TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O presente trabalho tem como tema Ensino a Distância.

Por:   •  24/5/2017  •  Resenha  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  710 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O presente trabalho tem como tema Ensino a Distância.

Ensino a distância é uma modalidade de educação mediada por tecnologias em que os discentes e docentes estão separados espacial e ou temporalmente, ou seja não estão fisicamente presentes em um ambiente presencial de ensino e aprendizagem.

O ensino a distância possibilita que o aluno crie o seu próprio horário para estudar, pois geralmente os alunos são ministrados pela internet e o aluno apenas comparece a instituição de ensino para realizar avaliações (provas). E é uma modalidade de ensino que tem se tornado cada vez mais comum.


Objectivos Gerais

  • Abordar todos os aspectos relacionados com o assunto ensino a distância

Objectivos Específicos

  • Esclarecer o assunto ensino a distância
  • Abordar de forma clara o assunto ensino a distância
  • Fazer uma pesquisa aprofundada acerca do assunto ensino a distância
  • Ter noção do assunto e domínio de todos conceitos;

Metodologia

A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e enriquecida de pesquisa na internet.


Ensino a distância é uma forma de ensino e aprendizagem mediados por tecnologias que permitem que o professor e aluno estejam em ambientes fisicos diferentes.

O facto de poder estudar de qualquer lugar é a flexibilidade de horário, tem atraído muitas pessoas para essa modalidade de ensino.

Como funciona o ensino a distância

Uma das características do ensino a distancia e o uso das tecnologias e é através da internet que os discentes podem se comunicar com os seus docentes e colegas de turma, a cessar o conteúdo de curso assistir as aulas, tirar suas duvidas e até fazer avaliações.

O ensino a distância ocorre numa plataforma virtual na internet a qual os alunos e professores têm acesso é nele que os professores disponibilizam o material didáctico cronograma do curso e notas dos alunos.

A plataforma virtual possui diversas ferramentas de comunicação como fóruns, chats, mensagens individuais e mural de recados.

Algumas lacunas na modalidade de ensino a distância

O ensino a distância tem muitos pontos fortes baseados na autonomia, autodidaxia, pesquisa e autoria, competência importantes na formação de um individuo crítico e consciente. Porem o contacto pessoal com os alunos é muito menor ou nulo no ensino a distância. É muito difícil por exemplo o professor identificar individualmente os seus alunos ou observar mudanças comportamentais.

Devido o facto desta interacção ser feita via mensagens electrónicas fórum ou chat, onde os símbolos sócio culturais não são tão claros para demarcar a diferença entre o professor e aluno, a relação professor-aluno torna – se menus hilararquizada.

O distanciamento geográfico impede também um distanciamento objectivo e uma falta de comunicação mais ampla.

No ponto de vista psicológico, nenhum tipo de tecnologia consegue substituir o contacto humano no processo educacional estendido como processo de formação de personalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (107.7 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com