes como Campo dos Ciganos, por ter sido ocupada por tendas ciganas; Campo da Lampadosa, quando a Igreja de Nossa Senhora da Lampadosa foi construída em um terreno próximo; Campo do Polé, devido a um pelourinho ali localizado; e Praça da Constituição, após um pronunciamento de Dom Pedro I jurando fidelidade a constituição portuguesa; porém em 1890, em comemoração ao centenário da morte de Tiradentes, morto próximo a praça, esta recebeu o seu atual nome: Praça Tiradentes.

Em 1862 recebeu a primeira estátua construída no Rio de Janeiro em uma homenagem a Dom Pedro I, ao proclamar a independência do Brasil, por Dom Pedro II. Em 1872 foi construído o Theatre Franc-brésiliene, atualmente conhecido como Teatro Carlos Gomes, possuía também o Real Teatro São João que foi destruído devido a um incêndio e em seu lugar foi construído o Teatro João Caetano.

Sua época dourada foi durante a efervescência cultural do final do século XIX e início do século XX, quando ficou conhecida por ser o ponto cem réis, local onde os bondes faziam o retorno para o bairro da Muda. E por receber estabelecimentos centenários como a Gafieira Estudantina, a Sapataria TIC-TAC, a residência da cantora lírica Bidu Sayão e outros que já não existem mais como a Camisaria Progresso.

A Praça Tiradentes era o ponto de convergência dos transportes publicos as época, bares, teatros, cafés restaurantes e consolidou-se como pólo de lazer e referencia da boemia carioca.

Durante os anos 30 também foi muito procurada devido ao baixo meretrício do entorno trazido pelas polacas.

Características do bairro:

A Praça Tiradentes está localizada no centro do Rio de Janeiro, que é um bairro da 2° região administrativa e tem em média uma população de aproximadamente 39.951 mil pessoas pertencentes à classe média baixa, e suas principais áreas residenciais são no Bairro de Fátima e no Castelo.

É também conhecido por ser o coração financeiro da cidade, abrangendo os pólos comercias e empresarias mais importante.

Possui desde prédios históricos a modernos arranha-céus, e tem como forte característica o alto congestionamento diário de pessoas e veículos durante o horário comercial.

Apesar de ser um bairro extremamente comercial, notamos que possui atividades variadas de lazer como bares, restaurantes, boates, praças, monumentos históricos, museus, bibliotecas e igrejas. Porém são locais que muitas vezes passam despercebidos, pois as pessoas passam na correria, focadas em seus serviços e esquecem de olhar ao redor.

Observamos que existe um volume intenso e variado de pessoas circulando pelas ruas do centro e procuramos analisar e propor uma reutilização da Praça Tiradentes de forma atender todos os tipos de públicos trazendo o conforto que falta ao local.

Acesso:

Os principais acessos a Praça Tiradentes são feitos pela Avenida Passos e Rua da Carioca, que possuem os maiores fluxos de veículos e pedestres que vêm das duas principais vias do centro, a Avenida Presidente Vargas e Avenida Rio Branco. Também temos acesso pelas ruas Sete de Setembro, Rua da Constituição e Rua Visconde do Rio Branco.

Entorno:

No entorno da Praça Tiradentes encontramos significativas ruas e espaços que influenciam o movimento de pessoas no local.

RUA DA CARIOCA - pertencente ao Corredor Cultural, um projeto que preserva os patrimônios históricos da cidade. Encontramos todo o lado impar composto por construções neoclássicas de gabarito constante, enquanto o lado par possui construções ecléticas que substituíram as originais que foram demolidas com o alargamento da rua. A grande quantidade de lojas de instrumentos musicais, o cinema Iris e o famoso Bar Luiz são os principais atrativos da rua.

TEATRO CARLOS GOMES - fundado em 1872 com o nome de Theatre Franc-brésiliene passou por inúmeras transformações. Em 1904 recebeu o seu atual nome e depois de seguidos incêndios, a classe teatral se juntou em prol do teatro para evitar que ele se tornasse um cinema. Porém somente em 1993, após anos de abandono, a prefeitura o comprou e restaurou, transformando-o em um dos melhores teatros do Rio de Janeiro.

TEATRO JOÃO CAETANO - inaugurado em 1813 por Dom João VI com o nome de Real Theatro de São João, foi cenário das importantes acontecimentos históricos do país. Em 1930 recebeu o seu nome atual em homenagem ao ator João Caetano, e sua versatilidade para receber espetáculos de gêneros variados como óperas, concertos, shows,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com