TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo (Praticas Para Um Trabalho Integrado ....ensino Fundamental)

Pesquisas Acadêmicas: Resumo (Praticas Para Um Trabalho Integrado ....ensino Fundamental). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  1.214 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo do Capitulo 3

Praticas para um trabalho integrado nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental: Um dialogo entre as áreas do conhecimento.

Este capitulo foi elaborado com base nas reflexões sobre os anos de que atuei nas primeiras series do ensino fundamental.

Trata-se de uma forma muito pessoal de rememorar os tempos e os espaços compartilhados com crianças de diferentes idades, jeitos, feições, gostos, manias, percepções, entre tantas outras coisas especificam da condição de/do ‘’ser humano’’.

O ‘’por que’’ e o ‘’como fazer’’ um trabalho criativo nos primeiros anos do ensino fundamental por meio da integração de conteúdos diferentes áreas do conhecimento.

• Principio ético de autonomia, responsabilidade e respeito a o bem comum.

• Princípios políticos dos direitos e deveres do cidadão.

• Principio estético da sensibilidade criativa e diversificada de manifestações artísticas e culturais.

Os conteúdos de ensino devem servir como meios para incorporação das dimensões políticas, éticas e estéticas.

Por meio do espaço e tempo vivenciados pelas crianças, resultado da síntese de dois mundos distintos: O sensível e o intelectivo.

Entre o mundo sensível e o intelectivo se poderá repensar o trabalho com as crianças, fornecendo-lhes ferramentas para o desenvolvimento de habilidades com vista à conquista de níveis de exelentismo cada vez melhor em relação aquilo que estão aprendendo.

Espaço tempo são condutos essenciais para á criança ‘’[...] em seu processo gradativo de apreensão ao mundo [...]’’ (Moura 2007 p.102)

O tempo deve ser trabalhado de forma gradual e continua, pois se trata de um conceito bastante abstrato e complexo para as crianças nos primeiros anos do ensino fundamental.

Mediante ao trabalho integrado, é possível envolver as crianças num universo rico de possibilidades de aprendizagens, ajudando-as a perceber a escola como um lugar no qual se aprendem ‘’coisas legais’’ para a vida na escola, a criança pode viver uma grande experiência e enxergar esse espaço como uma ponte para unir pessoas na construção coletiva de um mundo melhor.

Em defesa de uma educação que abarca o individuo na totalidade de apresentá-los um modelo fundamental no desenvolvimento de aprendizagem fundamental:

• Aprender a conhecer: os conhecimentos em múltiplas dimensões.

• Aprender a fazer: considerar o erro como parte do conhecimento

• Aprender a conviver: necessidade de compreensão do outro.

• Aprender a ser: discernimento e responsabilidade social como cidadão no mundo.

As propostas podem ser aplicadas nos, primeiros anos do ensino fundamental.

Toda a dinâmica tem como fundamento as seguintes palavras-chaves: Observar, ouvir, falar, experimentar, concentrar-se e aprender.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com